10 de outubro de 2022

conheça Petra, na Jordânia e o tour Petra by Night

Você já ouviu falar na cidade de Petra?  Ela fica localizada na Jordânia, bem próxima da capital Amã e é repleta de monumentos esculpidos diretamente nas rochas avermelhadas de um desfiladeiro.  Depois de um forte terremoto que destruiu quase a cidade inteira no século IV d.C. passou a ser considerada uma cidade perdida, até que […]

   

Você já ouviu falar na cidade de Petra? 

Ela fica localizada na Jordânia, bem próxima da capital Amã e é repleta de monumentos esculpidos diretamente nas rochas avermelhadas de um desfiladeiro. 

Depois de um forte terremoto que destruiu quase a cidade inteira no século IV d.C. passou a ser considerada uma cidade perdida, até que em 1812 foi localizada por um explorador Suíço e desde então atrai milhares de turistas, historiadores e arqueólogos. 

O lugar é tão incrível e interessante que suas ruínas foram declaradas como Patrimônio da Humanidade em 1985 e eleitas como umas das 7 maravilhas do mundo moderno

É possível chegar lá tanto tendo Amã como ponto de partida, quanto Israel. Então se for visitar a Terra Santa já sabe: reserve um dia para conhecer Petra e fique mais encantado do que poderia imaginar.

Inclusive, Israel será uma das nossas saídas para 2023. Você pode começar a se planejar a vir com a gente. 

o que fazer em Petra?

1. conhecer um pouco mais do povoado de Wadi Musa

Este povoado é a base principal para quem tem vontade de conhecer Petra. 

O vilarejo como um todo é um acampamento beduíno localizado em um dos vales do deserto Aqaba. Lá é proibida a circulação de veículos de qualquer espécie e por isso a locomoção deve ser feita por camelos, cavalos ou carruagens (sim, é isso mesmo!).

A primeira vista é de se pensar que é algo bastante fora de moda, mas analisando com carinho é uma oportunidade única de apreciar um cenário e experiência maravilhosos. Então vale muito a pena.

Embora seja um local simples, você encontra restaurantes, lojinhas de artesanato e hotéis para se hospedar. 

Beduíno em Wadi Musa

2. Tumba da Serpente e Tumba do Obelisco

Um pouco antes de entrar em Al Siq,  estreito que se estende por mais de 1 km de comprimento e é cercado por paredes com quase 100 metros de altura, o viajante passa por dois importantíssimos sítios arqueológicos: a Tumba da Serpente e do Obelisco.

Ambas foram talhadas diretamente na pedra, com quatro pirâmides no topo.

Tumba do Obelisco

3. ter fôlego para subir o Elevado do Sacrifício

É um antigo templo, ao ar livre, localizado no ponto mais alto da cidade e onde eram realizadas as cerimônias religiosas.

Muitas pessoas acreditam que o local em questão foi onde Abraão quase sacrificou seu primogênito como prova de devoção a Deus, crença que faz com que o Elevado tenha grande importância para os cristãos.

Para os judeus este ponto também tem grande importância, pois, segundo a lenda, é lá que está a tumba do Profeta Arão, irmão de Moisés. 

Para visitá-lo é preciso subir uma média de 800 degraus. Haja condicionamento físico. Rs!

Elevado do sacrifício

tour Petra by Night

Parte do caminho do tour

A paisagem mais famosa de Petra é a construção Al-Khazneh, também conhecida como O Grande Tesouro e para chegar lá precisa caminhar por um estreito de 1Km, margeado por paredões de pedras multicoloridas. 

Ao chegar no final do cânion os viajantes têm a primeira visão do objetivo desta empreitada e depois fazem mais uma caminhada percorrendo o resto da cidade, do outro lado do desfiladeiro.

No Petra by Night todo o caminho é feito apenas sob a iluminação de velas que ficam no chão e das estrelas no céu, oferecendo um cenário lindo de se ver. A sensação é de viver algo mágico. 

Após a chegada ao Grande Tesouro, a fachada está também toda iluminada por velas que são dispostas meticulosamente, uma esteira é estendida e os visitantes se sentam em um silêncio reflexivo.

Logo em seguida é servido um chá e os beduínos do vilarejo de Wadi Musa entram tocando e cantando suas músicas típicas. É, sem sombra de dúvida, uma experiência que você só viverá em Petra. 

Turistas durante atividade do Petra by night

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Destinos espirituais para viver experiências surpreendentes

Ler mais

As maravilhas subterrâneas da caverna de Postojna, na Eslovênia

Ler mais

Sabores da Tailândia: descobertas culinárias inesquecíveis

Ler mais

7 curiosidades do Vietnã que você precisa saber antes de embarcar

Ler mais