20 de janeiro de 2023

tour pela Galileia: um passeio inesquecível

A Galileia era uma das três províncias da Palestina e se estendia do Monte Hermon, às regiões de Carmelo e Gilboa, fazendo fronteira com o mar Mediterrâneo e o Rio Jordão.  Na época de Jesus o lugar era dominado pelo Império Romano.  Por que dizemos que um tour por lá é inesquecível?  Foi ali que […]

   

A Galileia era uma das três províncias da Palestina e se estendia do Monte Hermon, às regiões de Carmelo e Gilboa, fazendo fronteira com o mar Mediterrâneo e o Rio Jordão.  Na época de Jesus o lugar era dominado pelo Império Romano. 

Por que dizemos que um tour por lá é inesquecível? 

Foi ali que Jesus passou sua infância e onde iniciou seu Ministério Público; na Galiléia foi realizado seu primeiro milagre, assim como boa parte dos demais. 

Igreja da Anuição, Israel – Foto Sunbeam Pexels

Lá nasceram onze de seus doze apóstolos e foram proferidas mais de metade de suas parábolas.

Para aqueles que têm fé, andar por onde Cristo passou, observarsua história sendo contada em cada lugar, ver de perto o que só se leu na Bíblia é certamente uma experiência única, tocante e impossível de esquecer.

Confira aqui alguns dos lugares que fazem parte do tour que faremos com nossos grupos em outubro de 2023, em nossa viagem para a Terra Santa.

lugares marcantes da Galileia

Caná da Galileia e o milagre do vinho

Localizada na Baixa Galileia, era uma aldeia árabe chamada Kafr Kanna, identificada na tradição cristã como Caná da Galileia. Foi ali que ocorreu o primeiro milagre de Jesus.

Ele, sua mãe Maria e seus apóstolos foram convidados para um casamento. Durante a festa, o vinho acabou e então, usando mais de cem litros de água dispostos em seis talhas de pedra, houve a transformação em vinho.

Hoje a aldeia possui 8 mil habitantes, sendo 2 mil católicos e é bastante apreciada pela paz que reina entre os cristãos e os muçulmanos. 

O ponto mais visitado é a Igreja Franciscana, mais conhecida como Igreja das Bodas, onde acredita-se que  aconteceu o milagre. 

Nas catacumbas há uma grande talha de pedra, apresentada aos fiéis como o recipiente onde a água virou vinho. Evidentemente, está protegido e não pode ser tocado. 

Nazaré

Situada no sudeste da Galileia,  Nazaré, embora seja uma cidade pequena, é de grande importância histórica e religiosa, tendo sido onde Jesus passou sua adolescência. 

É também conhecida como a “cidade da anunciação”, pois é a terra natal da Virgem Maria e onde recebeu do Arcanjo Gabriel a revelação sobre o nascimento de João Batista, que nasceria de sua prima Isabel e do filho de Deus, que seria gerado em seu próprio ventre.

Igreja da Anuição, Nazaré | Foto Sunbeam | Pexels

Foi em Nazaré que Jesus aprendeu a ser carpinteiro e mais tarde, em seu Ministério Público, pregou pela primeira vez na sinagoga lendo seu famoso sermão:

“O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor.” (Lucas 4:18-19).

Os pontos mais visitados do lugar são a Basílica da Anunciação, a carpintaria de São José e a fonte do rio Jordão, onde Maria buscava  água. 

Cafarnaum da Galileia

Localizada na região do Mar da Galileia, é um dos lugares religiosos mais procurados por turistas do mundo todo e está marcada na história como o lugar onde Jesus operou alguns de seus milagres. 

Em Cafarnaum ficava a casa de Pedro, apóstolo de Cristo, que foi dividida com seu mestre e onde ocorreram algumas demonstrações de seu poder como filho enviado de Deus, como a cura da sogra de Pedro e também a cura de um paralítico.

Foi na Sinagoga da cidade que houve o exorcismo e libertação de um homem e outras várias pessoas atormentadas por espíritos ruins. 

Cafarnaum, Israel | Foto Jong-man Kim | Pixabay

Outro ponto marcante do lugar é o povoado de Tabgha, a 3 km dali; lá é onde acredita-se que foi realizado o milagre da multiplicação dos peixes e dos pães. 

É também neste povoado que encontra-se a Igreja do Primado de Pedro, onde Jesus teria se reunido com seus apóstolos após sua ressurreição e proclamado Pedro como líder da Igreja e mensageiro do cristianismo.

Para os cristãos e até mesmo para os que não são, uma viagem para a Terra Santa com a um tour pela Galileia é oportunidade ímpar de ver e até sentir como era a vida ali há mais de 2 mil anos e entender porque é tão grande e importante a fé. 

Conheça nosso roteiro e permita-se viver essa experiência com a gente!

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Viajar é benéfico para a saúde física e mental

Ler mais

Um guia prático para se encantar pela Turquia

Ler mais

Os grandes santos que você pode conhecer na França, em 2025

Ler mais

5 dicas para curtir uma viagem incrível ao Marrocos

Ler mais