confira 5 pratos típicos da culinária húngara
Uma das melhores experiências de fazer uma viagem, seja para onde for, é experimentar os pratos da culinária local. As comidas de um país, muito mais do que sabor, trazem em sua essência a história do lugar, as memórias afetivas e a cultura de um povo. Na Hungria é bastante comum o uso de temperos […]
Uma das melhores experiências de fazer uma viagem, seja para onde for, é experimentar os pratos da culinária local.
As comidas de um país, muito mais do que sabor, trazem em sua essência a história do lugar, as memórias afetivas e a cultura de um povo.
Na Hungria é bastante comum o uso de temperos aromáticos, alho e itens mais picantes, como a pimenta malagueta e a páprica apimentada. Além disso, os húngaros têm o hábito de usar derivados do porco, como a banha de porco no lugar do óleo e muita cebola.
De dar água na boca, não é mesmo? Então confira 5 pratos típicos deliciosos que separamos para te deixar ainda com mais vontade de provar as iguarias deste país tão rico culturalmente.
1) goulash
O Goulash é considerado o principal prato do país e é uma daquelas comidas que você precisa experimentar a receita original.
Consiste em um ensopado feito de carne cozida, cenoura, batata, temperos e muita páprica, que dá a ele uma cor forte e bonita.
A curiosidade mais interessante sobre esta iguaria é seu modo de preparo, pois, para intensificar seu sabor, necessita ser cozido por horas ao ar livre. É isso mesmo, é montada uma estrutura que lembra levemente uma churrasqueira e a panela é colocada em cima.
2) langos
O Langos pode ser definido como algo entre uma esfiha e uma pizza. Até hoje não se sabe se sua origem na Hungria veio junto com os romanos ou com os turcos, sabe-se apenas que é com certeza delicioso e vale cada mordida.
Sua base é feita com uma espécie de pão frito ou assado e muitas opções de cobertura. É bem rápido de fazer, fácil e prático de comer, entrando como uma das opções de fast-food mais pedidas no país.
3) lecso
Para quem é vegetariano esta é uma ótima opção. O lecso é um dos poucos pratos húngaros que não usam nenhum tipo de carne em sua receita original.
Ele é feito de uma mistura de vegetais como cebola, tomate, batata, pimentão e, claro, bastante páprica. A aparência final lembra bastante um ratatouille, prato clássico da França.
4) paprikas csirke
Este é outro dos pratos super tradicionais da culinária húngara. É feito com pedaços de frango cozido e um molho cremoso que mistura páprica e sour cream (um creme parecido com o iogurte natural por ser levemente azedo).
É comum ser servido com outra comida típica, a galuska, uma massa feita de farinha, ovo, e sal, jogada em pedaços em água fervente, tendo como resultado bolinhas disformes que lembram um pouco o arroz.
5) somlòi galuska
E quando der aquela vontade de comer um doce? Você pode escolher o Somlòi Galuska, uma das estrelas da confeitaria húngara.
Doce é sempre um atrativo, então que tal experimentar os bolos húngaros, que são estrelas das confeitarias locais, o mais famoso é o Somlói Galuska. Ele é feito com três camadas de pão-de-ló.
A primeira camada é a massa tradicional, a segunda é recheada com nozes, passas ou compotas e a terceira com chocolate. Em algumas versões é acompanhado por creme de baunilha.
A Hungria faz parte do nosso roteiro para o Leste Europeu. Aproveite a oportunidade e viaje com a gente para experimentar sabores inigualáveis e conhecer lugares inesquecíveis.