8 de julho de 2022

O dia da pizza está chegando: conheça as cidades que têm as melhores pizzas do mundo.

Você já ouviu falar do Dia da Pizza? Este prato que é tão amado por milhares de pessoas ao redor do mundo, ganhou no Brasil, na década de 1980, um dia especial de comemoração: o dia 10 de julho. Em homenagem a essa data deliciosa, preparamos este post com a história por trás dessa iguaria […]

   

Você já ouviu falar do Dia da Pizza?

Este prato que é tão amado por milhares de pessoas ao redor do mundo, ganhou no Brasil, na década de 1980, um dia especial de comemoração: o dia 10 de julho.

Em homenagem a essa data deliciosa, preparamos este post com a história por trás dessa iguaria tão famosa, como ela foi instituída no Brasil e onde são encontradas as melhores pizzas do mundo.

Origem da pizza

A história sobre a origem deste prato possui muitas versões diferentes e mais de uma cultura afirma ter sido a criadora da primeira pizza do mundo. No entanto, a informação concreta aponta que foi na cidade de Nápoles, na Itália, por volta dos anos de 1600, que a primeira pizza como conhecemos hoje foi criada.

Em uma empreitada para conhecer a culinária de Nápoles enquanto visitavam a cidade, o Rei Umberto I e a Rainha Margherita experimentaram o prato e se apaixonaram.

Foi este episódio que possibilitou à iguaria se popularizar em todo território italiano e, posteriormente, por todo o mundo.

A receita original italiana é um pouco diferente das receitas que conhecemos no Brasil; sua massa costuma ser fininha e crocante, com sabores únicos, marcantes e poucas misturas de recheios.

O dia da pizza no Brasil

No Brasil, a receita da pizza chegou inicialmente ao estado de São Paulo, mais precisamente à capital paulistana, junto com os imigrantes italianos.

Até a década de 1950, as pizzarias eram um ambiente restrito às colônias italianas e suas famosas cantinas e foi apenas a partir desta época que o prato e sua composição começaram a se espalhar por todo território brasileiro, seguindo algumas tradições culinárias de cada região.

A data de comemoração do Dia da Pizza no Brasil surgiu em 1985, graças a um concurso estadual que ocorreu na capital paulistana para escolher as melhores pizzas de marguerita e mussarela.

Com o grande sucesso, o secretário de turismo da época, Caio Luis de Carvalho, decidiu que o dia do encerramento do concurso seria considerado o dia da pizza em todo território brasileiro.

Hoje o Brasil é o segundo país com maior consumo de pizza no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Top 4 das cidades com as melhores pizzas do mundo

1. Nápoles – Itália

É evidente que o primeiríssimo lugar do ranking das melhores pizzas do mundo é da cidade que deu origem a esta delícia culinária.

O sabor de pizza mais consumido pelos napolitanos é o de Margherita.

pizza italiana de margherita.

2 . Chicago – Estados Unidos

A pizza estadunidense é bem diferente da original italiana, ainda que a original seja a principal inspiração.

Embora a cidade estadunidense que mais consome pizza seja a cidade de Nova Iorque, a melhor é a de Chicago.

Sua receita foi reformulada, tornando-a uma espécie de torta (alta, com cerca de 7cm de altura, muito molho de tomate e muito recheio).

pizza de Chicago

3. São Paulo – Brasil

No Brasil, a maioria das pizzas tem uma massa um pouco mais espessa do que a massa original, mas algumas pizzarias oferecem variações entre massa fina, média e grossa.

Além da diferença da massa, o recheio da pizza brasileira costuma ser bastante variado, desde os mais populares até as opções mais exóticas.

pizza paulistana

4. Paris – França

A pizza francesa possui uma massa espessa e é muito recheada.

É perfeita para os fãs de cogumelos, pois os sabores mais famosos são baseados em um mix de shitake, shimeji e champignon, cobertos com catupiry e tomate cereja.

pizza francesa

Com tantas informações deliciosas, com certeza bateu uma fome e vontade de conhecer as pizzas de cada lugar, não é mesmo? Então aproveite o final de semana e comemore onde você estiver.

roteiros relacionados

   
10 noites

Itália

Nos passos de São Pio
De 1 a 12 de fevereiro de 2024
VER DETALHES
9 noites

Itália

redescobrindo raízes
De 09 a 20 de outubro de 2024
VER DETALHES