Um guia prático para se encantar pela Turquia
A Turquia é um país transcontinental, um destino que é capaz de surpreender pelos seus lugares históricos, monumentos, cultura, chás e doces muito saborosos. Preparamos um guia de viagem para a Turquia completo para você se encantar por este país e se para embarcar para lá. Entre a Ásia e a Europa Istambul, uma das principais […]
A Turquia é um país transcontinental, um destino que é capaz de surpreender pelos seus lugares históricos, monumentos, cultura, chás e doces muito saborosos. Preparamos um guia de viagem para a Turquia completo para você se encantar por este país e se para embarcar para lá.
Entre a Ásia e a Europa
Istambul, uma das principais e talvez a mais famosa cidade da Turquia, que ocupa dois continentes diferentes, com uma parte na Europa e outra na Ásia. A cidade de Istambul tem 16 milhões de habitantes hoje em dia, separada pelo Estreito de Bósforo, canal que liga o Mar de Mármara ao Mar Negro, de grande interesse econômico, desde o período que Istambul era a antiga Constantinopla. Afinal, Constantinopla era a capital do Império Bizantino (também chamado de Império Romano do Oriente) e já figurou entre as cidades mais importantes do mundo todo, lá está a Basílica de Santa Sofia, um dos ícones do Império Bizantino, que desde 2020 voltou a ser uma mesquita muçulmana.
O interior da Hagia Sofia, ou Basílica de Santa Sofia, ícone do Império Bizantino que hoje voltou a ser uma mesquita I Foto: acervo pessoal
A melhor época para conhecer a Turquia
Durante o ano todo dá pra visitar a Turquia. No entanto, os meses de março, abril, maio (primavera) e setembro, outubro e novembro (outono) são os mais indicados para viajar para lá, pois as temperaturas são mais agradáveis, nem frio nem calor extremo, e os lugares não são muito lotados como no verão.
Antes de embarcar para a Turquia vale saber
A capital da Turquia é Ankara, que fica há 448 km de Istambul, cerca de 5 horas de viagem. Ankara possui cerca de 4,6 milhões de habitantes. O idioma oficial do país é o turco, e o inglês não é tão bem falado pelos locais, viu?
Mesquita no centro de Ankara, capital da Turquia, e monumento à Mustafa Kemal Ataturk em Ankara I Foto: acervo pessoal
Lá na Turquia cerca de 98% da população é muçulmana (os outros 2% são judeus e cristãos). Embora a maior parte da população seja muçulmana, a tolerância religiosa é característica do país, e segundo a legislação todo e qualquer cidadão tem o direito à liberdade de religião e o direito de praticar sua fé no território.
O que vestir na Turquia?
Fique tranquilo! Lá não há nenhuma regra rígida para roupas. Porém, para entrar nas mesquitas, as mulheres precisam cobrir o cabelo, ombros e pernas. Nas mesquitas, também é necessário tirar os sapatos para entrar, tanto os homens quanto as mulheres, por isso use meias. Além disso, nossa recomendação é levar também uma ecobag ou mochila pequena para colocar os sapatos enquanto aproveita para conhecer as belíssimas mesquitas.
Ah, uma ótima notícia também é que brasileiros não precisam de visto para ingressar na Turquia, apenas o passaporte válido com no mínimo 6 meses de antecedência do embarque.
Embarque com a gente para conhecer as maravilhas da Turquia, descubra mais sobre nossas saídas. Além deste guia, você também pode conhecer mais sobre a experiência de nossos clientes neste episódio do nosso podcast!