29 de setembro de 2022

conheça mais da cultura Sul-coreana que tem feito tanto sucesso pelo mundo

A cultura Sul-coreana tem cada vez mais encantado o mundo todo e se destacando, seja por sua culinária, por suas tradições, por seus grupos de K-pop ou seus doramas. A verdade é que a Coreia do Sul é com certeza um lugar maravilhoso para conhecer e encher as nossas malas de muitas histórias para contar. […]

   

A cultura Sul-coreana tem cada vez mais encantado o mundo todo e se destacando, seja por sua culinária, por suas tradições, por seus grupos de K-pop ou seus doramas.

A verdade é que a Coreia do Sul é com certeza um lugar maravilhoso para conhecer e encher as nossas malas de muitas histórias para contar.

Continue lendo e conheça um pouco mais de todos esses encantos.

culinária

A culinária Sul-coreana é a rainha da versatilidade. Você vai encontrar sabores que variam entre o suave, o apimentado e combinações agridoces.

Seus ingredientes são basicamente muito arroz, vegetais, pimentas de todas as cores, carnes e frutos do mar.

A iguaria mais famosa é o Kimchi, uma conserva de acelga, temperos variados e uma pasta de pimenta.

kimchi – prato clássico da cultura sul-coreana

Outros dois pratos muito queridos do povo coreano e também dos turistas são o Bibimbap, feito à base de carnes variadas, legumes misturados e uma bela porção de arroz e o Bulgogi, prato feito de carne bovina temperada cuidadosamente, fatiada, marinada em muitos temperos como alho, gengibre e shoyu.

Bibimbap
Bulgogi

música

Quando falamos em música coreana é indispensável falarmos de dois estilos principais: a música tradicional coreana e o queridinho K-Pop.

As músicas tradicionais são as músicas folclóricas, também conhecidas como “Gukak”, que cantam sobre a alegria e tristeza do povo coreano, passadas de geração para geração. 

E agora o K-pop. O estilo já existe e faz sucesso na Coreia do Sul desde final dos anos 90, início dos anos 2000, mas nos últimos anos o ritmo se tornou um fenômeno mundial com grupos como o BTS e Black Pink, principalmente entre o público jovem.

É bastante semelhante ao pop ocidental, com músicas chicletes e batida animada, porém com o toque coreano de super produções e clipes que poderiam te convencer que são um curta-metragem.

Grupo de K-pop Black Pink -fenômeno da música sul-coreana

tradições 

Uma das tradições mais famosas entre o povo sul-coreano é o dia conhecido como Chuseok, que tem início no dia 21 de setembro.

Durante 3 dias as famílias se reúnem para agradecer a fartura das colheitas, com mesas cheias de comida e muita união.

Preparativos para o Chuseok – celebração sul-coreana

Outra tradição interessante é o uso do hanbok, traje coreano tradicional, nas cerimônias de casamento.

A diferença entre o hanbok tradicional e o utilizado em casamentos é a quantidade de camadas que o compõem e a riqueza dos bordados e ornamentos.

Hanbok sul-coreano de casamento

cinema e televisão 

O cinema Sul-coreano tem caído cada vez mais nas graças dos críticos, considerado um dos que mais têm dado bons frutos.

Muito disso se dá por conta do valor que o próprio povo dá ao seu cinema. A Coreia do Sul é um dos poucos países do mundo em que as pessoas assistem mais filmes do cinema nacional do que os blockbusters de Hollywood.

A maior prova disso é o filme Parasita, premiado em 2020 com o Oscar de melhor filme do ano, melhor filme internacional, melhor roteiro original e melhor direção. 

Vamos combinar aqui? Não é pra qualquer um, não.

Outro sinal do sucesso sul-coreano nas telas, dessa vez com um dorama (nome dado às séries produzidas em países asiáticos) foi o estouro na audiência da Netflix com Round6 (batatinha frita 1,2,3…).

Será que você é um dorameiro?

Cartaz do filme sul-coreano Parasita

E aí, gostaria de visitar a Coréia do Sul? Então comece a planejar sua viagem hoje mesmo.

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Uma jornada inspiradora na viagem ao Marrocos

Ler mais

Uma noite inesquecível no deserto do Marrocos

Ler mais

Desvendando a majestade do Monte Ararat, na Armênia

Ler mais

5 pratos típicos para você experimentar no Egito

Ler mais