28 de janeiro de 2022

3 destinos religiosos brasileiros encantadores

O Brasil é um país repleto de diversidade cultural e religiosa. Sem dúvidas, isso enriquece muito o nosso turismo e proporciona experiências incríveis para quem viaja pelas diferentes regiões brasileiras. Se você ama explorar cada cantinho do Brasil, aproveite para conhecer 3 destinos religiosos que encantam! 1. Belém – Pará Existem diversas versões para explicar […]

   

O Brasil é um país repleto de diversidade cultural e religiosa. Sem dúvidas, isso enriquece muito o nosso turismo e proporciona experiências incríveis para quem viaja pelas diferentes regiões brasileiras. Se você ama explorar cada cantinho do Brasil, aproveite para conhecer 3 destinos religiosos que encantam!

1. Belém – Pará

Existem diversas versões para explicar o início da devoção por Nossa Senhora de Nazaré em Belém. A história mais famosa conta que o caboclo Plácido José de Souza encontrou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré em meio à lama, no ano de 1700, às margens do igarapé Murucutu.

A festa do Círio de Nazaré acontece anualmente, sempre no segundo domingo de outubro, e já chegou a receber mais de 1,5 milhão de pessoas. Quem visita a cidade tem o privilégio de conhecer a belíssima Basílica Santuário de Nazaré.

Em 1923, a igreja recebeu o título de Basílica devido à sua importância histórica e cultural para a região. O local também é popularmente conhecido como Santuário da Rainha da Amazônia.

2. Salvador – Bahia

A cidade de Salvador, na Bahia, representa bem a pluralidade brasileira. Em dezembro, os fiéis lotam o Centro Histórico para a celebração da Festa de Santa Bárbara (na religião católica) ou Iansã (no candomblé). Em janeiro, acontece a procissão de Nosso Senhor do Bonfim, famosa pela lavagem das escadarias da Igreja e pelas fitinhas.

Considerada uma das festas religiosas mais importantes do país, a Lavagem do Bonfim acontece desde o século XVIII e se destaca por atrair pessoas de diferentes religiões, que fazem o trajeto de 8 km entre a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e a Basílica Santuário Senhor do Bonfim.

O Senhor do Bonfim é uma representação de Jesus Cristo. Acredita-se que a devoção foi introduzida no Brasil por Theodósio Rodrigues de Faria, capitão português que prometeu trazer uma imagem do Senhor do Bonfim para o Brasil, caso sobrevivesse a uma tempestade no mar.

3. Aparecida do Norte – São Paulo

Aparecida do Norte, no estado de São Paulo, abriga o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O local é considerado um dos maiores templos católicos do mundo.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida, encontrada pelos pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, em 1717, é a grande atração do local. Todos os anos, milhões de pessoas visitam a cidade para agradecer pelas graças recebidas. Além de visitar a Basílica, os visitantes também podem fazer um passeio de bondinho, que proporciona uma vista panorâmica de toda a beleza da região.

Gostou de conhecer esses destinos religiosos do Brasil? Aproveite para ler também o nosso post sobre destinos religiosos internacionais.

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Destinos espirituais para viver experiências surpreendentes

Ler mais

As maravilhas subterrâneas da caverna de Postojna, na Eslovênia

Ler mais

Sabores da Tailândia: descobertas culinárias inesquecíveis

Ler mais

7 curiosidades do Vietnã que você precisa saber antes de embarcar

Ler mais