17 de janeiro de 2024

Mala extraviada na viagem? Saiba como agir e minimizar transtornos

Viajar é uma experiência transformadora, mas algumas vezes imprevistos como o extravio de bagagem podem acontecer. Nesses casos é fundamental manter a calma e seguir alguns passos para resolver a situação da melhor maneira possível. Você sabe o que fazer caso sua mala seja extraviada durante a viagem? Descubra como minimizar transtornos caso o extravio […]

   

Viajar é uma experiência transformadora, mas algumas vezes imprevistos como o extravio de bagagem podem acontecer.

Nesses casos é fundamental manter a calma e seguir alguns passos para resolver a situação da melhor maneira possível.

Você sabe o que fazer caso sua mala seja extraviada durante a viagem? Descubra como minimizar transtornos caso o extravio aconteça, e continuar a aproveitar ao máximo seu passeio.

Saiba o que fazer se a sua mala for extraviada na viagem I memorial

1. Mantenha a calma

Ao perceber que sua mala não chegou ao destino, é normal se sentir preocupado e frustrado. No entanto, manter a calma é crucial. Lembre-se de que a maioria dos casos de extravio é resolvida com sucesso. Tendo viajado com o apoio de uma curadoria de viagens, você pode contar com o suporte para esses casos. Porém, é importante ressaltar que o extravio de mala é um imprevisto de responsabilidade das companhias aéreas, e é necessário acioná-los e seguir o protocolo estabelecido por cada empresa para solucionar. 

2. Dirija-se ao balcão de atendimento da companhia aérea

Assim que notar o extravio, dirija-se ao balcão de atendimento da companhia aérea responsável pelo voo. Informe o ocorrido, fornecendo todos os detalhes relevantes, como número do voo, etiqueta da bagagem e descrição da mala. Uma dica legal que pode ajudar em casos de extravio é fotografar a bagagem na hora do embarque. As fotografias de diversos ângulos, e até de alguns detalhes da mala (caso haja defeitos ou algum dano prévio) podem ajudar a localizá-la mais rapidamente.

3.  Preencha o relatório de extravio

A companhia aérea geralmente solicitará que você preencha um relatório de extravio. Forneça todas as informações necessárias com precisão. Isso ajudará na localização e recuperação mais rápida da sua bagagem.

4. Obtenha um comprovante por escrito

Certifique-se de obter um comprovante por escrito do relatório de extravio. Esse documento será essencial caso você precise acionar o seguro de viagem ou solicitar reembolso por despesas relacionadas à falta da bagagem.

5. Informe seu hotel ou acomodação

Caso tenha uma reserva em hotel, informe imediatamente sobre o extravio. Eles podem fornecer assistência ou até mesmo alguns itens essenciais temporários, facilitando sua estadia enquanto espera pela localização da mala.

6. Mantenha contato regular com a companhia

Mantenha contato regular com a companhia aérea para obter atualizações sobre a busca e a localização da sua bagagem. A maioria das companhias possui sistemas de rastreamento eficientes para auxiliar nesse processo.

7. Confira a Política de Reembolso e Compensação

Consulte a política da companhia aérea em relação a reembolso e compensação por itens essenciais adquiridos devido ao extravio. Muitas empresas oferecem reembolso para gastos necessários, como roupas e produtos de higiene pessoal.

O extravio de bagagem precisa ser resolvido em até 7 dias em voos nacionais, e até 21 dias para voos internacionais. O prazo começa a correr a partir do comunicado do acontecimento por parte do passageiro à empresa aérea.

E se a mala quebrou durante o transporte. O que fazer?

Nos casos de avaria, a empresa aérea deverá reparar o dano da bagagem ou substituir a mala por outra equivalente. É muito importante registrar o que foi danificado, se possível ainda dentro do aeroporto e informar o balcão da companhia aérea solicitando reparação ou reembolso.

Registre também por email e nos canais de comunicação da empresa, caso seja necessário. 

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Destinos espirituais para viver experiências surpreendentes

Ler mais

As maravilhas subterrâneas da caverna de Postojna, na Eslovênia

Ler mais

Sabores da Tailândia: descobertas culinárias inesquecíveis

Ler mais

7 curiosidades do Vietnã que você precisa saber antes de embarcar

Ler mais