29 de setembro de 2022

conheça mais da cultura Sul-coreana que tem feito tanto sucesso pelo mundo

A cultura Sul-coreana tem cada vez mais encantado o mundo todo e se destacando, seja por sua culinária, por suas tradições, por seus grupos de K-pop ou seus doramas. A verdade é que a Coreia do Sul é com certeza um lugar maravilhoso para conhecer e encher as nossas malas de muitas histórias para contar. […]

   

A cultura Sul-coreana tem cada vez mais encantado o mundo todo e se destacando, seja por sua culinária, por suas tradições, por seus grupos de K-pop ou seus doramas.

A verdade é que a Coreia do Sul é com certeza um lugar maravilhoso para conhecer e encher as nossas malas de muitas histórias para contar.

Continue lendo e conheça um pouco mais de todos esses encantos.

culinária

A culinária Sul-coreana é a rainha da versatilidade. Você vai encontrar sabores que variam entre o suave, o apimentado e combinações agridoces.

Seus ingredientes são basicamente muito arroz, vegetais, pimentas de todas as cores, carnes e frutos do mar.

A iguaria mais famosa é o Kimchi, uma conserva de acelga, temperos variados e uma pasta de pimenta.

kimchi – prato clássico da cultura sul-coreana

Outros dois pratos muito queridos do povo coreano e também dos turistas são o Bibimbap, feito à base de carnes variadas, legumes misturados e uma bela porção de arroz e o Bulgogi, prato feito de carne bovina temperada cuidadosamente, fatiada, marinada em muitos temperos como alho, gengibre e shoyu.

Bibimbap
Bulgogi

música

Quando falamos em música coreana é indispensável falarmos de dois estilos principais: a música tradicional coreana e o queridinho K-Pop.

As músicas tradicionais são as músicas folclóricas, também conhecidas como “Gukak”, que cantam sobre a alegria e tristeza do povo coreano, passadas de geração para geração. 

E agora o K-pop. O estilo já existe e faz sucesso na Coreia do Sul desde final dos anos 90, início dos anos 2000, mas nos últimos anos o ritmo se tornou um fenômeno mundial com grupos como o BTS e Black Pink, principalmente entre o público jovem.

É bastante semelhante ao pop ocidental, com músicas chicletes e batida animada, porém com o toque coreano de super produções e clipes que poderiam te convencer que são um curta-metragem.

Grupo de K-pop Black Pink -fenômeno da música sul-coreana

tradições 

Uma das tradições mais famosas entre o povo sul-coreano é o dia conhecido como Chuseok, que tem início no dia 21 de setembro.

Durante 3 dias as famílias se reúnem para agradecer a fartura das colheitas, com mesas cheias de comida e muita união.

Preparativos para o Chuseok – celebração sul-coreana

Outra tradição interessante é o uso do hanbok, traje coreano tradicional, nas cerimônias de casamento.

A diferença entre o hanbok tradicional e o utilizado em casamentos é a quantidade de camadas que o compõem e a riqueza dos bordados e ornamentos.

Hanbok sul-coreano de casamento

cinema e televisão 

O cinema Sul-coreano tem caído cada vez mais nas graças dos críticos, considerado um dos que mais têm dado bons frutos.

Muito disso se dá por conta do valor que o próprio povo dá ao seu cinema. A Coreia do Sul é um dos poucos países do mundo em que as pessoas assistem mais filmes do cinema nacional do que os blockbusters de Hollywood.

A maior prova disso é o filme Parasita, premiado em 2020 com o Oscar de melhor filme do ano, melhor filme internacional, melhor roteiro original e melhor direção. 

Vamos combinar aqui? Não é pra qualquer um, não.

Outro sinal do sucesso sul-coreano nas telas, dessa vez com um dorama (nome dado às séries produzidas em países asiáticos) foi o estouro na audiência da Netflix com Round6 (batatinha frita 1,2,3…).

Será que você é um dorameiro?

Cartaz do filme sul-coreano Parasita

E aí, gostaria de visitar a Coréia do Sul? Então comece a planejar sua viagem hoje mesmo.

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Destinos espirituais para viver experiências surpreendentes

Ler mais

As maravilhas subterrâneas da caverna de Postojna, na Eslovênia

Ler mais

Sabores da Tailândia: descobertas culinárias inesquecíveis

Ler mais

7 curiosidades do Vietnã que você precisa saber antes de embarcar

Ler mais