24 de maio de 2022

5 dicas para despachar a mala com segurança

Imagine todos os passageiros de um voo entrando na aeronave com suas bagagens. Malas de rodinhas grandes e pesadas por todos os lados, sendo levantadas e empurradas de forma desorganizada. Imaginou uma verdadeira bagunça, não é mesmo? Além de causar transtornos, essa prática seria extremamente insegura. Por esse motivo, as bagagens são levadas no bagageiro […]

   

Imagine todos os passageiros de um voo entrando na aeronave com suas bagagens. Malas de rodinhas grandes e pesadas por todos os lados, sendo levantadas e empurradas de forma desorganizada. Imaginou uma verdadeira bagunça, não é mesmo?

Além de causar transtornos, essa prática seria extremamente insegura. Por esse motivo, as bagagens são levadas no bagageiro do avião. Esse processo de entregar a sua mala no momento do check-in, para que ela seja encaminhada pelos funcionários da companhia aérea até o bagageiro, é chamado de “despachar a mala”.

A boa notícia é que despachar a mala não é um bicho de sete cabeças! Neste post, listamos 5 dicas valiosas para fazer isso com mais praticidade e segurança. Confira!

5 dicas para despachar a mala com segurança

Ter a mala extraviada pode causar um grande transtorno durante a viagem. Por esse motivo, alguns cuidados no momento de despachar a bagagem são muito importantes. Confira algumas dicas simples que fazem toda a diferença.

1. personalize a sua mala

Para facilitar a identificação no aeroporto, você pode personalizar a sua mala, colando adesivos à prova d’água, amarrando fitas coloridas ou até mesmo fazendo uma pintura criativa.

2. identifique sua bagagem

Quando a mala é despachada, ela é etiquetada com as informações do voo e do passageiro. Ainda assim, é importante reforçar essa identificação, pois a etiqueta da companhia aérea pode cair e se perder. Tente colocar tags não só por fora, mas também por dentro da mala, incluindo seu nome e informações de contato, como telefone e endereço de e-mail. Utilizar lacres e cadeados também é uma ótima ideia!

3. guarde bem o ticket da bagagem

Ao despachar a mala, você receberá um comprovante. Guarde esse ticket em um local seguro e de fácil acesso na sua bagagem de mão. Ele será a sua garantia, caso ocorra algum problema.

4. atente-se às conexões

Em viagens de longa distância, é comum que ocorram conexões nas quais os passageiros precisam trocar de aeronave para chegar ao destino.

Na maioria das vezes, a bagagem despachada é transportada pela companhia e retirada pelo passageiro apenas no destino final. Essa informação será passada no momento do check-in. Portanto, preste bastante atenção.

5. confira as etiquetas

Ao retirar a sua bagagem da esteira no destino final, confira a etiqueta com atenção, pois pode haver outras malas iguais à sua. Verifique também se há danos na mala e se os lacres ou cadeados estão violados. Se perceber algo errado, procure um funcionário da companhia aérea ainda no aeroporto e registre o ocorrido no RIB – Registro de Irregularidade de Bagagem.

Contar com uma curadoria de viagem também significa poder tirar dúvidas sobre todos os processos de embarque. Estamos sempre à disposição para ajudar nossos clientes em momentos como esse.

Gostou das nossas dicas sobre como despachar a mala? Que tal aproveitar para ler o nosso conteúdo sobre as regras para bagagem de mão?

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Destinos espirituais para viver experiências surpreendentes

Ler mais

As maravilhas subterrâneas da caverna de Postojna, na Eslovênia

Ler mais

Sabores da Tailândia: descobertas culinárias inesquecíveis

Ler mais

7 curiosidades do Vietnã que você precisa saber antes de embarcar

Ler mais