Mala extraviada na viagem? Saiba como agir e minimizar transtornos
Viajar é uma experiência transformadora, mas algumas vezes imprevistos como o extravio de bagagem podem acontecer. Nesses casos é fundamental manter a calma e seguir alguns passos para resolver a situação da melhor maneira possível. Você sabe o que fazer caso sua mala seja extraviada durante a viagem? Descubra como minimizar transtornos caso o extravio […]
Viajar é uma experiência transformadora, mas algumas vezes imprevistos como o extravio de bagagem podem acontecer.
Nesses casos é fundamental manter a calma e seguir alguns passos para resolver a situação da melhor maneira possível.
Você sabe o que fazer caso sua mala seja extraviada durante a viagem? Descubra como minimizar transtornos caso o extravio aconteça, e continuar a aproveitar ao máximo seu passeio.
1. Mantenha a calma
Ao perceber que sua mala não chegou ao destino, é normal se sentir preocupado e frustrado. No entanto, manter a calma é crucial. Lembre-se de que a maioria dos casos de extravio é resolvida com sucesso. Tendo viajado com o apoio de uma curadoria de viagens, você pode contar com o suporte para esses casos. Porém, é importante ressaltar que o extravio de mala é um imprevisto de responsabilidade das companhias aéreas, e é necessário acioná-los e seguir o protocolo estabelecido por cada empresa para solucionar.
2. Dirija-se ao balcão de atendimento da companhia aérea
Assim que notar o extravio, dirija-se ao balcão de atendimento da companhia aérea responsável pelo voo. Informe o ocorrido, fornecendo todos os detalhes relevantes, como número do voo, etiqueta da bagagem e descrição da mala. Uma dica legal que pode ajudar em casos de extravio é fotografar a bagagem na hora do embarque. As fotografias de diversos ângulos, e até de alguns detalhes da mala (caso haja defeitos ou algum dano prévio) podem ajudar a localizá-la mais rapidamente.
3. Preencha o relatório de extravio
A companhia aérea geralmente solicitará que você preencha um relatório de extravio. Forneça todas as informações necessárias com precisão. Isso ajudará na localização e recuperação mais rápida da sua bagagem.
4. Obtenha um comprovante por escrito
Certifique-se de obter um comprovante por escrito do relatório de extravio. Esse documento será essencial caso você precise acionar o seguro de viagem ou solicitar reembolso por despesas relacionadas à falta da bagagem.
5. Informe seu hotel ou acomodação
Caso tenha uma reserva em hotel, informe imediatamente sobre o extravio. Eles podem fornecer assistência ou até mesmo alguns itens essenciais temporários, facilitando sua estadia enquanto espera pela localização da mala.
6. Mantenha contato regular com a companhia
Mantenha contato regular com a companhia aérea para obter atualizações sobre a busca e a localização da sua bagagem. A maioria das companhias possui sistemas de rastreamento eficientes para auxiliar nesse processo.
7. Confira a Política de Reembolso e Compensação
Consulte a política da companhia aérea em relação a reembolso e compensação por itens essenciais adquiridos devido ao extravio. Muitas empresas oferecem reembolso para gastos necessários, como roupas e produtos de higiene pessoal.
O extravio de bagagem precisa ser resolvido em até 7 dias em voos nacionais, e até 21 dias para voos internacionais. O prazo começa a correr a partir do comunicado do acontecimento por parte do passageiro à empresa aérea.
E se a mala quebrou durante o transporte. O que fazer?
Nos casos de avaria, a empresa aérea deverá reparar o dano da bagagem ou substituir a mala por outra equivalente. É muito importante registrar o que foi danificado, se possível ainda dentro do aeroporto e informar o balcão da companhia aérea solicitando reparação ou reembolso.
Registre também por email e nos canais de comunicação da empresa, caso seja necessário.