18 de março de 2022

Conheça o Santuário de Guadalupe no México

O México é um país riquíssimo em história, cultura, belezas naturais e atrativos religiosos. Entre os pontos mais importantes do país, está o Santuário de Guadalupe, que recebe cerca de 20 milhões de pessoas todos os anos, se destacando como o segundo santuário católico mais visitado do mundo, atrás apenas da Basílica de São Pedro, […]

   

O México é um país riquíssimo em história, cultura, belezas naturais e atrativos religiosos. Entre os pontos mais importantes do país, está o Santuário de Guadalupe, que recebe cerca de 20 milhões de pessoas todos os anos, se destacando como o segundo santuário católico mais visitado do mundo, atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Continue a leitura para saber as principais curiosidades sobre esse lugar incrível!

A história do santuário

A antiga Basílica de Guadalupe começou a ser construída em 1531, porém, foi concluída apenas 178 anos depois, em 1709. O Templo Expiatorio a Cristo Rey, como é chamado oficialmente, é reconhecido como o primeiro templo católico dedicado à Virgem de Guadalupe.

Infelizmente, dois fatores causaram danos às estruturas da primeira basílica. Em 1921, um ativista implantou uma bomba entre as flores do altar da igreja. A explosão danificou os degraus de mármore, castiçais e uma imagem de Jesus Cristo crucificado, que ficou retorcida no chão. Contudo, a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe permaneceu intacta.

Uma curiosidade: hoje, os fiéis que visitam a Basílica de Guadalupe podem ver a imagem de Jesus que foi danificada no atentado.

O outro fator que afetou a primeira construção foi o afundamento do terreno, identificado na década de 1970. Esse fenômeno aconteceu porque a Cidade do México foi construída sobre um lago aterrado. A partir de então, foi planejada uma nova igreja, projetada pelo arquiteto Pedro Ramírez Vázquez. Construída no estilo moderno, a Basílica nova chega a comportar até 40 mil pessoas em dias de grandes eventos.

Basílica de Guadalupe, México | Foto Urielink | Pexels

Vale ressaltar que, em 1979, o Instituto Nacional de Antropologia e História do México iniciou um trabalho de restauração do chão da antiga basílica, a fim de manter sua estrutura. A edificação foi reaberta em 2001, após a conclusão da primeira etapa do projeto.

Os atrativos

Em sua visita ao México, reserve algumas horas para conhecer o Santuário de Guadalupe. Afinal, existem vários atrativos e edificações interessantes para conhecer. Além das basílicas antiga e nova, você poderá visitar a Capela do Pocito, a Paróquia de Índios, o Batistério, o Santuário de San Juan Diego e o Museo de la Basílica de Guadalupe, que conta com cerca de 1500 obras, incluindo pinturas, esculturas e joias.

O local possui boa infraestrutura, com lanchonete e banheiros. Ao redor do santuário, existem ótimas opções de restaurantes e também uma feira de artesanatos com muitas peças religiosas.

Sobre Nossa Senhora de Guadalupe

Em 1531, Nossa Senhora fez sua primeira aparição para um indígena convertido chamado São Juan Diego. A Virgem Maria estava com vestes próprias da cultura mexicana e pediu que Juan fosse até o bispo e solicitasse que uma igreja à honra de Jesus Cristo fosse construída naquela região. O bispo, então, pediu um sinal para acatar ao pedido.

Em sua terceira aparição para São Juan Diego, Nossa Senhora o tranquilizou sobre a doença que acometeu o seu tio, afirmando que ele já estava curado. Depois, Maria pediu que Juan fosse até a colina Tepeyac e colhesse flores.

Naquela época do ano, fazia frio e não era comum haver flores na região. Mesmo assim, São Juan Diego encontrou lindas flores no local, as colheu e colocou em um manto, para levá-las até o bispo.

Quando Juan chegou até o bispo e abriu o manto, era possível ver a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe no tecido. Desde então, a imagem é venerada não apenas pelos mexicanos, mas por fiéis do mundo inteiro.

Gostou de conhecer a história do Santuário de Guadalupe? Então, aproveite para saber mais detalhes sobre nosso roteiro no México.

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Os grandes santos que você pode conhecer na França, em 2025

Ler mais

5 dicas para curtir uma viagem incrível ao Marrocos

Ler mais

Comida de avião: Como solicitar alimentação especial?

Ler mais

Por que viajar com um acompanhante memorial desde o Brasil?

Ler mais