qual é a diferença entre igreja, paróquia, catedral e basílica?
Ao conhecer as igrejas de um destino turístico, sempre aprendemos um pouco mais sobre a história e cultura daquele local e de seus habitantes. É possível ver diferentes estilos arquitetônicos, admirar peças famosas da arte sacra e ter um encontro especial com a fé. Mas você sabe qual é a diferença entre igreja, paróquia, basílica […]
Ao conhecer as igrejas de um destino turístico, sempre aprendemos um pouco mais sobre a história e cultura daquele local e de seus habitantes. É possível ver diferentes estilos arquitetônicos, admirar peças famosas da arte sacra e ter um encontro especial com a fé.
Mas você sabe qual é a diferença entre igreja, paróquia, basílica e catedral? Preparamos este post especial para explicar a hierarquia dos templos católicos. Continue a leitura para saber mais!
o que é igreja?
Para os católicos, a igreja é o local da pregação dos ensinamentos de Jesus Cristo. É o organismo visível da união entre Deus e os homens.
O termo “igreja” vem do latim “ecclesia”, que tem o sentido de “assembleia, reunião”. As catedrais e basílicas também são igrejas, mas nem toda igreja pode ser considerada uma catedral ou basílica. Na igreja, o padre exerce influência sobre uma paróquia.
o que é paróquia?
Chamamos de paróquia a subdivisão territorial que determina uma comunidade de fiéis. De acordo com o Código de Direito Canônico, a paróquia pode ser definida como: “uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular. Seu cuidado é confiado ao pároco, como seu pastor próprio, sob a autoridade do bispo diocesano”.
Assim, podemos afirmar que a paróquia não se limita ao templo católico, mas, sim, ao território ao qual a igreja pertence. Para tentar exemplificar o conceito de paróquia, podemos compará-la à organização administrativa de um bairro.
o que é catedral?
A catedral é a principal igreja de um conjunto de paróquias, chamado de diocese. Cada diocese possui um bispo, que repassa as instruções do papa aos padres das paróquias pelas quais é responsável.
o que é basílica?
A basílica é uma igreja que possui características e estrutura para receber o papa, cardeal ou patriarca. Nesse ponto, as basílicas são submetidas à jurisdição eclesiástica do Vaticano e não à jurisdição local. Por isso, essas igrejas têm status internacional.
O termo “basílica” vem do latim basilica, que significa “casa real”. Vale lembrar que, para uma igreja ganhar esse título canônico, é preciso ter a aprovação do papa.