12 de janeiro de 2023

Conheça Zaragoza e a Basílica da Virgem del Pilar

A cidade de Zaragoza, parada estratégica entre Madri e Barcelona, está localizada na região nordeste da Espanha, fato que por si só já a torna uma excelente opção para o roteiro de quem pretende se aventurar por ali.  Os mais de dois mil anos de história do lugar percorrem um longo caminho de acontecimentos, lendas, […]

   

A cidade de Zaragoza, parada estratégica entre Madri e Barcelona, está localizada na região nordeste da Espanha, fato que por si só já a torna uma excelente opção para o roteiro de quem pretende se aventurar por ali. 

Os mais de dois mil anos de história do lugar percorrem um longo caminho de acontecimentos, lendas, marcos e monumentos capazes de surpreender a todos que se permitem conhecê-los.

Confira aqui algumas curiosidades e dicas de lugares que merecem muito uma visita. 

curiosidade sobre Zaragoza

Fundada há mais de 2000 anos, seu nome originou-se do nome “Caesaraugusta”, em homenagem ao Imperador César Augusto; o termo se desmembrou para o idioma árabe, ficando “Saraqusta”, até chegar ao espanhol e ficar Zaragoza.

Por ter sido dominada nas mais diversas épocas e  por pelo menos quatro povos, como os romanos, mouros, judeus e aragoneses cristãos, hoje é conhecida como a “Cidade das Quatro Culturas”.

Tantas influências impactaram na arquitetura que pode ser observada por toda sua extensão, uma combinação impressionante do estilo islâmico com o gótico.

É também ali o berço da cervejaria mais antiga da Espanha (Cervezas Âmbar), do primeiro estabelecimento que recebeu licença para funcionar como restaurante e onde foi rodado, em 1898, o filme que inaugurou o cinema espanhol – Saída da missa das doze horas da Igreja Del Pilar de Zaragoza.

Já deu para perceber que é um lugar incrível, não é?

o que fazer em Zaragoza

Palácio de La Aljaferia

conheca-a-cidade-de-zaragoza
Palácio de La Aljaferia

Classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, este palácio foi erguido pelos Mouros na segunda metade do século XI.

Está localizado no centro da cidade e é o único monumento com arquitetura totalmente islâmica, o famoso estilo de arte mudéjar.

conheca-a-cidade-de-zaragoza
Interior do Palácio

Plaza Mayor

conheca-a-cidade-de-zaragoza
Vista da Torre de La Seo, na Plaza de las Catedrales.

Um ponto turístico clássico de boa parte das cidades espanholas costuma ser a Plaza Mayor e em Zaragoza não é diferente.

Também conhecida como Plaza de las Catedrales, é ali que se encontra a Basílica da Virgem del Pilar – jóia espanhola e santuário mariano – e a Catedral de La Seo del Salvador, uma das igrejas mais bonitas e de maior valor histórico de toda a Espanha. 

Sua torre é belíssima e poder observá-la é como uma aula de História.

conheca-a-cidade-de-zaragoza
Detalhes da Catedral de La Seo del Salvador

Basílica da Virgem del Pilar

conheca-a-cidade-de-zaragoza
Basílica da Virgem del Pilar

Sendo o principal ponto turístico da cidade de Zaragoza, a Basílica da Virgem del Pilar está localizada na Plaza Mayor e é o maior templo barroco da Espanha, construído entre os séculos XVII e XIX.

Por ser uma das paradas do famoso Caminho de Santiago de Compostela, é um destino de romaria que figura entre os mais importantes e procurados da Espanha, além de ser um santurio dedicado à Virgem Maria.

A imagem de sua padroeira fica guardada na Santa Capela, obra artística de Ventura Rodríguez, famoso arquiteto espanhol do século XVII e último artista barroco do país. 

De acordo com a história contada, a freira alemã Anna Catarina Emmerich teve uma visão sobre o local em que o apóstolo Tiago recebeu a aparição de Maria, no século I; onde hoje se encontra a Basílica.

Segundo a crença católica, esta teria sido a primeira de todas as aparições marianas e Tiago, profundamente tocado pelo acontecimento, construiu uma pequena capela que, dia após dia, recebia uma quantidade cada vez maior de cristãos.

A Virgem Del Pilar é conhecida por consolar os aflitos e acolher os pecadores.

conheca-a-cidade-de-zaragoza
Imagem da Virgem del Pilar

Mesmo após a invasão dos muçulmanos, todas as guerras e dificuldades, o pilar sagrado manteve-se intacto e hoje, mais de vinte séculos depois, permanece sendo solo sagrado para o povo espanhol e católicos do mundo todo. 

conheca-a-cidade-de-zaragoza
Interior da Basílica

A visita a esta igreja é realizada anualmente por milhares de fiéis de todo o mundo, em agradecimento a graças alcançadas, para interceder por um milagre ou simplesmente estar em contato com a energia sagrada que dali emana.

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Desvendando a majestade do Monte Ararat, na Armênia

Ler mais

5 pratos típicos para você experimentar no Egito

Ler mais

As pirâmides de Gizé: uma das maravilhas do Egito Antigo

Ler mais

Camboja, um dos destinos mais fascinantes da Ásia

Ler mais