7 de junho de 2022

Castelo de São Jorge em Lisboa

Os castelos europeus, por todas as histórias que carregam, costumam ser bem famosos ao redor do mundo e atrair muitos turistas; o Castelo de São Jorge não é diferente. Localizado em uma das colinas mais altas da cidade de Lisboa, o castelo pode ser visto de diversos pontos da cidade e hoje é um importante […]

   

Os castelos europeus, por todas as histórias que carregam, costumam ser bem famosos ao redor do mundo e atrair muitos turistas; o Castelo de São Jorge não é diferente.

Localizado em uma das colinas mais altas da cidade de Lisboa, o castelo pode ser visto de diversos pontos da cidade e hoje é um importante ponto turístico de Portugal, permitindo a visitação e apreciação de sua arquitetura e toda a aura histórica que carrega.

Saiba mais sobre a história desse lindo castelo e como visitá-lo.

Lisboa, Portugal | Foto Mylo Kaye | Pexels

História

Inicialmente sob o domínio dos Mouros, foi construído pelos muçulmanos para proteger a cidade dos Romanos que atacavam por toda Europa.

O Castelo está entre as construções mais antigas de Lisboa, com mais de 800 anos de história e seu período mais próspero se deu quando D. Afonso Henriques conquistou Lisboa, em 1147 d.C., libertando a cidade do domínio Mouro.

Em 1255, quando Lisboa tornou-se capital do reino de Portugal, o castelo virou Paço Real e, posteriormente, Paço da Alcáçova; foi também palácio de bispos da igreja católica e forte militar.

Durante o reinado de João I, foi consagrado à proteção a São Jorge, ente conhecido pela proteção e devoção dos guerreiros e que carrega consigo a lenda de ter matado um dragão.

Entre os diversos acontecimentos históricos dos quais o castelo foi palco, há um destaque para o episódio de recepção de Vasco da Gama, quando este retornou da viagem que possibilitou sua descoberta dos caminhos marítimos para a Índia.

Em 1755, quando um terremoto de grandes proporções ocorreu na cidade de Lisboa, causando grande destruição por quase toda parte, a família real mudou-se para uma área ribeirinha menos afetada e com isso o Castelo entrou em longo período de degradação.

Apenas na década de 1910 teve início uma restauração que se estendeu quase até o ano de 1990, quando foi finalmente reabilitado e possibilitada a visitação realizada hoje.

O Castelo de São Jorge, além de grandes muralhas, possui 11 torres, sendo a Torre da Cisterna e a Torre do Paço as mais famosas, e muitas escadas. Há também para admiração o famoso Arco de São Jorge, construído em pedras por inteiro e onde é possível encontrar uma incrível estátua de seu padroeiro.

Além das belezas já citadas, o espaço é um sítio arqueológico que abriga a história de pelo menos três períodos da história da capital portuguesa. Esse é com certeza um passeio que você não pode deixar de fazer.

Castelo de São Jorge, Portugal | Foto Julia Volk | Pexels

Como visitar o Castelo de São Jorge?

Estando em Lisboa, é possível chegar até a localização do Castelo utilizando ônibus ou bonde elétrico; chegando lá, por estar localizado em uma colina, parte do caminho precisará ser feito a pé, uma caminhada que demora aproximadamente 10 minutos, dependendo da pessoa.

O caminho é íngreme e deve ser feito com calma; outro ponto importante é fazer a visita com roupas e calçados confortáveis, para poder apreciar com mais facilidade tudo que o castelo tem a oferecer.

Chegando lá, é necessário comprar um ingresso e verificar o valor atualizado.

Uma opção interessante é viajar para Lisboa com um grupo de interesses parecidos, com um roteiro planejado por quem entende do assunto e com tudo resolvido, para você apenas aproveitar.

Conheça nossos roteiros para Portugal!

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Acessórios essenciais para montar uma mala versátil para viajar

Ler mais

Por dentro das medinas e souks do Marrocos

Ler mais

Aprenda a montar uma mala inteligente para viagens longas

Ler mais

Como o turismo de experiência está transformando a forma de viajar?

Ler mais