conheça os Patrimônios da UNESCO localizados na Croácia
Você sabia que existem na Croácia dez Patrimônios da Humanidade declarados pela UNESCO? A Croácia, ao mesmo tempo que é um território antigo e que remonta aos períodos da Idade Média, é também um país bastante jovem enquanto república independente e que vem começando a se destacar como um dos destinos mais procurados pelos turistas. […]
Você sabia que existem na Croácia dez Patrimônios da Humanidade declarados pela UNESCO?
A Croácia, ao mesmo tempo que é um território antigo e que remonta aos períodos da Idade Média, é também um país bastante jovem enquanto república independente e que vem começando a se destacar como um dos destinos mais procurados pelos turistas.
Cada um de seus patrimônios mundiais apresenta aos visitantes partes importantes de sua história, seus recursos naturais, paisagens e lugares imperdíveis enriquecem a bagagem cultural de qualquer visitante.
Confira aqui alguns deles.
Parque Nacional dos Lagos Plitvice
Declarado como Parque Nacional em 1949, ele é um dos lugares mais atraentes para conhecer na Croácia. Sua beleza natural é tão impactante que no ano de 1979 foi acrescentado à lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.
Está localizado na região montanhosa de Lika, a mais fria do país. São 300 quilômetros quadrados de uma área que abriga 16 lagos – 12 superiores (os maiores) e 4 inferiores.
Todos eles são interligados como se fossem o degrau de uma escada e correm um para o outro ao longo de uma cachoeira, como amores inseparáveis.
Ao redor está uma floresta densa com fauna e flora riquíssimas; são 250 espécies de animais e 1400 espécies diferentes de plantas.
Já deu para perceber o motivo de atrair tanta atenção, não é mesmo? Ele fica aberto ao público durante o ano todo. Vale muito uma visita!
Palácio de Diocleciano
Localizado na cidade de Split, foi construído no século 3 d.C. pelo imperador romano Diocleciano. Sua principal intenção era que o lugar servisse como uma casa de descanso, onde poderia passar seus últimos anos de vida.
O Palácio possui elementos de uma villa romana, um campo militar e uma cidadela também ao estilo de Roma.
Ao longo dos anos foi continuamente ocupado por diferentes pessoas e para diversos objetivos, o que fez com que sua planta se alterasse com o passar do tempo.
No século VIII, por exemplo, ele e a cidade de Split se tornaram uma coisa só e assim se espalhou com Catedral, Batistério e edifícios de arquitetura romântica, gótica e renascentista, a maior prova de todas as épocas em que esteve ali, firme e inabalável.
Foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1979 e é um dos monumentos mais preservados do mundo.
centro histórico de Dubrovnik
Dubrovnik é uma cidade medieval murada, quase intacta e um dos destinos mais procurados na Croácia.
Foi construída toda em pedra, com casas e ruas estreitas, muitas escadas e muralhas que tinham como função fazer a defesa contra ataques inimigos; elas foram construídas à beira mar e demoraram séculos para serem concluídas.
Com 1400 metros de comprimento, 15 torres, e alguns fortes, 3 portões rodeiam a cidade e são seu grande símbolo.
A Rua Stradun, a mais larga e mais popular do lugar, abriga palácios e edifícios que têm no piso térreo lojinhas, joalherias, cafeterias e confeitarias. É um dos lugares favoritos dos turistas.
Entre os principais monumentos do centro histórico de Dubrovnik, estão a Igreja de São Brás, a Catedral de Dubrovnik, o Palácio do Reitor e o Palácio Sponza. A cidade foi declarada como Patrimônio da UNESCO também em 1979.
Basílica de Eufrásio em Poreč
Está localizada na Península de Istria e é o monumento cultural mais importante e mais valioso da cidade de Poreč, além de um dos principais monumentos históricos de toda a Croácia.
A Basílica faz parte de um complexo que possui a arquitetura paleocristã – arquitetura cristã primitiva que existe desde o século III – mais preservada do mundo.
Dentro deste complexo há um átrio, um batistério, o palácio do Bispo, ruínas de edifícios sacros que datam dos séculos III e IV e mosaicos bizantinos.
Aliás, estes mosaicos são a maior atração para os visitantes; decoram a fachada e o interior da Basílica e são exemplos muito valiosos da arte bizantina
A origem do nome do local é uma homenagem ao Bispo Eufrásio que serviu na cidade durante o reinado do Imperador Justiniano e deu a ideia para sua construção.
Entrou para a lista de Patrimônio Mundial da UNESCO em 1997 e hoje é um dos pontos turísticos croatas mais populares.
cidade histórica de Trogir
A cidade histórica de Trogir está localizada em uma ilhota, a 30 quilômetros de Split. Ela foi fundada por gregos e virou uma colônia romana em pouco tempo. Sua arquitetura, assim como a aparência geral de seu centro histórico, são de origem veneziana.
Suas ruas são estreitas e fazem a conexão de diversas igrejas em estilo gótico e em estilo romântico.
Foi declarada como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1997 e seus principais pontos turísticos são a Catedral de São Lourenço e a Fortaleza Camerlengo, com suas altas muralhas.
Em abril nosso grupo visitará as belezas destes patrimônios. Que tal embarcar com a gente?