Castelo de São Jorge em Lisboa

Os castelos europeus, por todas as histórias que carregam, costumam ser bem famosos ao redor do mundo e atrair muitos turistas; o Castelo de São Jorge não é diferente.

Localizado em uma das colinas mais altas da cidade de Lisboa, o castelo pode ser visto de diversos pontos da cidade e hoje é um importante ponto turístico de Portugal, permitindo a visitação e apreciação de sua arquitetura e toda a aura histórica que carrega.

Saiba mais sobre a história desse lindo castelo e como visitá-lo.

Torre do Castelo de São Jorge

História

Inicialmente sob o domínio dos Mouros, foi construído pelos muçulmanos para proteger a cidade dos Romanos que atacavam por toda Europa.

O Castelo está entre as construções mais antigas de Lisboa, com mais de 800 anos de história e seu período mais próspero se deu quando D. Afonso Henriques conquistou Lisboa, em 1147 d.C., libertando a cidade do domínio Mouro.

Em 1255, quando Lisboa tornou-se capital do reino de Portugal, o castelo virou Paço Real e, posteriormente, Paço da Alcáçova; foi também palácio de bispos da igreja católica e forte militar.

Durante o reinado de João I, foi consagrado à proteção a São Jorge, ente conhecido pela proteção e devoção dos guerreiros e que carrega consigo a lenda de ter matado um dragão.

Entre os diversos acontecimentos históricos dos quais o castelo foi palco, há um destaque para o episódio de recepção de Vasco da Gama, quando este retornou da viagem que possibilitou sua descoberta dos caminhos marítimos para a Índia.

Em 1755, quando um terremoto de grandes proporções ocorreu na cidade de Lisboa, causando grande destruição por quase toda parte, a família real mudou-se para uma área ribeirinha menos afetada e com isso o Castelo entrou em longo período de degradação.

Apenas na década de 1910 teve início uma restauração que se estendeu quase até o ano de 1990, quando foi finalmente reabilitado e possibilitada a visitação realizada hoje.

O Castelo de São Jorge, além de grandes muralhas, possui 11 torres, sendo a Torre da Cisterna e a Torre do Paço as mais famosas, e muitas escadas. Há também para admiração o famoso Arco de São Jorge, construído em pedras por inteiro e onde é possível encontrar uma incrível estátua de seu padroeiro.

Além das belezas já citadas, o espaço é um sítio arqueológico que abriga a história de pelo menos três períodos da história da capital portuguesa. Esse é com certeza um passeio que você não pode deixar de fazer.

Castelo de São Jorge no alto da colina

Como visitar o Castelo de São Jorge?

Estando em Lisboa, é possível chegar até a localização do Castelo utilizando ônibus ou bonde elétrico; chegando lá, por estar localizado em uma colina, parte do caminho precisará ser feito a pé, uma caminhada que demora aproximadamente 10 minutos, dependendo da pessoa.

O caminho é íngreme e deve ser feito com calma; outro ponto importante é fazer a visita com roupas e calçados confortáveis, para poder apreciar com mais facilidade tudo que o castelo tem a oferecer.

Chegando lá, é necessário comprar um ingresso e verificar o valor atualizado.

Uma opção interessante é viajar para Lisboa com um grupo de interesses parecidos, com um roteiro planejado por quem entende do assunto e com tudo resolvido, para você apenas aproveitar.

Conheça nossos roteiros para Portugal!

Lisboa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este post

Mais Posts