6 coisas para evitar fazer em Portugal

Você sonha em conhecer Portugal, mas quer saber um pouco mais sobre a cultura local antes de embarcar? Muitas vezes, algumas diferenças culturais pequenas podem nos colocar em situações embaraçosas, né? Então, para te ajudar, preparamos uma lista de 6 coisas que você deve evitar no país, para que sua estadia seja ainda mais agradável. Confira!

1. chamar uma pessoa de moço/moça

Um termo muito usado entre nós, brasileiros, especialmente quando vamos chamar alguém que não conhecemos. Mas, para muitos portugueses, esse termo pode ser ofensivo. Caso você precise chamar alguém que não sabe o nome, prefira palavras como “desculpa” e “com licença” para chamar sua atenção e aí então desenvolver uma conversa.

2. pegar o elétrico em horário de pico

Apesar de ser um excelente meio de transporte para os turistas e servir até mesmo como ponto turístico, o elétrico (meio de transporte conhecido no Brasil como bondinho) também é usado pelos portugueses a caminho do trabalho. Portanto, programe-se para passear pela cidade de elétrico em horários que não sejam de pico.

3. usar salto nos passeios diurnos

Sabemos que, durante uma viagem, as mulheres querem se vestir de maneira mais elegante, mas os saltos altos nos passeios diurnos não são muito recomendados, por uma questão de conforto. Isso porque grande parte das ruas e praças de Portugal são revestidas pelas famosas calçadas portuguesas, iguais às do calçadão de Copacabana. Então, usar salto alto para bater perna durante o dia pode ser uma má ideia.

Praça Dom Pedro IV

4. atrasar-se

Aqui no Brasil, os atrasos são muito comuns e, mesmo que a gente não goste de ficar esperando, acabamos levando isso na esportiva na maioria das vezes. Mas, em Portugal, os nativos levam os compromissos muito a sério e podem ficar bem chateados com a sua falta de pontualidade. Portanto, se programe para chegar aos seus compromissos com antecedência e ganhe uns pontinhos com seus amigos portugueses.

5. contar calorias

Uma das melhores partes de uma viagem é apreciar a culinária local e, sem dúvidas, a culinária portuguesa deve ser prestigiada. Alguns exemplos deliciosos da culinária portuguesa são os pastéis de nata, bolinho de bacalhau e outras preparações com o peixe, arroz de marisco e muito mais. Então, se você vai passar um curto período de tempo em Portugal, aproveite para se deliciar com os pratos tradicionais do país sem culpa.

6. fazer muito barulho

Os portugueses costumam ser mais discretos do que os brasileiros, inclusive em momentos de confraternização. Nesse ponto, eles respeitam muito o horário de silêncio estabelecido nas cidades. Caso você faça uma festinha, planeje-a para um horário que acabe antes das 20h, para não incomodar nenhum vizinho.

Gostou de saber essas 6 coisas que você deve evitar fazer em Portugal e agora já se sente mais tranquilo para visitar o país? Se você está planejando uma viagem para lá, confira os detalhes do nosso roteiro em Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este post

Mais Posts