conheça um pouco mais das cidades que já sediaram a JMJ
Faltam menos de 365 dias para a próxima Jornada Mundial da Juventude e nós já estamos super ansiosos. Para acalmar um pouco o coração até podermos viver de novo a experiência incrível que é a JMJ, separamos algumas curiosidades e informações sobre algumas cidades que já foram sede do evento. Vem com a gente e […]
Faltam menos de 365 dias para a próxima Jornada Mundial da Juventude e nós já estamos super ansiosos.
Para acalmar um pouco o coração até podermos viver de novo a experiência incrível que é a JMJ, separamos algumas curiosidades e informações sobre algumas cidades que já foram sede do evento.
Vem com a gente e saiba mais!
cidades da Jornada Mundial da Juventude
Roma
A primeira JMJ aconteceu em 1985 na cidade de Roma, na Itália, proposta pelo Papa João Paulo II,que sempre confiou muito nos jovens como o futuro do cristianismo; essa edição contou com 350 mil pessoas.
Roma é a cidade do mundo com o maior número de igrejas católicas e abriga a cidade-estado do Vaticano.
Mais católico que isso é impossível! Rs!
Além de toda história relacionada ao cristianismo, Roma também é repleta de pontos turísticos bastante disputados como o Coliseu, Fontana di Trevi e a Basílica de São Pedro.
No ano 2000 a cidade foi novamente palco da JMJ.
Colônia – Alemanha
A cidade de Colônia já é uma senhora há muito tempo. Foi fundada pelos romanos há pouco mais de 2 mil anos e é um dos destinos mais amados do país.
A Jornada Mundial da Juventude aconteceu lá no ano de 2005 e teve um público de 1.200.000 pessoas.
Cortada pelo icônico Rio Reno, ela abriga várias construções históricas, uma cena gastronômica inovadora e uma vida noturna bem ativa.
Seu ponto turístico mais famoso é a Catedral de Colônia que, além de ser uma das maiores catedrais do mundo, é um importante símbolo para os católicos.
Adivinhem a razão?
Reza a lenda que é lá que se encontram os restos mortais dos Três Reis Magos que visitaram e presentearam Jesus quando ele nasceu.
Pois é! Quem pode, pode.
Madri – Espanha
Historicamente a Espanha é um país de muitas tradições católicas.
Madri, que foi palco da Jornada Mundial da Juventude em 2011, com um público de 2 milhões de pessoas, é uma cidade cheia de atrações interessantes.
Um dos principais lugares da cidade e o mais representativo tanto para os espanhóis, quanto turistas católicos é a Catedral de la Almudena, primeira catedral fora de Roma a ser consagrada por um Papa.
A cidade é uma das paradas do nosso roteiro para a Jornada Mundial da Juventude de 2023.
Rio de Janeiro – Brasil
Do Rio de Janeiro não precisamos nem falar, não é?
O Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno fala por si só e é a melhor representação da fé cristã do povo brasileiro.
A Jornada Mundial da Juventude teve a cidade como palco no ano de 2013, com um dos maiores públicos já vistos em uma JMJ, cerca de 3.700.00 pessoas; a missa de encerramento aconteceu na Praia de Copacabana.
Uma curiosidade interessante sobre esta edição é que ela foi a primeira do Papa Francisco após sua eleição como Papa, após a renúncia do Papa Bento XVI.
Cidade do Panamá – Panamá
A Cidade do Panamá, capital do país, foi a primeira cidade da América Central a receber uma edição da Jornada Mundial da Juventude.
A cidade possui uma população de 880 mil pessoas e 84% delas são católicas. Sua padroeira é Santa Maria de La Antigua.
Esta edição da Jornada contou com um público de 600 mil pessoas, um número bastante expressivo quando consideramos a totalidade da população.
Entre as coisas mais interessantes de lá estão a culinária, sua fauna e suas apresentações culturais.
No mês de outubro é celebrado no Panamá o feriado Cristo Negro de Porto Belo, em homenagem à uma imagem nesta de Jesus que, segundo a lenda, foi encontrada no mar e ajudou a acabar com uma grande epidemia de cólera.
A próxima parada da JMJ será em Lisboa, em agosto de 2023 e nós estaremos lá! Confira nosso roteiro e comece a se planejar.