os vilarejos do Lago de Garda
Você já ouviu falar do Lago de Garda? Ele é o maior lago da Itália e está situado entre a região da Lombardia, Vêneto e Trentino-Alto Ádige. Para se ter uma ideia, sua extensão corresponde a uma área de 370 quilômetros quadrados.Suas águas chegam a 5 principais vilarejos encantadores, que fogem do óbvio quando se […]
Você já ouviu falar do Lago de Garda? Ele é o maior lago da Itália e está situado entre a região da Lombardia, Vêneto e Trentino-Alto Ádige. Para se ter uma ideia, sua extensão corresponde a uma área de 370 quilômetros quadrados.Suas águas chegam a 5 principais vilarejos encantadores, que fogem do óbvio quando se trata de turismo em terras italianas, que são belíssimos em suas paisagens com uma gastronomia para agradar a qualquer paladar.
Confira aqui quais são eles e as atrações que você encontra por lá.
Sirmione
O vilarejo de Sirmione é considerado o tesouro do Garda. Esta charmosa cidadezinha oferece possibilidades de passeios e atrações para todos os tipos de gosto, como praias, restaurantes, gelaterias e paisagens exuberantes para quem ama fotografar.
Um de seus principais pontos turísticos é o Castello Scaligero di Sirmione, uma fortaleza da época Scaliger; é um dos castelos mais bem preservados da Itália, além de ser considerado uma verdadeira jóia medieval.
A primeira parte de sua estrutura, assim como o pátio principal, as torres angulares e duas entradas com pontes levadiças foram construídas sobre os restos de uma fortificação romana, por volta do ano de 1277.
Hoje é aberto à visitação e dentro dele há lojas, restaurantes e cafeterias. Um passeio incrível, não é?
Riva del Garda
Este vilarejo fica mais ao norte do Lago de Garda; a região é chamada de Alto Garda, pois é onde o lago fica mais profundo.
O azul de suas águas e o visual de suas montanhas tornam a paisagem quase poética, tamanha é sua beleza.
O alto da Rocca di Riva del Garda, da Torre Aponale ou do Bastione proporcionam uma vista panorâmica da cidade, uma experiência que com certeza vale muito a pena.
Para quem é fã de lugares mais agitados, o centro histórico e também as praias são super movimentados durante o verão.
Bardolino
Localizado à beira do Garda, o vilarejo é rodeado de vinhedos e montanhas e traz a sensação de estar no melhor cenário de algum filme. Seus moradores levam uma vida tranquila e cheia de pequenos prazeres.
Para os amantes de um bom vinho e um belo pôr do sol este é o destino ideal. Estando na cidade, você tem a oportunidade de provar os dois tipos de bardolino, vinho que agrada bastante o paladar brasileiro, direto da fonte, nas vinícolas que os produzem.
O local também oferece excelentes opções das famosas cantinas italianas, pizzarias e lojinhas de artesanato local.
É a combinação perfeita, não é?
Malcesine
Localizada na margem oriental do Garda, uma de suas principais atrações é o passeio no bondinho, da Funivia Malcesine – Monte Belo, que possui cabines giratórias que proporcionam uma vista de 360º do vilarejo e seus arredores.
Outro lugar imperdível é o Castello Scaligero de Malcesine, situado em um ponto privilegiado no alto de uma colina.
Sua origem remonta aos tempos medievais e ao longo de sua história o local passou pelas mãos de muitos povos.
Ficou famoso pelos desenhos e descrições feitas pelo escritor alemão, Johann Wolfgang Goethe, em seu livro “Viagem à Itália”; há um busto e um museu em homenagem aoautor nas dependências do Castelo.
No interior do edifício, no lugar que servia de guarita, há o Museu de História Natural de Garda e Baldo.
Limone sul Garda
Este vilarejo de pescadores está construído entre as montanhas e o Lago Garda. É bastante famoso por seus jardins de limão, os limonais, razão pela qual recebeu este nome.
É repleto de ruelas coloridas e restaurantes deliciosos, com vista para as águas e que oferecem tanto a culinária local, quanto pratos internacionais.
Um lugar bastante interessante para visitar são as ruínas de um antigo forte romano, onde você pode aprender mais sobre a história da cidade.
Há quem acredite que lá está o elixir da vida saudável; durante 40 anos os moradores nascidos e criados em Limone Sul Garda estiveram sob uma observação científica que constatou que em um grupo de 500 habitantes, 60 possuem um gene que destrói naturalmente a gordura ruim.
É,sem dúvida, um fato bastante interessante.
Nossa viagem para a Itália com nossos grupos está quase aí e o Lago Garda é parte do nosso roteiro. Que tal embarcar conosco?