Santuário de Nossa Senhora Aparecida: um encontro de fé
Não é surpresa que em um país majoritariamente católico a santa de devoção seja justamente a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Anualmente no mês de outubro é possível ver na Rodovia Dutra um grande número de peregrinos indo em direção à Aparecida do Norte, local onde está o Santuário com sua Basílica. Lá também […]
Não é surpresa que em um país majoritariamente católico a santa de devoção seja justamente a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
Anualmente no mês de outubro é possível ver na Rodovia Dutra um grande número de peregrinos indo em direção à Aparecida do Norte, local onde está o Santuário com sua Basílica.
Lá também existe o acesso à igreja antiga, o velório, o museu e a sala das promessas, onde pessoas levam objetos pessoais em sinal de agradecimento por ter um milagre realizado pela Santa.
É um verdadeiro encontro de fé de pessoas que nunca se viram, mas alimentam o mesmo sentimento.
locais interessantes para visitar no Santuário
Basílica nova
É lá que ocorrem as principais celebrações em intenção da Santa e onde os romeiros se reúnem para as missas.
Sua construção demorou mais de 60 anos e hoje conta com um espaço de 72 m², 25 milhões de tijolos e 257 mil telhas azuis e, o mais importante, uma imagem da santa protegida por um vidro.
A imagem original que foi encontrada pelos pescadores não é a mesma que está exposta, esta, depois de ter sido partida em vários pedaços e restaurada, fica guardada em um local onde pouquíssimas pessoas tem acesso, como o Papa, por exemplo.
velódromo
O velório é um local dedicado a receber as velas que os visitantes acendem com suas intenções.
Ao olhar, vemos um conjunto de luzes que contém a fé de milhares de pessoas.
Basílica velha
A primeira capela em homenagem à ela foi construída em 1745 e foi o principal encontro de fé em Nossa Senhora Aparecida até o ano de 1888, ano em que a “Basílica antiga” foi inaugurada como um acréscimo à capela.
É um dos locais mais visitados pelos romeiros e os devotos se emocionam com o som de seus carrilhões.
Lá também acontecem missas que, diferente do que alguns podem pensar, são missas com um tom diferente e é bastante emocionante estar em um local com tanta história.
A forma mais tradicional de chegar até ela é pela passarela da fé, um percurso de 500 metros que sai do Santuário até lá.
Esta passarela é usada por muitos que visitam o local como uma forma de pagar promessas. É comum ver pessoas subindo ou descendo a rampa de joelhos, cena impossível de não nos tocar
De carro também é possível chegar.
E aí, você é devoto de Nossa Senhora Aparecida? Já esteve lá? Conta pra gente!