Chefchaouen: A cidade azul do Marrocos
No coração do Marrocos, escondida entre as montanhas do Rif, encontra-se Chefchaouen, uma cidade que parece ter sido banhada em várias tonalidades de azul. Conhecida carinhosamente como a “Cidade Azul”, Chefchaouen é um oásis de tranquilidade e beleza pitoresca, perfeito para viajantes em busca de paz e inspiração. Neste artigo vamos explorar este lugar mágico, […]
No coração do Marrocos, escondida entre as montanhas do Rif, encontra-se Chefchaouen, uma cidade que parece ter sido banhada em várias tonalidades de azul. Conhecida carinhosamente como a “Cidade Azul”, Chefchaouen é um oásis de tranquilidade e beleza pitoresca, perfeito para viajantes em busca de paz e inspiração.
Neste artigo vamos explorar este lugar mágico, onde cada esquina conta uma história e cada vista parece uma pintura viva.
Por que a cidade azul do Marrocos é única?
Desde o momento em que você pisa em suas ruas de pedra é transportado para um mundo onde o tempo parece andar mais devagar. Além da beleza estética diz-se que o azul que cobre as fachadas das casas e as escadarias e tem propriedades calmantes, com a finalidade de afastar também os mosquitos. Outra explicação popular para a cor da cidade é que os judeus que se refugiaram em Chefchaouen na década de 1930 introduziram a prática, como o azul é uma cor importante no judaísmo.
Mas, Chefchaouen é mais do que suas paredes azuis. É um centro de rica herança cultural, marcado por influências andaluzas, otomanas e marroquinas.
Fundada em 1471 como uma pequena fortaleza, Chefchaouen cresceu ao longo dos séculos, preservando diversas influências culturais. Atualmente, Chefchaouen é um convite para desacelerar, refletir e absorver a beleza ao redor. Desde oficinas de culinária até passeios fotográficos pelas ruas azuis, os viajantes que conhecem Chefchaouen se apaixonam facilmente.
Uma rica tapeçaria cultural
Historicamente Chefchaouen cresceu ao longo dos séculos e se tornou um centro para muitos refugiados muçulmanos e judeus expulsos da Espanha durante a Reconquista. Por isso, este histórico de refúgio e diversidade contribuiu para a rica tapeçaria cultural da cidade. O mercado local é um ótimo lugar para observar essa mistura e também para comprar artesanato tradicional, como tecidos tecidos, roupas, e joias berberes.
A cidade azul é famosa não apenas por sua beleza estética, mas também pela sua atmosfera calma e relaxante, diferenciando-a das mais frenéticas cidades marroquinas como Marrakech e Casablanca. As ruas estreitas e sinuosas de Chefchaouen, ladeadas por casas, lojas e cafés azuis, levam a praças encantadoras e oferecem vistas espetaculares da paisagem montanhosa circundante.
Junte-se a nós para descobrir Chefchaouen, a jóia azul do Marrocos e outros lugares da Andaluzia, e deixe-se envolver pela magia de lugares extraordinários.