6 de fevereiro de 2024

Sabores da Tailândia: descobertas culinárias inesquecíveis

Viajar é uma experiência transformadora, que desperta todos os nossos sentidos. Do olhar ao paladar, conhecer países diferentes também passa por novas vivências étnicas, culturais e gastronômicas.  Um mundo de sabores exóticos e experiências gastronômicas únicas, a Tailândia é conhecida por sua rica e diversificada culinária. Do famoso Pad Thai às exóticas iguarias de rua, […]

   

Viajar é uma experiência transformadora, que desperta todos os nossos sentidos. Do olhar ao paladar, conhecer países diferentes também passa por novas vivências étnicas, culturais e gastronômicas. 

Um mundo de sabores exóticos e experiências gastronômicas únicas, a Tailândia é conhecida por sua rica e diversificada culinária. Do famoso Pad Thai às exóticas iguarias de rua, há uma infinidade de sabores a serem descobertos. 

O Pad Thai é com certeza o prato mais famoso da gastronomia tailandesa. Inclusive, é um prato que já atravessou fronteiras intercontinentais, que é servido em restaurantes de grandes cidades brasileiras. 

Este clássico de rua tailandesa é um exemplo perfeito da harmonia de sabores que define a culinária do país. Composto por macarrão de arroz frito, uma variedade de carnes ou tofu, camarões, e vegetais como broto de feijão e cenoura, o Pad Thai é um prato versátil. O toque final fica por conta dos molhos – peixe, tamarindo ou uma versão picante – que realçam ainda mais seu sabor.

Pad Thai, prato típico tailandêsque leva macarrão de arroz frito

Já para os viajantes mais audaciosos e que topam experimentar iguarias diferentes, o Larb Mote Daeng é uma escolha interessante. Este prato pouco convencional é feito com formigas-vermelhas e seus ovos, uma experiência culinária surpreendente! Normalmente é servido acompanhado de salada ou arroz, uma prova de que a culinária tailandesa é repleta de surpresas.

A Tailândia também é famosa por sua variedade de espetinhos exóticos, que incluem desde escorpiões até jacarés assados inteiros. Nas ruas da capital, Bangkok,  há  um mundo de opções que desafiam os limites do paladar tradicional: grilos e aranhas caranguejeiras também fazem parte desse cardápio ousado!

Além dos pratos quentes e petiscos, a Tailândia também tem uma diversidade de frutas impressionante. A mais famosa delas é o Durian, que muitas vezes é comparado à jaca. No entanto, essa fruta possui um odor forte, que às vezes incomoda turistas e locais. Por isso,  o consumo do Durian é proibido em locais públicos da capital.

Durian, fruta exótica típica da Tailândia

Para adoçar o paladar após tantas aventuras gastronômicas, nada melhor do que o Khao Niaow Ma Muang. Esta sobremesa é uma combinação de manga madura com arroz glutinoso preparado no leite de coco e decorado com sementes de gergelim, é a escolha perfeita para um final de noite doce e refrescante. 

Explorar a culinária tailandesa é, sem dúvida, uma jornada emocionante e inesquecível. Da rua à mesa, a Tailândia promete uma experiência gastronômica que cativa todos os sentidos, confira nosso roteiro de Indochina, no qual poderemos provar essas delícias e muito mais!

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Destinos espirituais para viver experiências surpreendentes

Ler mais

As maravilhas subterrâneas da caverna de Postojna, na Eslovênia

Ler mais

Sabores da Tailândia: descobertas culinárias inesquecíveis

Ler mais

7 curiosidades do Vietnã que você precisa saber antes de embarcar

Ler mais