29 de novembro de 2022

ilhas italianas que valem muito do seu tempo

A Itália é sem sombra de dúvida um território riquíssimo em cultura e paisagens deslumbrantes e com territórios menos explorados que os pontos tradicionais. Se você gostaria de conhecer lugares diferentes de Roma ou Veneza, este conteúdo foi feito especialmente para te inspirar e apresentar ilhas italianas que valem muito do seu tempo. Sardenha A […]

   

A Itália é sem sombra de dúvida um território riquíssimo em cultura e paisagens deslumbrantes e com territórios menos explorados que os pontos tradicionais. Se você gostaria de conhecer lugares diferentes de Roma ou Veneza, este conteúdo foi feito especialmente para te inspirar e apresentar ilhas italianas que valem muito do seu tempo.

Sardenha

A ilha da Sardenha é um dos melhores lugares da Europa para curtir as férias junto ao mar e ter o descanso merecido. 

Seu litoral é formado por mais de 200km de praias, enseadas e falésias, além de ser um patrimônio cultural e histórico e preservar paisagens naturais intactas e selvagens que podem ser exploradas por meio de excursões guiadas e controladas.

Ela está localizada no Mar Mediterrâneo e suas escarpas apresentam ruínas misteriosas em formato de Colméia – chamadas de nuragos, que datam da Idade do Bronze.

Para quem gosta de atividades mais intensas, o lugar também pode ser desfrutado com aventuras como trekking e mergulho. Outra atividade bastante popular entre os turistas é a observação de pássaros.

Locais como a Costa de Oristano e Lago das Cabras oferecem a oportunidade de ver flamingos, falcões, garças-reais, pássaros migratórios e grous. 

Sardanha, Itália | Foto Cristina Giarrizzo | Pexels

Ilhas Eólias

Este é um arquipélago da região da Sicília formado por sete ilhas irmãs: Lipari, Panarea, Vulcano, Salina, Stromboli, Alicudi e Filicudi. 

Elas são banhadas pelo mar Tirreno, famoso por hospedar alguns vulcões, sendo dois deles ativos – o Stromboli e Vulcano.

Este é um arquipélago da região da Sicília formado por sete ilhas irmãs: Lipari, Panarea, Vulcano, Salina, Stromboli, Alicudi e Filicudi. 

Elas são banhadas pelo mar Tirreno, famoso por hospedar alguns vulcões, sendo dois deles ativos – o Stromboli e Vulcano.

Desde o ano 2000 foi incluída na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO por sua natureza exuberante de origem totalmente vulcânica, o que por si só já vale uma viagem. Além disso, suas praias são excelentes para aproveitar o mar. 

Ilhas Eólias, Itália | Foto Giuseppe Gallo | Unsplash

Ilha de Elba

A Ilha de Elba é a terceira maior da Itália, faz parte do Parque Nacional do Arquipélago da Toscana, que oferece muitas trilhas de trekking e fica a poucos quilômetros do continente.

Entre as atividades e lugares imperdíveis para conhecer estão o Monte Capanne, localizado no lado oeste da ilha, com aproximadamente mil metros de altura e de onde você pode usar um teleférico para subir até o topo para apreciar a vista. 

Outra atração que atrai muitos turistas é Pimonte, onde estão os destroços de um navio mercante que naufragou em 1972, prato cheio para quem ama mergulhar. 

Elba conta com uma história riquíssima e oferece a seus visitantes tesouros arqueológicos de valor imensurável.

Foi lá que Napoleão ficou exilado até o dia de sua morte e em Portoferraio, cidade construída na costa norte e é considerada o coração da ilha, estão diversos bastiões e tesouros da era napoleônica. 

Ilha de Elba | Foto Bjorn Agerbeek | Unsplash

Capri

Esta ilha se destaca principalmente por sua beleza natural, com praias onde o mar possui águas cristalinas, grutas que só podem ser acessadas por barco, árvores e flores para todos os lados e o Monte Solaro, de onde a vista completa de Capri é um verdadeiro espetáculo. 

Falando em árvores e flores, uma de suas principais atrações são os Jardins de Augusto, onde se pode fazer uma caminhada tranquila apreciando uma flora bastante diversificada.  

Como nas demais ilhas citadas, existe um lugar perfeito para mergulhar: o Lido del Faro. Ali não há pedras ou areia, apenas um penhasco escarpado e uma imensidão azul para explorar. 

Panorama Ilha de Capri, Itália | Foto Dezalb | Pixabay

Lampedusa

A Ilha de Lampedusa se encontra dividida entre a Europa, próxima da Sicília e a África, na região da Tunísia, o que dá a ela um bônus irresistível para quem ama poder viver diferentes culturas e tradições em uma mesma viagem. 

Além de praias inesquecíveis, como é o caso da Ilha dos Coelho, onde se pode admirar a vida das tartarugas e outros animais (sim, na ilha dos coelhos quem manda são as tartarugas), há tantos tipos de atrações turísticas interessantes que parece não haver tempo para todas elas. 

Entre os pontos mais interessantes de conhecer estão o Santuário Madonna de Lampedusa, a Fontana Cascella e o Obelisco de Bronze de Cassororo, do artista Arnaldo Pomodoro, que o criou em homenagem e memória daqueles que foram mortos nas guerras.

E aí, partiu Itália?

Lampedusa, Itália | Foto Daniele Putti | Pexels

roteiros relacionados

   
8 noites

Itália

jubileu das famílias 2025
De 25 de maio a 4 de junho de 2025
VER DETALHES