30 de novembro de 2022

lugares para ver o espetáculo da aurora boreal

O céu e os espetáculos visuais que ele proporciona despertam a paixão de milhões de pessoas por todo mundo e a aurora boreal é um deles.  Para quem nunca ouviu falar, este é um fenômeno que se caracteriza pela formação de luzes coloridas no céu e que só ocorre no hemisfério norte; ocorre principalmente pela […]

   

O céu e os espetáculos visuais que ele proporciona despertam a paixão de milhões de pessoas por todo mundo e a aurora boreal é um deles. 

Para quem nunca ouviu falar, este é um fenômeno que se caracteriza pela formação de luzes coloridas no céu e que só ocorre no hemisfério norte; ocorre principalmente pela interação de ventos solares e alguns elementos químicos. 

E vamos combinar: quem não gostaria de ver algo assim? 

Deu vontade de saber mais, né? Então continue lendo e se ligue nos melhores lugares para apreciar esse show da natureza. 

onde ver a aurora boreal?

Jokulsarlon Glacier Lagoon – Islândia

Localizado no sudoeste da Islândia, Jokulsarlon Glacier é um lago em que existe um iceberg que reflete as luzes da aurora boreal, fazendo com que fique ainda mais belo.

Está localizado próximo a cidade de Hofn e de Reykjavik e é um dos lugares mais incríveis para assistir este espetáculo natural.

Por se tratar de algo que acontece ao ar livre, é interessante checar a previsão do tempo antes, pois em casos de chuva ou neve caindo as chances de conseguir ver diminuem consideravelmente.  

Jokulsarlon Glacier Lagoon – lago com icebergs para ver a aurora boreal

Fairbanks, Alaska –  Estados Unidos

Casal vendo a aurora boreal em Fairbanks – Alaska

Localizado ao norte dos Estados Unidos, já na divisa com o Canadá, o Alaska é bastante conhecido por suas florestas, espaços abertos, montanhas e muito, mas muito frio mesmo. 

Além de atividades como os passeios de trenó que são puxados por cães, esqui, snowboard e trilhas, lá você encontra a cidade de Fairbanks, de onde é possível apreciar a Aurora Boreal com conforto e segurança.

Isso porque ela é toda estruturada com hotéis e restaurantes que possuem acomodações para que os turistas possam aproveitar ao máximo este momento. 

Aurora boreal em Fairbanks – Alaska

Ivalo, Lapônia – Finlândia

A vila de Ivalo está localizada na Lapônia, região no extremo norte da Finlândia e faz divisa com a Noruega, Suécia e Rússia.

Com um baixíssimo índice de poluição, a experiência de assistir a esse fenômeno acaba sendo bastante favorecida.  Além disso, tem excelentes opções de estadia e atividades típicas de inverno para agradar qualquer turista.

Glampings para observar a aurora boreal em Ivo – Finlândia

Abisko, Norrbotten – Suécia 

Esta é uma pequena localidade turística da Suécia, com apenas 135 habitantes. Está situada na comuna de Kiruna, no condado de Norrbotten, próxima ao lago Torne. 

Lá é onde fica o Parque Nacional, de onde é possível ter uma vista fantástica deste show de luzes. Por seu clima bastante seco e, consequentemente menos nublado, reflete em um céu bastante limpo que permite enxergar com detalhes a aurora boreal. 

Aurora boreal no Parque Nacional de Abisko – Suécia

Tromso, Troms og Finnmark – Noruega

Aurora boreal em Tromso – Noruega

Troms og Finnmark é um condado da comuna de Tromso, maior cidade do norte da Noruega. 

Tromso é um dos lugares mais conhecidos e procurados pelos turistas que têm o desejo de ver a aurora boreal. Isso porque, além de ser considerado o grande patamar norueguês para curtir a experiência, o local é estruturado com bons hotéis, aeroporto e boas estradas.

Dessa forma é possível sair caçando as luzes com muito conforto e segurança. 

Cabanas para se hospedar em Tromso e ver a aurora boreal

E aí, se empolgou para viajar e conferir essa beleza toda? Conta pra gente nos comentários. 

Aproveite e confira outros artigos e dicas do nosso blog. 

roteiros relacionados

   

Veja também

   

5 pratos típicos para você experimentar no Egito

Ler mais

As pirâmides de Gizé: uma das maravilhas do Egito Antigo

Ler mais

Camboja, um dos destinos mais fascinantes da Ásia

Ler mais

A tradição vinícola da Geórgia, o berço do vinho

Ler mais