28 de novembro de 2023

Meteora: entre as nuvens e a História, uma experiência espiritual na Grécia

A Grécia é reconhecida até hoje como berço da civilização ocidental. Foi em território grego que surgiram as primeiras noções da democracia, das artes cênicas, da historiografia e da literatura. A história e o território grego são tão encantadores que inspiraram histórias como A Ilíada e a Odisséia, de Homero e se tornaram cenários de […]

   

A Grécia é reconhecida até hoje como berço da civilização ocidental. Foi em território grego que surgiram as primeiras noções da democracia, das artes cênicas, da historiografia e da literatura.

A história e o território grego são tão encantadores que inspiraram histórias como A Ilíada e a Odisséia, de Homero e se tornaram cenários de desenhos, filmes, novelas e séries.

Das muitas razões que se tem para conhecer a Grécia está Meteora, situada na vila de Kalambaca. Com suas autênticas formações rochosas, a Meteora é rica em espiritualidade e História.

Um dos mosteiros no alto das rochas de Meteora I Foto: Divulgação – Pixabay

Meteora significa “rochas no ar”, uma expressão que define o que todos os visitantes podem apreciar ali. Cercada por um conjunto de penhascos de pedra de areia formados sob o mar há 30 milhões de anos. Essas fascinantes formações esculpidas ao longo da história ficaram expostas com o abaixamento do nível do mar com o passar do tempo. 

O local serviu de inspiração para o cenário de alguns filmes e séries , como 007 e a prisão que abrigou Tyrion Lannister, de Game of Thrones.

Nestes penhascos estão alguns mosteiros, e é claro que o visual belíssimo ajuda e muito na contemplação. A estrutura morfológica e talvez sua proximidade com o céu fizeram com que muitos monges considerassem esse lugar ideal para a meditação. 

O primeiro mosteiro, Megalo Meteoro, foi fundado em 1336 por um monge chamado Athanasios. Está instalado no topo de uma rocha de 536 metros de altura. Ao visitar o mosteiro também é possível conhecer a caverna onde morou o primeiro monge.

A construção dos mosteiros de Meteora

Em nossa live sobre a Grécia, nosso diretor Ali, nos contou mais sobre a história da construção dos mosteiros de Meteora I Pombo Produções

Construídos no século XIII, pedra por pedra, os mosteiros de Meteora são únicos e não há quem conheça essa região e não se encante pela riqueza espiritual do lugar. O local era o centro mais importante da religião ortodoxa na época. Acredita-se  que a construção tenha levado cerca de 30 a 35 anos. 

Na época, para subir até lá, nada de escadas, só cordas. Hoje, o acesso ao local é feito por meio de escadas, mas todo o esforço para chegar nas alturas vale a pena. 

Meteora é um dos maiores e mais importantes complexos de mosteiros do cristianismo oriental, superado apenas pelo Monte Atos. I Foto: Divulgação – Pixabay

Já no século XVIII, muitos desses monastérios foram deixando de existir. Isso porque alguns monges faleceram, e também porque não havia mais a mesma quantidade de pessoas interessadas em seguir a vocação para a  vida monástica. Atualmente há 13 dos 24 mosteiros originais de Meteora, sendo que seis deles podem ser visitados.

Em abril nosso grupo irá conhecer as belíssimas paisagens da Grécia, e dois dos mosteiros encantadores de Meteora. Que tal embarcar conosco?

Confira nosso roteiro.

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Sabores da Andaluzia, a experiência gastronômica das tapas

Ler mais

Chefchaouen: A cidade azul do Marrocos

Ler mais

Descubra Setenil de las Bodegas, a joia oculta da Andaluzia

Ler mais

Lugares incríveis para conhecer nos Balcãs

Ler mais