o Palácio Real da Jordânia e a cidade de Amã
Quando o assunto é a Jordânia é comum que a associação imediata seja com o Rio Jordão e com Petra, onde está uma das Sete maravilhas do mundo antigo. Porém, a Jordânia, como um dos territórios mais antigos do mundo, tem muito mais a oferecer. Você sabia, por exemplo, que há uma família real lá […]
Quando o assunto é a Jordânia é comum que a associação imediata seja com o Rio Jordão e com Petra, onde está uma das Sete maravilhas do mundo antigo.
Porém, a Jordânia, como um dos territórios mais antigos do mundo, tem muito mais a oferecer.
Você sabia, por exemplo, que há uma família real lá e que a rainha se envolve pessoalmente em trabalhos sociais de grande importância?
Pois é, com certeza vale a pena conhecer um pouquinho mais deste lugar tão incrível, principalmente sua capital, Amã, e por isso separamos algumas dicas e informações para vocês.
Palácio Raghadan, residência real da Jordânia
O Palácio foi construído em estilo islâmico, na capital do país, no ano de 1926. Na época, quem reinava era o Rei Abdullah I e é até hoje a principal residência da Família Real da Jordânia.
Sua arquitetura original era repleta de janelas manchadas e madeira requintada por todo o interior.
Ao longo das décadas, sobretudo após um incêndio ocorrido em 1983, passou por revitalizações e restaurações, inclusive dos afrescos do teto da sala do trono; apesar disso, as principais características arquitetônicas foram preservadas.
o que saber e o que fazer em Amã, capital da Jordânia
Se dissermos o nome Filadélfia, você pensará na cidade dos Estados Unidos, certo?
Bem, aqui vai um pedacinho da história. Amã é uma das mais antigas cidades do mundo que são continuamente habitadas.
Ela passou e sobreviveu por diversos períodos da história, como o do Império Romano e Império Bizantino, até a dominação dos gregos em 331 a.C., sendo batizada como Filadélfia.
Andar atualmente pela cidade é com certeza uma experiência no mínimo interessante, pois as ruínas que contam a história do lugar coexistem com sua modernidade e paisagem quase monocromática.
Agora que acabamos a aula de história vamos lá às dicas do que conhecer em Amã
Templo de Hércules
Este é um dos maiores destaques da cidade e possivelmente seu principal local histórico.
De acordo com inscrições encontradas no próprio local, foi construído em honra do imperador Marco Aurélio, entre 161 e 166 a.C.
Lá também contém uma mão feita para simbolizar a mão de Hércules como forma de dedicação ao semideus Romano de maior importância e protetor da agora Amã. (Sim, Hércules é o nome Romano para o filho semideus de Júpiter).
Hoje restam apenas 6 colunas originais do Templo e são estudadas formas de restauração e preservação da estrutura do lugar.
Anfiteatro Romano
Foi construído em 17 d.C. e tinha a capacidade de receber até 6 mil pessoas.
Visitar este monumento é como ir a um museu a céu aberto. Para aproveitar melhor e tirar boas fotos, vá logo pela manhã, horário em que o Anfiteatro tem uma iluminação privilegiada ou a noite, quando há uma iluminação cênica.
Mesquita Rei Abdullah
É impossível estar em um país árabe e não dar de cara com uma Mesquita.
Como em muitos lugares, as mesquitas de Amã de modo geral não são abertas para pessoas que não sejam muçulmanas, no entanto esta é aberta para que turistas conheçam, o que é sempre uma experiência super enriquecedora.
Apenas tome cuidado com as vestimentas!
Rainbow Street
Se você gosta de badalação, essa é a rua para você.
Como o nome sugere, ela é toda colorida, com um ambiente animado e acolhedor. Está repleta de cafés, bons restaurantes, lojas e tudo que há de mais moderno no país.
Com certeza vale dar uma passada para um jantar descontraído e para observar a boa convivência entre os lugares históricos
E se você gostou de saber mais sobre a Jordânia, fale com a gente e saiba mais sobre as nossas saídas para o ano que vem.