O primeiro jubileu surgiu do desejo do povo e não da igreja. Bonifácio VIII, em 1300 proclamou o primeiro Jubileu, também chamado de “Ano Santo”, um tempo no qual se experimenta que a santidade de Deus nos transforma.
Herdado da rica tradição bíblica, o ano jubilar revela-se como um tempo favorável e propício para colocar a reconciliação com Deus e uns com os outros de volta no centro da vida. Por isso, ao participar das celebrações do ano jubilar, os fiéis também podem ganhar a indulgência jubilar, um aspecto fundamental do jubileu que reflete a misericórdia de Deus.
No Jubileu 2025, cujo lema é Peregrinos da Esperança, os fiéis são convidados a atravessarem as Portas Santas e venerar as relíquias dos Apóstolos Pedro e Paulo guardadas nas Basílicas romanas. Milhões e milhões de peregrinos, ao longo dos séculos, foram até estes lugares sagrados dando vivo testemunho da fé de sempre.
Nas sagradas basílicas de Roma cada prece sussurrada é um ato de fé. Uma fé viva, dinâmica, fruto da constante renovação de corações que anseiam pelo profundo e verdadeiro encontro com Deus.
No Jubileu 2025, somos chamados a ser peregrinos de esperança. Cada um de nós, em nossas próprias circunstâncias e desafios cotidianos, somos convidados a cruzar não apenas as Portas Santas, mas também os limites do próprio ser.
"Para além das portas" é uma celebração da Vida, do espírito e de todos que respondem ao chamado do Papa para reunir-se em nome da fé. É um convite para viver uma experiência realmente transformadora, cruzando juntos as portas jubilares e descobrindo novos caminhos de fé e comunhão.
E claro, para nós a peregrinação continua, mesmo quando as portas físicas ficam para trás. Porque para nós não é só sobre fazer viagens, é sobre fazer história.
O Jubileu é memorial na vida de qualquer um e sabemos que o caminho para chegar lá não é fácil. É preciso muita organização e planejamento. É por isso que estamos aqui: para te ajudar nessa missão de levar o seu grupo a viver essa experiência transformadora.
viva o jubileu com a memorial