12 de janeiro de 2023

Conheça Zaragoza e a Basílica da Virgem del Pilar

A cidade de Zaragoza, parada estratégica entre Madri e Barcelona, está localizada na região nordeste da Espanha, fato que por si só já a torna uma excelente opção para o roteiro de quem pretende se aventurar por ali.  Os mais de dois mil anos de história do lugar percorrem um longo caminho de acontecimentos, lendas, […]

   

A cidade de Zaragoza, parada estratégica entre Madri e Barcelona, está localizada na região nordeste da Espanha, fato que por si só já a torna uma excelente opção para o roteiro de quem pretende se aventurar por ali. 

Os mais de dois mil anos de história do lugar percorrem um longo caminho de acontecimentos, lendas, marcos e monumentos capazes de surpreender a todos que se permitem conhecê-los.

Confira aqui algumas curiosidades e dicas de lugares que merecem muito uma visita. 

curiosidade sobre Zaragoza

Fundada há mais de 2000 anos, seu nome originou-se do nome “Caesaraugusta”, em homenagem ao Imperador César Augusto; o termo se desmembrou para o idioma árabe, ficando “Saraqusta”, até chegar ao espanhol e ficar Zaragoza.

Por ter sido dominada nas mais diversas épocas e  por pelo menos quatro povos, como os romanos, mouros, judeus e aragoneses cristãos, hoje é conhecida como a “Cidade das Quatro Culturas”.

Tantas influências impactaram na arquitetura que pode ser observada por toda sua extensão, uma combinação impressionante do estilo islâmico com o gótico.

É também ali o berço da cervejaria mais antiga da Espanha (Cervezas Âmbar), do primeiro estabelecimento que recebeu licença para funcionar como restaurante e onde foi rodado, em 1898, o filme que inaugurou o cinema espanhol – Saída da missa das doze horas da Igreja Del Pilar de Zaragoza.

Já deu para perceber que é um lugar incrível, não é?

o que fazer em Zaragoza

Palácio de La Aljaferia

Classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, este palácio foi erguido pelos Mouros na segunda metade do século XI.

Está localizado no centro da cidade e é o único monumento com arquitetura totalmente islâmica, o famoso estilo de arte mudéjar.

Palácio de La Aljaferia | Foto Pixels4Free | Pixabay

Plaza Mayor

Um ponto turístico clássico de boa parte das cidades espanholas costuma ser a Plaza Mayor e em Zaragoza não é diferente.

Também conhecida como Plaza de las Catedrales, é ali que se encontra a Basílica da Virgem del Pilar – jóia espanhola e santuário mariano – e a Catedral de La Seo del Salvador, uma das igrejas mais bonitas e de maior valor histórico de toda a Espanha. 

Sua torre é belíssima e poder observá-la é como uma aula de História.

Plaza Mayor, Zaragoza | Foto Emilio Sanchez | Pexels

Basílica da Virgem del Pilar

Sendo o principal ponto turístico da cidade de Zaragoza, a Basílica da Virgem del Pilar está localizada na Plaza Mayor e é o maior templo barroco da Espanha, construído entre os séculos XVII e XIX.

Por ser uma das paradas do famoso Caminho de Santiago de Compostela, é um destino de romaria que figura entre os mais importantes e procurados da Espanha, além de ser um santurio dedicado à Virgem Maria.

A imagem de sua padroeira fica guardada na Santa Capela, obra artística de Ventura Rodríguez, famoso arquiteto espanhol do século XVII e último artista barroco do país. 

De acordo com a história contada, a freira alemã Anna Catarina Emmerich teve uma visão sobre o local em que o apóstolo Tiago recebeu a aparição de Maria, no século I; onde hoje se encontra a Basílica.

Segundo a crença católica, esta teria sido a primeira de todas as aparições marianas e Tiago, profundamente tocado pelo acontecimento, construiu uma pequena capela que, dia após dia, recebia uma quantidade cada vez maior de cristãos.

A Virgem Del Pilar é conhecida por consolar os aflitos e acolher os pecadores.

Catedral de Zaragoza | Foto Alexander Gresbek | Pixabay

Mesmo após a invasão dos muçulmanos, todas as guerras e dificuldades, o pilar sagrado manteve-se intacto e hoje, mais de vinte séculos depois, permanece sendo solo sagrado para o povo espanhol e católicos do mundo todo. 

A visita a esta igreja é realizada anualmente por milhares de fiéis de todo o mundo, em agradecimento a graças alcançadas, para interceder por um milagre ou simplesmente estar em contato com a energia sagrada que dali emana.

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Paris além dos Jogos Olímpicos: os encantos escondidos da Cidade Luz

Ler mais

Viva o Jubileu em Roma 2025 além das Portas Santas

Ler mais

Tipos de tomada no mundo: Conheça os formatos e adaptadores para evitar problemas

Ler mais

Descubra a história e beleza da Basílica de Santa Sofia em Istambul

Ler mais