26 de setembro de 2022

conheça um pouco mais das cidades que já sediaram a JMJ

Faltam menos de 365 dias para a próxima Jornada Mundial da Juventude e nós já estamos super ansiosos. Para acalmar um pouco o coração até podermos viver de novo a experiência incrível que é a JMJ, separamos algumas curiosidades e informações sobre algumas cidades que já foram sede do evento. Vem com a gente e […]

   

Faltam menos de 365 dias para a próxima Jornada Mundial da Juventude e nós já estamos super ansiosos.

Para acalmar um pouco o coração até podermos viver de novo a experiência incrível que é a JMJ, separamos algumas curiosidades e informações sobre algumas cidades que já foram sede do evento.

Vem com a gente e saiba mais!

cidades da Jornada Mundial da Juventude 

Roma

A primeira JMJ aconteceu em 1985 na cidade de Roma, na Itália, proposta pelo Papa João Paulo II,que sempre confiou muito nos jovens como o futuro do cristianismo; essa edição contou com 350 mil pessoas.

Roma é a cidade do mundo com o maior número de igrejas católicas e abriga a cidade-estado do Vaticano.

Mais católico que isso é impossível! Rs!

Além de toda história relacionada ao cristianismo, Roma também é repleta de pontos turísticos bastante disputados como o Coliseu, Fontana di Trevi e a Basílica de São Pedro.

No ano 2000 a cidade foi novamente palco da JMJ.

Basílica de São Pedro – Roma

Colônia – Alemanha 

A cidade de Colônia já é uma senhora há muito tempo. Foi fundada pelos romanos há pouco mais de 2 mil anos e é um dos destinos mais amados do país.

A Jornada Mundial da Juventude aconteceu lá no ano de 2005 e teve um público de 1.200.000 pessoas.

Cortada pelo icônico Rio Reno, ela abriga várias construções históricas, uma cena gastronômica inovadora e uma vida noturna bem ativa.

Seu ponto turístico mais famoso é a Catedral de Colônia que, além de ser uma das maiores catedrais do mundo, é um importante símbolo para os católicos. 

Adivinhem a razão?

Reza a lenda que é lá que se encontram os restos mortais dos Três Reis Magos que visitaram e presentearam Jesus quando ele nasceu.

Pois é! Quem pode, pode.

Catedral de Colônia – Alemanha

Madri – Espanha

Historicamente a Espanha é um país de muitas tradições católicas. 

Madri, que foi palco da Jornada Mundial da Juventude em 2011, com um público de 2 milhões de pessoas, é uma cidade cheia de atrações interessantes.

Um dos principais lugares da cidade e o mais representativo tanto para os espanhóis, quanto turistas católicos é a Catedral de la Almudena, primeira catedral fora de Roma a ser consagrada por um Papa.

A cidade é uma das paradas do nosso roteiro para a Jornada Mundial da Juventude de 2023. 

Catedral de la Almudena – Madri

Rio de Janeiro – Brasil

Do Rio de Janeiro não precisamos nem falar, não é?

O Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno fala por si só e é a melhor representação da fé cristã do povo brasileiro.

A Jornada Mundial da Juventude teve a cidade como palco no ano de 2013, com um dos maiores públicos já vistos em uma JMJ, cerca de 3.700.00 pessoas; a missa de encerramento aconteceu na Praia de Copacabana.

Uma curiosidade interessante sobre esta edição é que ela foi a primeira do Papa Francisco após sua eleição como Papa, após a renúncia do Papa Bento XVI.

Cristo Redentor – Rio de Janeiro

Cidade do Panamá – Panamá 

A Cidade do Panamá, capital do país, foi a primeira cidade da América Central a receber uma edição da Jornada Mundial da Juventude.

A cidade possui uma população de 880 mil pessoas e 84% delas são católicas. Sua padroeira é Santa Maria de La Antigua. 

Esta edição da Jornada contou com um público de 600 mil pessoas, um número bastante expressivo quando consideramos a totalidade da população.

Entre as coisas mais interessantes de lá estão a culinária, sua fauna e suas apresentações culturais.

No mês de outubro é celebrado no Panamá o feriado Cristo Negro de Porto Belo, em homenagem à uma imagem nesta de Jesus que, segundo a lenda, foi encontrada no mar e ajudou a acabar com uma grande epidemia de cólera.

Cidade do Panamá – Panamá

A próxima parada da JMJ será em Lisboa, em agosto de 2023 e nós estaremos lá! Confira nosso roteiro e comece a se planejar. 

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Destinos espirituais para viver experiências surpreendentes

Ler mais

As maravilhas subterrâneas da caverna de Postojna, na Eslovênia

Ler mais

Sabores da Tailândia: descobertas culinárias inesquecíveis

Ler mais

7 curiosidades do Vietnã que você precisa saber antes de embarcar

Ler mais