24 de maio de 2022

5 dicas para despachar a mala com segurança

Imagine todos os passageiros de um voo entrando na aeronave com suas bagagens. Malas de rodinhas grandes e pesadas por todos os lados, sendo levantadas e empurradas de forma desorganizada. Imaginou uma verdadeira bagunça, não é mesmo? Além de causar transtornos, essa prática seria extremamente insegura. Por esse motivo, as bagagens são levadas no bagageiro […]

   

Imagine todos os passageiros de um voo entrando na aeronave com suas bagagens. Malas de rodinhas grandes e pesadas por todos os lados, sendo levantadas e empurradas de forma desorganizada. Imaginou uma verdadeira bagunça, não é mesmo?

Além de causar transtornos, essa prática seria extremamente insegura. Por esse motivo, as bagagens são levadas no bagageiro do avião. Esse processo de entregar a sua mala no momento do check-in, para que ela seja encaminhada pelos funcionários da companhia aérea até o bagageiro, é chamado de “despachar a mala”.

A boa notícia é que despachar a mala não é um bicho de sete cabeças! Neste post, listamos 5 dicas valiosas para fazer isso com mais praticidade e segurança. Confira!

5 dicas para despachar a mala com segurança

Ter a mala extraviada pode causar um grande transtorno durante a viagem. Por esse motivo, alguns cuidados no momento de despachar a bagagem são muito importantes. Confira algumas dicas simples que fazem toda a diferença.

1. personalize a sua mala

Para facilitar a identificação no aeroporto, você pode personalizar a sua mala, colando adesivos à prova d’água, amarrando fitas coloridas ou até mesmo fazendo uma pintura criativa.

2. identifique sua bagagem

Quando a mala é despachada, ela é etiquetada com as informações do voo e do passageiro. Ainda assim, é importante reforçar essa identificação, pois a etiqueta da companhia aérea pode cair e se perder. Tente colocar tags não só por fora, mas também por dentro da mala, incluindo seu nome e informações de contato, como telefone e endereço de e-mail. Utilizar lacres e cadeados também é uma ótima ideia!

Mulher arrumando a mala | Foto Timur Weber | Pexels

3. guarde bem o ticket da bagagem

Ao despachar a mala, você receberá um comprovante. Guarde esse ticket em um local seguro e de fácil acesso na sua bagagem de mão. Ele será a sua garantia, caso ocorra algum problema.

4. atente-se às conexões

Em viagens de longa distância, é comum que ocorram conexões nas quais os passageiros precisam trocar de aeronave para chegar ao destino.

Na maioria das vezes, a bagagem despachada é transportada pela companhia e retirada pelo passageiro apenas no destino final. Essa informação será passada no momento do check-in. Portanto, preste bastante atenção.

5. confira as etiquetas

Ao retirar a sua bagagem da esteira no destino final, confira a etiqueta com atenção, pois pode haver outras malas iguais à sua. Verifique também se há danos na mala e se os lacres ou cadeados estão violados. Se perceber algo errado, procure um funcionário da companhia aérea ainda no aeroporto e registre o ocorrido no RIB – Registro de Irregularidade de Bagagem.

Contar com uma curadoria de viagem também significa poder tirar dúvidas sobre todos os processos de embarque. Estamos sempre à disposição para ajudar nossos clientes em momentos como esse.

Gostou das nossas dicas sobre como despachar a mala? Que tal aproveitar para ler o nosso conteúdo sobre as regras para bagagem de mão?

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Os grandes santos que você pode conhecer na França, em 2025

Ler mais

5 dicas para curtir uma viagem incrível ao Marrocos

Ler mais

Comida de avião: Como solicitar alimentação especial?

Ler mais

Por que viajar com um acompanhante memorial desde o Brasil?

Ler mais