o que fazer em Porto
Você com certeza já ouviu falar em itens gastronômicos como bacalhau do Porto e vinho do Porto, certo? Bem, como o nome já sugere, estes itens são originários da cidade do Porto, em Portugal. Porém, muito mais do que o lugar onde surgiram essas delícias, a região, além de ser a segunda maior do País, […]
Você com certeza já ouviu falar em itens gastronômicos como bacalhau do Porto e vinho do Porto, certo? Bem, como o nome já sugere, estes itens são originários da cidade do Porto, em Portugal.
Porém, muito mais do que o lugar onde surgiram essas delícias, a região, além de ser a segunda maior do País, é também muito encantadora e a segunda mais visitada pelos turistas, oferecendo ótimos pontos para serem explorados e atividades para serem realizadas.
Para este post preparamos dicas de lugares imperdíveis para você curtir durante sua estadia na cidade. Continue lendo e saiba mais.
Porto – Portugal
você não pode deixar de conhecer esses lugares
livraria Lello
Inaugurada em 1906, ela fica no centro histórico da Cidade do Porto e é considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo.
Com sua fachada neogótica, escadas icônicas e livros das mais diversas épocas e em muitos idiomas, foi esta livraria que serviu de inspiração para a autora de Harry Potter, J.K. Rowling, criar a livraria Floreios e Borrões, onde os alunos compram seus livros de magia.
Hoje é classificada como um Monumento de interesse público e está em vias de se tornar um Monumento Nacional de Portugal.
Livraria Lello – Porto, Portugal
jardins do Palácio de Cristal
O próprio Palácio de Cristal é por si só um monumento encantador para ser visitado. No entanto, seus jardins, inaugurados em 1860, possuem um estilo romântico, com uma atmosfera de filme, daqueles que assistimos e ficamos admirando a fotografia.
Não é um único jardim, são diversos jardins, cada um com uma temática. Ao visitá-los, você encontra uma flora variada, lago, fontes, pássaros, uma biblioteca pública bastante moderna e tem uma vista privilegiada da cidade e do Rio Douro
Jardins do Palácio de Cristal – Porto, Portugal
torre dos clérigos
Uma construção em granito, com mais de 75 metros de altura, 240 degraus e inaugurada em 1760, é o campanário mais alto de Portugal e um dos pontos turísticos mais famosos de Porto.
Para subir os 240 degraus é fundamental ter um bom preparo físico, mas ao chegar no topo, é possível ter uma vista panorâmica da cidade e também da Vila Nova de Gaia.
É possível também conhecer a Igreja dos Clérigos, onde fica a Torre e apreciar sua arquitetura barroca histórica.
Torre e Igreja dos Clérigos – Porto, Portugal
estação São Bento
Ela não é apenas uma estação de trem, mas uma joia arquitetônica de Portugal . Começou a ser construída no ano de 1900 onde antes existia um convento de São Bento, razão pela qual foi batizada com o nome do santo.
Sua fachada já impressiona e chama a atenção dos olhares de quem passa por ela, no entanto, a grande obra de arte é seu interior que conta com painéis feitos com mais de 20 mil azulejos portugueses.
Os painéis em questão formam desenhos que contam passagens históricas importantes do país.
Estação São Bento – Porto, Portugal
capela das almas
Também conhecida como Capela Santa Catarina, a origem de sua construção teve como inspiração uma antiga capela construída em madeira em intenção da Santa.
Sua fachada principal e uma das laterais são cobertas por 15947 azulejos portugueses. Os azulejos formam painéis com episódios da vida de Santa Catarina de Alexandria, Santa Catarina de Siena e São Francisco de Assis.
Embora sua arquitetura em estilo neoclássico tenha estruturas bem simples, a beleza artística da capela é considerada muito rara e a coloca como um dos monumentos mais fotografados não apenas da Cidade do Porto, mas em todo país.
Capela das Almas – Porto, Portugal
Porto faz parte do nosso roteiro destinado à Jornada Mundial da Juventude de 2023.
Não deixe de conferir e embarcar nesta viagem.