3 de abril de 2020

3 passos para organizar financeiramente a sua viagem

Olá, meu nome é Sara, sou analista financeira aqui na Memorial e hoje vou explicar um pouco para vocês como eu me planejo financeiramente para as minhas viagens. Quando vamos planejar uma viagem diversas perguntas surgem, mas a pergunta que tem o maior peso é: “Quanto vai custar?”. Planejar financeiramente uma viagem pode não ser […]

   

Olá, meu nome é Sara, sou analista financeira aqui na Memorial e hoje vou explicar um pouco para vocês como eu me planejo financeiramente para as minhas viagens.

Quando vamos planejar uma viagem diversas perguntas surgem, mas a pergunta que tem o maior peso é: “Quanto vai custar?”. Planejar financeiramente uma viagem pode não ser algo fácil, ainda mais em tempo de crise, não é verdade? Aproveite esse tempo para pesquisar mais e entender sobre o assunto, porque com organização e foco tudo fica mais fácil.

Para iniciar seu planejamento financeiro, primeiro liste os lugares que você ou seus amigos gostariam de conhecer. O segundo passo é selecionar os principais pontos turísticos, passeios e restaurantes de cada um desses lugares, para que você e seus amigos tenham uma ideia da experiência que cada local pode trazer e depois disso decidir o destino. Uma boa estratégia é pedir dicas para pessoas que já estiveram nesses lugares e olhar as avaliações na internet.

Bom, com o destino escolhido, fica mais fácil prever o valor da viagem e é aí que entra o próximo passo: definir o orçamento da viagem, ou seja, quanto custará a viagem. Quando você viaja sozinho acaba sendo mais fácil o planejamento, mas se você quer viajar com os amigos, às vezes vale a pena abrir mão de algum passeio ou restaurante, para que a viagem saia do papel. Uma dica que eu dou é procurar alternativas de transporte e estadia que tornem a viagem mais barata.

Depois de ter tudo isso definido, nós pensamos: “Onde vou conseguir todo esse dinheiro?” e é nesse momento que muitos de nós desistimos dos nossos sonhos e continuamos nossa vida. Para ajudar você e seus amigos a não desistirem da viagem dos sonhos elaborei três passos essenciais que te ajudarão a fazer um bom planejamento financeiro, seja para uma viagem sozinho (a), com a família ou com os amigos:

1º passo: O primeiro passo é simples, você deve conhecer o valor da sua renda total (salários, bonificações, mesadas, etc.) e de suas despesas (cartão de crédito, despesas pessoais, faculdade, etc.). Criar uma planilha com essas informações te ajudará a enxergar onde você está gastando mais e quanto da sua renda está comprometido para pagar suas despesas;

2º passo: Olhe criticamente para suas finanças e tente responder as seguintes perguntas: “Onde posso gastar menos?” e “Como posso aumentar a minha renda?”. De modo geral, veja onde é possível diminuir ou cortar gastos e encontre alternativas para aumentar sua poupança para a viagem. Em 2011, quando fui à Jornada Mundial da Juventude em Madrid, eu vendia bolos e pães para os meus vizinhos para conseguir um dinheiro extra. Se você for viajar com os amigos fazer algo para vender é uma ótima opção para ajudar o grupo e estreitar ainda mais os laços de amizade. A dica é usar seu talento e de seus amigos para juntar um dinheiro extra para a viagem.

3º passo: Depois de olhar para suas finanças e ver o que você pode fazer para diminuir suas despesas e/ou aumentar sua renda, é hora de fazer um planejamento financeiro mensal. Como? Para isso eu utilizo uma planilha simples onde eu coloco o valor da minha renda mês a mês e de minhas despesas e estabeleço um valor mínimo para guardar todos os meses, que será destinado para a minha viagem. Esse valor mínimo dependerá do tempo que terei disponível para guardar o dinheiro da viagem. Uma dica que eu dou é guardar seu dinheiro em contas que oferecem algum tipo de rendimento.

Portanto, busque conhecer diferentes formas de pagamento que as empresas podem te oferecer, chore descontos e trabalhe com uma empresa que você confie. Nós da Memorial somos experts em viagens de grupos e estamos aqui para te ajudar. A gente faz para você.

Obs: Além da planilha de planejamento financeiro que você fará mês a mês, eu sugiro que você também faça uma planilha para o planejamento da viagem. Para isso eu indico a planilha disponível no blog: ‘Quanto custa viajar’. Lá você encontrará uma planilha perfeita onde você pode inserir todos os valores da sua viagem (transporte, estadia, passeios, etc) que te ajudará na administração dos gastos com a viagem.

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Chefchaouen: A cidade azul do Marrocos

Ler mais

Descubra Setenil de las Bodegas, a joia oculta da Andaluzia

Ler mais

Lugares incríveis para conhecer nos Balcãs

Ler mais

Granada e Alhambra, um mergulho na história e cultura espanhola

Ler mais