Tailândia: O que vestir ao visitar os templos tailandeses
Viajar para a Tailândia é uma experiência fascinante. Uma verdadeira descoberta cultural e espiritual por um dos países incríveis da Indochina, inclusive visitando os belíssimos templos tailandeses. Mas, planejar uma visita aos templos sagrados da Tailândia requer uma atenção especial. Por respeito, atente-se principalmente às vestimentas e ao gestual. Apesar do clima quente e úmido […]
Viajar para a Tailândia é uma experiência fascinante. Uma verdadeira descoberta cultural e espiritual por um dos países incríveis da Indochina, inclusive visitando os belíssimos templos tailandeses. Mas, planejar uma visita aos templos sagrados da Tailândia requer uma atenção especial. Por respeito, atente-se principalmente às vestimentas e ao gestual.
Apesar do clima quente e úmido do país, o respeito às tradições budistas é fundamental. Aqui estão algumas dicas essenciais para se vestir adequadamente e garantir uma experiência respeitosa e confortável nos templos tailandeses.
Qual tipo de vestimenta usar?
Para acessar os templos, é imprescindível cobrir ombros e joelhos. Opte por calças ou saias longas e blusas sem decote. Evite roupas com fendas ou que mostrem a cintura. Além disso, no caso do Grand Palace, em Bangkok, que é considerado um dos locais mais rigorosos, as regras são ainda mais estritas.
A necessidade de cobrir-se aplica-se ao interior dos templos. Nas áreas externas dos complexos, geralmente não é necessário, exceto em locais como o Grand Palace e o Templo Branco.
Por isso, preparamos algumas dicas e soluções práticas para a sua visita:
- Mulheres e homens devem evitar mostrar ombros, barriga e joelhos.
- Roupas como leggings e peças transparentes são inapropriadas para estes locais.
- No caso dos homens, camisetas são permitidas, mas opte por camisetas com mangas e não regatas. Além disso, os shorts devem ser trocados por bermudas que cubram os joelhos.
Contudo, em locais menos exigentes que o Grand Palace, você pode usar saias ou bermudas que cubram os joelhos e carregar um lenço para cobrir os ombros ou amarrar na cintura.
Vale a pena usar roupas emprestadas do próprio templo?
Atualmente, para não atrapalhar o passeio, muitos templos que seguem regras mais rígidas oferecem empréstimo de lenços ou roupões para os visitantes. No entanto, no Grand Palace, caso você não esteja adequadamente vestido, terá que comprar a peça correta no local. Além disso, dentro dos templos, é obrigatório retirar os sapatos, então escolha calçados fáceis de tirar e colocar.
Não deixe de visitar os belíssimos templos tailandeses durante a sua viagem! Mas, lembre-se, é preciso sempre ser respeitoso com a cultura de cada local, e usar as vestimentas corretas é parte dos detalhes que fazem uma experiência incrível.