10 de novembro de 2022

o Palácio Real da Jordânia e a cidade de Amã

Quando o assunto é a Jordânia é comum que a associação imediata seja com o Rio Jordão e com Petra, onde está uma das Sete maravilhas do mundo antigo. Porém, a Jordânia, como um dos territórios mais antigos do mundo, tem muito mais a oferecer. Você sabia, por exemplo, que há uma família real lá […]

   

Quando o assunto é a Jordânia é comum que a associação imediata seja com o Rio Jordão e com Petra, onde está uma das Sete maravilhas do mundo antigo.

Porém, a Jordânia, como um dos territórios mais antigos do mundo, tem muito mais a oferecer.

Você sabia, por exemplo, que há uma família real lá e que a rainha se envolve pessoalmente em trabalhos sociais de grande importância? 

Pois é, com certeza vale a pena conhecer um pouquinho mais deste lugar tão incrível, principalmente sua capital, Amã, e por isso separamos algumas dicas e informações para vocês.

Palácio Raghadan, residência real da Jordânia 

O Palácio foi construído em estilo islâmico, na capital do país, no ano de 1926. Na época, quem reinava era o Rei Abdullah I e é até hoje a principal residência da Família Real da Jordânia.

Sua arquitetura original era repleta de janelas manchadas e madeira requintada por todo o interior. 

Ao longo das décadas, sobretudo após um incêndio ocorrido em 1983, passou por revitalizações e restaurações, inclusive dos afrescos do teto da sala do trono; apesar disso, as principais características arquitetônicas foram preservadas.

palacio-real-da-jordania-e-sua-capital-ama
Palácio Raghadan – Jordânia

o que saber e o que fazer em Amã, capital da Jordânia

palacio-real-da-jordania-e-sua-capital-ama
Vista da cidade de Amã, capital da Jordânia.

Se dissermos o nome Filadélfia, você pensará na cidade dos Estados Unidos, certo?

Bem, aqui vai um pedacinho da história. Amã é uma das mais antigas  cidades do mundo que são continuamente habitadas.

Ela passou e sobreviveu por diversos períodos da história, como o do Império Romano e Império Bizantino, até a dominação dos gregos em 331 a.C., sendo batizada como Filadélfia.

Andar atualmente pela cidade é com certeza uma experiência no mínimo interessante, pois as ruínas que contam a história do lugar coexistem com sua  modernidade e paisagem quase monocromática. 

Agora que acabamos a aula de história vamos lá às dicas do que conhecer em Amã

Templo de Hércules

Este é um dos maiores destaques da cidade e possivelmente seu principal local histórico.

De acordo com inscrições encontradas no próprio local, foi construído em honra do imperador Marco Aurélio, entre 161 e 166 a.C.

Lá também contém uma mão feita para simbolizar a mão de Hércules como forma de dedicação ao semideus Romano de maior importância e protetor da agora Amã. (Sim, Hércules é o nome Romano para o filho semideus de Júpiter).

Hoje restam apenas 6 colunas originais do Templo e são estudadas formas de restauração e preservação da estrutura do lugar.

Templo de Hércules – Amã, Jordânia

Anfiteatro Romano 

Foi construído em 17 d.C. e tinha a capacidade de receber até 6 mil pessoas. 

Visitar este monumento é como ir a um museu a céu aberto. Para aproveitar melhor e tirar boas fotos, vá logo pela manhã, horário em que o Anfiteatro tem uma iluminação privilegiada ou a noite, quando há uma iluminação cênica.

Ruínas do Anfiteatro Romano – Amã, Jordânia

Mesquita Rei Abdullah

jordania-e-sua-capital-ama
Fachada da Mesquita Rei Abdullah – Amã, Jordânia

É impossível estar em um país árabe e não dar de cara com uma Mesquita.

Como em muitos lugares, as mesquitas de Amã de modo geral não são abertas para pessoas que não sejam muçulmanas, no entanto esta é aberta para que turistas conheçam, o que é sempre uma experiência super enriquecedora.

Apenas tome cuidado com as vestimentas!

Interior da Mesquita Rei Abdullah – Amã, Jordânia

Rainbow Street

Rainbow Street – Amã, Jordânia

Se você gosta de badalação, essa é a rua para você.

Como o nome sugere, ela é toda colorida, com um ambiente animado e acolhedor. Está repleta de cafés, bons restaurantes, lojas e tudo que há de mais moderno no país. 

Com certeza vale dar uma passada para um jantar descontraído e para observar a boa convivência entre os lugares históricos 

Decoração da Rainbow Street – Amã, Jordânia

E se você gostou de saber mais sobre a Jordânia, fale com a gente e saiba mais sobre as nossas saídas para o ano que vem. 

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Tipos de tomada no mundo: Conheça os formatos e adaptadores para evitar problemas

Ler mais

Descubra a história e beleza da Basílica de Santa Sofia em Istambul

Ler mais

A beleza cinematográfica dos Lagos de Plitvice na Croácia

Ler mais

Descubra a casa da Virgem Maria, na Turquia

Ler mais