12 de dezembro de 2023

San Gimignano, a Manhattan da Idade Média

San Gimignano é conhecida como a pérola medieval da Toscana, e a cidade recebeu da UNESCO o título de Patrimônio da Humanidade. Na Idade Média foi uma importante rota comercial na Itália, famosa pelo comércio de açafrão, que foi a iguaria responsável por enriquecer a cidade.  Durante o século XIII, San Gimignano ganhou fama na […]

   

San Gimignano é conhecida como a pérola medieval da Toscana, e a cidade recebeu da UNESCO o título de Patrimônio da Humanidade. Na Idade Média foi uma importante rota comercial na Itália, famosa pelo comércio de açafrão, que foi a iguaria responsável por enriquecer a cidade. 

Durante o século XIII, San Gimignano ganhou fama na história por ser a cidade das torres, quando as famílias de lá construíam torres de pedra cada vez mais altas para ostentar suas fortunas. 

Muita gente chama esse pequeno tesouro da Toscana de Manhattan da Idade Média. Isso porque a cidade tem torres altíssimas que parecem os arranha céus americanos. Na época, a cidade chegou a ter 72 torres. Hoje, restam somente 13 destas, que continua sendo um dos pontos turísticos locais e preservam o clima medieval da cidade. Uma delas é a torre mais alta da cidade, a Torre Grossa, com seus 54 metros de altura. É possível subir a Torre, e ter uma vista privilegiada de San Gimignano e das suas paisagens.

Vista aérea da cidade de San Gimignano, com as altas torres de pedra I Pexels

Visitar San Gimignano é como voltar ao passado. Atualmente um de seus pontos turísticos que mais cativam os viajantes é a Catedral, que apesar do exterior bem modesto, traz nas paredes internas e no teto afrescos de alguns dos melhores pintores toscanos da Idade Média, extremamente bem conservadas e com uma nitidez de cores impressionante. 

Além disso, a obra prima da Catedral é a capela, que conta com um afresco do pintor Domenico Ghirlandaio dedicado à Santa Fina, padroeira da cidade.

Entre os lugares imperdíveis nessa pitoresca cidade italiana está a Piazza della Cisterna, Piazza del Duomo, Piazza Pecori e Piazza delle Erbe.

Piazza della Cisterna, San Gimignano I Pexels

Um dos melhores gelatos do mundo

É em San Gimignano que está localizada a Gelateria Dondoli, a mais famosa gelateria da cidade, que venceu duas vezes o concurso de melhor da Itália e também foi considerado um dos melhores do mundo. Entre os sabores favoritos dos visitantes da cidade estão o gelato criado em homenagem à Santa Fina, que é feito à base de açafrão, e o sorbetto Vernaccia, feito com o vinho típico da cidade.

Entrada da Gelateria Dondoli, a mais famosa da cidade I Pexels

Em nossa viagem de setembro nosso grupo irá visitar San Gimignano e conhecer outros lugares incríveis da Itália. Confira nosso roteiro e embarque conosco. 

roteiros relacionados

   
10 noites

Itália

Nos passos de São Pio
De 1 a 12 de fevereiro de 2024
VER DETALHES
10 noites

Itália

uma jornada fascinante de beleza e tradição
De 13 a 25 de setembro de 2024
VER DETALHES