24 de fevereiro de 2023

a majestosa região dos Balcãs

Você já ouviu falar da região dos Balcãs? Também conhecida como península balcânica, ela corresponde à região sudeste da Europa e engloba países como: Grécia, partes da Croácia, a parte europeia da Turquia, Bulgária, Albânia, Macedônia, Kosovo, Romênia, Eslovênia, Montenegro, Sérvia, Bósnia e Herzegovina.  Esta península está localizada no encontro de alguns rios, sendo o […]

   

Você já ouviu falar da região dos Balcãs?

Também conhecida como península balcânica, ela corresponde à região sudeste da Europa e engloba países como: Grécia, partes da Croácia, a parte europeia da Turquia, Bulgária, Albânia, Macedônia, Kosovo, Romênia, Eslovênia, Montenegro, Sérvia, Bósnia e Herzegovina. 

Esta península está localizada no encontro de alguns rios, sendo o mais importante deles o Rio Danúbio, o segundo maior do continente. 

A soma de tantos locais diferentes a torna riquíssima em paisagens naturais com muitos lagos, praias e  montanhas, culturas variadas, comidas maravilhosas, monumentos históricos e pontos que preservam a memória de fatos importantes ali vividos, desde os tempos medievais até a Guerra dos Balcãs. 

Confira aqui o que você não pode perder ao viajar pela região. 

países para conhecer na região dos Balcãs

Grécia

regiao-dos-balcas
Santorini

Com certeza todo mundo já ouviu falar sobre as maravilhas das ilhas gregas, sobre  as cidades que preservam as ruínas e histórias que ocorreram antes de Cristo, de sua arquitetura e paisagens de tirar o fôlego. 

O país é conhecido até hoje como berço da civilização ocidental, pois foi em território grego que surgiram as primeiras noções da democracia, das artes cênicas, da historiografia e da literatura. 

Até hoje preserva marcos de suas crenças politeístas, ou seja, a crença que os gregos antigos tinham em Zeus, Afrodite, Atena, Hades, Hermes e tantos outros deuses.

Além de sua vastidão cultural, ter a chance de conhecer a culinária e tradições locais fazem cada minuto da viagem valer a pena.

Entre as cidades que você não pode deixar de conhecer estão: Atenas, Santorini, Rhodes e, uma menos visitada e menos popular, mas que apresenta uma beleza extremamente compensadora: Meteora. 

regiao-dos-balcas
Meteora

Turquia – Região dos Balcãs

regiao-dos-balcas
Istambul

Istambul, a cidade mais conhecida da Turquia por suas mesquitas, comércio e restaurantes, fica bem próximo de outros países da região dos Balcãs, o que significa uma possibilidade de dar um pulinho para conhecer as belezas e tradições do povo turco.

Estando no país você tem a oportunidade de se estender para a parte asiática do território e apreciar tudo que suas paisagens e história têm a oferecer, como as águas termais de Pamukkale e as ruínas de Éfeso. 

As formações calcárias de Pamukkale, também conhecidas como Castelos de Algodão, fazem parte das atrações mais visitadas na Turquia, principalmente pelas nascentes de água quente. 

Com o passar dos séculos, o que eram piscinas termais formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata através de uma colina; é algo lindo de ver e mergulhar nessas águas é com certeza uma experiência imperdível. 

Já Éfeso é a cidade onde estão localizadas as ruínas mais importantes de todo o país e um grande marcos das civilizações antigas, um prato cheio para os apaixonados por conhecimento. 

regiao-dos-balcas
Pamukkale

Croácia – Região dos Balcãs

regiao-dos-balcas
Dubrovnik

A Croácia, ao mesmo tempo que é um território antigo e que remonta aos períodos da Idade Média, é também um país bastante jovem enquanto república independente e que vem começando a se destacar como um dos destinos mais procurados pelos turistas.

Ela abriga 10 patrimônimos Mundiais da UNESCO e, sem sombra de dúvidas, é o principal destino da região dos Balcãs, com belas praias, fortalezas, castelos e ruelas medievais. 

De suas cidades, as mais procuradas são Split, Zadar, a capital Zagreb e Dubrovnik, local que ficou famoso por ter servido de cenário para algumas cenas de Game of Thrones. 

Dos patrimônios que mais valem uma visita está o Parque Nacional dos Lagos Plitvice. Está localizado na região montanhosa de Lika, a mais fria do país. São 300 quilômetros quadrados de uma área que abriga 16 lagos – 12 superiores (os maiores) e 4 inferiores.

Todos eles são interligados como se fossem o degrau de uma escada e correm um para o outro ao longo de uma cachoeira, como amores inseparáveis.

regiao-dos-balcas
Cachoeira do Parque Nacional de Plitvice

Em abril estaremos com nossos grupos visitando toda a majestosidade da região dos Balcãs e ao longo do ano visitaremos a Turquia e a Grécia. 

Que tal conferir nossos roteiros e embarcar com a gente nesses momentos tão especiais?

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Destinos espirituais para viver experiências surpreendentes

Ler mais

As maravilhas subterrâneas da caverna de Postojna, na Eslovênia

Ler mais

Sabores da Tailândia: descobertas culinárias inesquecíveis

Ler mais

7 curiosidades do Vietnã que você precisa saber antes de embarcar

Ler mais