Ávila: um encanto espanhol
Ávila é uma província espanhola da comunidade de Castela e Leão, localizada a aproximadamente 115 km de Madri e a 1131 m acima do nível do mar. Sua fama e principal chamariz de turistas de todo o mundo vem de suas muralhas que se encontram quase intactas desde a Idade Média e estão entre as […]
Ávila é uma província espanhola da comunidade de Castela e Leão, localizada a aproximadamente 115 km de Madri e a 1131 m acima do nível do mar.
Sua fama e principal chamariz de turistas de todo o mundo vem de suas muralhas que se encontram quase intactas desde a Idade Média e estão entre as mais preservadas de toda a Europa.
Por ficar a pouco mais de uma hora de trem da capital, Madri, é bastante fácil fazer um bate e volta e conhecer os encantos que Ávila oferece.
Se tiver mais tempo, vale muito ficar pelo menos um dia para aproveitar o clima medieval à noite e curtir o centro histórico menos apinhado de visitantes.
Imperdível, não é mesmo?
Então confira nossas dicas de lugares que você não pode deixar de visitar se for fazer uma viagem rápida à Ávila.
o melhor de Ávila para você conhecer
Muralhas de Ávila
Um dos exemplos mais preservados de muralhas defensivas da Espanha, a Muralha de Ávila é, sem dúvidas, a atração mais impressionante e emblemática da cidade.
Foi erguida entre os séculos 11 e 12, possui 2,5 Km de extensão, 88 torres de proteção e 9 portas diferentes, tudo extremamente bem preservado. É, inclusive, considerada um dos patrimônios da Unesco.
O mais interessante de realizar o passeio para conhecê-las é que os visitantes são autorizados a acessar o alto dela por meio de algumas escadas e seguir caminhando, passando por igrejas, jardins e ruínas antigas, além de ter uma noção mais ampla do centro histórico da cidade e ter a chance de provar a culinária deliciosa de restaurantes típicos.
É possível ingressar na muralha por 4 entradas: Puerta del Alcázar, Carnicerías, Arco del Carmen ou Puenta Adaja, mas antes é necessário adquirir o ingresso de entrada.
Catedral de Ávila
Foi a primeira catedral gótica da Espanha e sua construção foi planejada para ser uma proteção dupla: a proteção do divino e também uma fortificação contra possíveis guerras e ataques.
Por essa razão foi construída utilizando a própria muralha como parte traseira e estruturada com pedras bem resistentes, fato que fica evidente só de olharmos. Ali é possível visitar o seu interior, assim como o seu museu e sua torre.
Basílica São Vicente de Ávila
Completamente diferente da Catedral de Ávila, a Basílica fica do lado de fora da Muralha e foi construída em estilo romântico no século IV, marcando uma transição de estilos.
A estrutura da igreja como um todo possui o formato da cruz romana (com o poste comprido e travessão mais em cima, formato que os romanos utilizavam para crucificação), enquanto suas colunas possuem o formato da cruz grega (cruz com os quatro lados iguais).
Ao entrar na Basílica encontramos capelas, imagens, altares, um órgão e artes barrocas.
Além de uma grande importância arquitetônica, também tem uma grande importância religiosa, pois é nela em que estão localizados os restos mortais de São Vicente.
Plaza Del Mercado Chico
Outro ponto importante e turístico de Ávila é a Plaza del Mercado Chico. Lá é onde se localiza a prefeitura, algumas lojas bastante interessantes e bons restaurantes.
É ótima para um passeio à noite e para curtir o final do dia.
Convento de Santa Teresa
Construído no século XVII pelo Carmelita Descalço Frei Alonso de San José, o Convento de Santa Teresa foi erguido exatamente no local onde Santa Teresa nasceu.
Possui obras barrocas em seu interior e exterior, uma fachada com muitos ornamentos e um museu que conta um pouco da história de Santa Teresa D’ávila.
Ávila faz parte do nosso roteiro da Jornada Mundial da Juventude de 2023. Após o período da JMJ em Lisboa, visitaremos mais alguns lugares, inclusive este encanto na Espanha.
Confira e comece a planejar hoje mesmo sua viagem.