7 de janeiro de 2021

3 cidades históricas do Rio de Janeiro que você precisa conhecer

Você é daqueles turistas que amam unir belas paisagens, com uma dose de cultura e ainda aprender um pouco mais da história de cada lugar em suas viagens? Além de belas praias, o estado do Rio de Janeiro também abriga centros históricos que são um verdadeiro museu a céu aberto e contam parte da história […]

   

Você é daqueles turistas que amam unir belas paisagens, com uma dose de cultura e ainda aprender um pouco mais da história de cada lugar em suas viagens? Além de belas praias, o estado do Rio de Janeiro também abriga centros históricos que são um verdadeiro museu a céu aberto e contam parte da história do Brasil. Por isso, selecionamos 3 cidades fluminenses para um roteiro fora do convencional. Confira!

Teresópolis

Uma das cidades mais altas e, consequentemente, com o clima mais frio do estado, Teresópolis fica a 96 km de distância da capital. A cidade tem esse nome em homenagem à Teresa Cristina, esposa do então imperador Dom Pedro II. O local continua fazendo parte da história do Brasil e atualmente abriga a Granja Comary, o centro de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol Masculino.

Cercada pela Serra dos Órgãos, que também dá nome ao Parque Nacional, Teresópolis conta com uma vista de tirar o fôlego, além de ser uma boa opção para quem está procurando ficar em contato com a natureza, já que possui cachoeiras, piscinas naturais e trilhas.

Petrópolis

Petrópolis, Rio de Janeiro | Foto Adriano Gadini | Pixabay

Assim como Teresópolis, Petrópolis também está localizada na região serrana do Rio de Janeiro. É conhecida como Cidade Imperial, por ter sido construída em homenagem ao imperador Dom Pedro II. Com clima de interior e temperaturas amenas típicas da serra, esse destino fica a apenas 66 quilômetros da capital.

A cidade conta com palácios e casarões históricos, como o Museu Imperial, um dos mais visitados do Brasil, o Museu de Cera, o Palácio Quitandinha e a Catedral de São Pedro. Petrópolis ainda é considerada o berço da cerveja no Brasil, oferecendo também um museu e roteiros temáticos sobre essa bebida.

Paraty

Paraty, Rio de Janeiro | Foto Guilherme Gonçalves Jaques | Pexels

Localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, Paraty fica a 250 km de distância da capital. A cidade foi uma das mais importantes e prósperas no Brasil-Colônia e no início do império. Isso fez com que ela fosse declarada Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Atualmente, a cidade abriga a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), uma das maiores do Brasil e da América do Sul.

Além de templos religiosos dos séculos XVIII e XIX, Paraty conta com casarões históricos, que passaram a abrigar pousadas, restaurantes e lojas. Para proteger parte da história colonial, as ruas do centro histórico são cercadas por correntes para impedir a passagem de carros. Entre um passeio cultural e outro, você pode aproveitar as praias, piscinas naturais e cachoeiras encantadoras.

Curtiu conhecer um pouco mais dessas cidades históricas do Rio de Janeiro? Cada uma delas carrega parte da memória do nosso país e visitá-las é conhecer ao vivo e a cores os lugares que só ouvimos falar. Se você gostou desse conteúdo, também vai querer conhecer as cidades históricas de Minas Gerais!

Quer transformar a sua viagem em uma experiência única e inesquecível? Conte a gente! Estamos à disposição para cuidar da sua próxima viagem e oferecer uma experiência memoriUAU. Entre em contato pelo WhatsApp!

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Primeira vez na Itália: Dicas para uma viagem inesquecível

Ler mais

Cartão global: Por que usá-lo em suas viagens internacionais?

Ler mais

Preparando a mala: O que levar para uma viagem à Turquia?

Ler mais

Explorando Halong Bay: Um tesouro do Vietnã

Ler mais