19 de agosto de 2022

motivos para conhecer Salamanca, na Espanha

Assim como Ávila, Salamanca é uma cidade que faz parte da comunidade Castela e Leão, possui diversos monumentos preservados e está localizada a aproximadamente 200km de Madri. Para os turistas que amam conhecer lugares históricos e estejam passeando pelos arredores da capital espanhola, este é com certeza um destino que não pode faltar no roteiro. […]

   

Assim como Ávila, Salamanca é uma cidade que faz parte da comunidade Castela e Leão, possui diversos monumentos preservados e está localizada a aproximadamente 200km de Madri.

Para os turistas que amam conhecer lugares históricos e estejam passeando pelos arredores da capital espanhola, este é com certeza um destino que não pode faltar no roteiro.

Quer saber mais? Continue lendo e descubra os melhores motivos para visitar a cidade.

Salamanca – Espanha

atrações imperdíveis de Salamanca

As principais atrações da cidade tem o dom de preservar importantes elementos do passado e deixar claras sua identidade e vocação para o turismo cultural, junto à uma atmosfera jovem levada à Salamanca por universitários do mundo todo.

E esta é a primeira atração que você não pode perder.

Universidade de Salamanca – escuelas menores

A Universidade de Salamanca é a mais antiga da Espanha e estabeleceu a cidade como um centro de conhecimento, atraindo estudantes dos mais variados lugares.

Ela se divide entre “escuelas menores” e “escuelas mayores”. Nas “escuelas menores” se localiza a reitoria e outros departamentos da universidade, além do afresco intitulado “Os céus de Salamanca” com uma representação interessante do zodíaco.

A visita ao prédio é gratuita.

Universidade de Salamanca – escuelas menores

Universidade de Salamanca – escolas maiores

O prédio das “escuelas mayores” chama a atenção principalmente por sua fachada. Nela há um emaranhado complexo de imagens religiosas, heráldicas e mitológicas, além dos bustos dos reis católicos, Fernando e Isabel.

Lá também se encontra uma impressionante biblioteca medieval com uma coleção bastante ampla de livros e manuscritos.

Universidade de Salamanca – escuelas mayores

plaza mayor

Considerada uma das praças mais bonitas da Espanha, é toda construída em arquitetura barroca e também o coração da cidade de Salamanca.

É nela que acontecem os maiores eventos locais e uma visita, tanto durante o dia, quanto à noite, é sempre uma experiência incrível.

Passando pela praça você encontra o mercado central, o Palácio Real, a prefeitura, restaurantes e bares excelentes para um happy hour.

plaza mayor de Salamanca

catedral nova de Salamanca

De cara a cidade, como um bom local turístico histórico, apresenta duas catedrais, a velha e a nova, que são consideradas “irmãs” e separadas apenas por uma porta, o que possibilita que uma visita em ambas seja feita por um valor único.

A Catedral nova foi construída misturando os estilos barroco, gótico e renascentista e possui estátuas que representam personagens do Velho e do Novo Testamento.

catedral nova de Salamanca

catedral velha de Salamanca

No período em que foi construída (durante dois séculos) ocorriam guerras consecutivamente e por isso adquiriu aspecto e características defensivas.

No século 20, serviu como refúgio durante a Guerra Civil Espanhola.

catedral velha de Salamanca

ponte romana

É provavelmente um dos pontos mais antigos de Salamanca; foi construída no século I, quando a região ainda era dominada pelo Império Romano. Da ponte é possível ter uma visão diferenciada e privilegiada de toda a cidade.

Além disso, é utilizada por romeiros do mundo todo que fazem o Caminho da Prata, parte integrante da famosa peregrinação conhecida comoCaminhos de Santiago de Compostela“.

ponte romana – Salamanca

Salamanca faz parte do nosso roteiro para JMJ 2023 em que, após os dias da Jornada, visitaremos outros lugares da Europa. Confira agora mesmo.

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Sabores de Praga: onde comer e beber na capital checa

Ler mais

Meteora: entre as nuvens e a História, uma experiência espiritual na Grécia

Ler mais

Conheça Montalcino, a cidade do Brunello italiano

Ler mais

Conheça alguns Patrimônios Imateriais da UNESCO com origens croata

Ler mais