17 de fevereiro de 2023

conheça os Patrimônios da UNESCO localizados na Croácia

Você sabia que existem na Croácia dez Patrimônios da Humanidade declarados pela UNESCO?  A Croácia, ao mesmo tempo que é um território antigo e que remonta aos períodos da Idade Média, é também um país bastante jovem enquanto república independente e que vem começando a se destacar como um dos destinos mais procurados pelos turistas. […]

   

Você sabia que existem na Croácia dez Patrimônios da Humanidade declarados pela UNESCO? 

A Croácia, ao mesmo tempo que é um território antigo e que remonta aos períodos da Idade Média, é também um país bastante jovem enquanto república independente e que vem começando a se destacar como um dos destinos mais procurados pelos turistas.

Cada um de seus patrimônios mundiais apresenta aos visitantes partes importantes de sua história, seus recursos naturais, paisagens e lugares imperdíveis enriquecem a bagagem cultural de qualquer visitante. 

Confira aqui alguns deles.

Parque Nacional dos Lagos Plitvice

Declarado como Parque Nacional em 1949, ele é um dos lugares mais atraentes para conhecer na Croácia. Sua beleza natural é tão impactante que no ano de 1979 foi acrescentado à lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.

Patrimonios croatas da unesco
Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

Está localizado na região montanhosa de Lika, a mais fria do país. São 300 quilômetros quadrados de uma área que abriga 16 lagos – 12 superiores (os maiores) e 4 inferiores.

Todos eles são interligados como se fossem o degrau de uma escada e correm um para o outro ao longo de uma cachoeira, como amores inseparáveis.

Ao redor está uma floresta densa com fauna e flora riquíssimas; são 250 espécies de animais e 1400 espécies diferentes de plantas.

Já deu para perceber o motivo de atrair tanta atenção, não é mesmo? Ele fica aberto ao público durante o ano todo. Vale muito uma visita!

monios croatas da unesco
Cachoeira do Parque Nacional de Plitvice

Palácio de Diocleciano

monios croatas da unesco
Palácio Diocleciano

Localizado na cidade de Split, foi construído no século 3 d.C. pelo imperador romano Diocleciano. Sua principal intenção era que o lugar servisse como uma casa de descanso, onde poderia passar seus últimos anos de vida. 

O Palácio possui elementos de uma villa romana, um campo militar e uma cidadela também ao estilo de Roma. 

Ao longo dos anos foi continuamente ocupado por diferentes pessoas e para diversos objetivos, o que fez com que sua planta se alterasse com o passar do tempo. 

No século VIII, por exemplo, ele e a cidade de Split se tornaram uma coisa só e assim se espalhou com Catedral, Batistério e edifícios de arquitetura romântica, gótica e renascentista, a maior prova de todas as épocas em que esteve ali, firme e inabalável. 

Foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1979 e é um dos monumentos mais preservados do mundo. 

monios croatas da unesco
Palácio Diocleciano

centro histórico de Dubrovnik

Dubrovnik é uma cidade medieval murada, quase intacta e um dos destinos mais procurados na Croácia. 

Foi construída toda em pedra, com casas e ruas estreitas, muitas escadas e muralhas que tinham como função fazer a defesa contra ataques inimigos; elas foram construídas à beira mar e demoraram séculos para serem concluídas. 

Com 1400 metros de comprimento, 15 torres, e alguns fortes, 3 portões rodeiam a cidade e são seu grande símbolo.

A Rua Stradun, a mais larga e mais popular do lugar, abriga palácios e edifícios que têm no piso térreo lojinhas, joalherias, cafeterias e confeitarias. É um dos lugares favoritos dos turistas. 

Entre os principais monumentos do centro histórico de Dubrovnik, estão a Igreja de São Brás, a Catedral de Dubrovnik, o Palácio do Reitor e o Palácio Sponza. A cidade foi declarada como Patrimônio da UNESCO também em 1979.  

monios croatas da unesco
Muralhas de Dubrovnik

Basílica de Eufrásio em Poreč

Está localizada na Península de Istria e é o monumento cultural mais importante e mais valioso da cidade de Poreč, além de um dos principais monumentos históricos de toda a Croácia. 

monios croatas da unesco
Pináculo da Basílica

A Basílica faz parte de um complexo que possui a arquitetura paleocristã – arquitetura cristã primitiva que existe desde o século III –  mais preservada do mundo. 

Dentro deste complexo há um átrio, um batistério, o palácio do Bispo, ruínas de edifícios sacros que datam dos séculos III e IV e mosaicos bizantinos. 

Aliás, estes mosaicos são a maior atração para os visitantes; decoram a fachada e o interior da Basílica e são exemplos muito valiosos da arte bizantina

A origem do nome do local é uma homenagem ao Bispo Eufrásio que serviu na cidade durante o reinado do Imperador Justiniano e deu a ideia para sua construção. 

Entrou para a lista de Patrimônio Mundial da UNESCO em 1997 e hoje é um dos pontos turísticos croatas mais populares.   

monios croatas da unesco
Complexo da Basílica

cidade histórica de Trogir

A cidade histórica de Trogir está localizada em uma ilhota, a 30 quilômetros de Split. Ela foi fundada por gregos e virou uma colônia romana em pouco tempo. Sua arquitetura, assim como a aparência geral de seu centro histórico, são de origem veneziana. 

Suas ruas são estreitas e fazem a conexão de diversas igrejas em estilo gótico e em estilo romântico. 

monios croatas da unesco
Centro histórico de Trogir

Foi declarada como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1997 e seus principais pontos turísticos são a Catedral de São Lourenço e a Fortaleza Camerlengo, com suas altas muralhas. 

monios croatas da unesco
Fortaleza Camerlengo

Em abril nosso grupo visitará as belezas destes patrimônios. Que tal embarcar com a gente?

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Uma jornada inspiradora na viagem ao Marrocos

Ler mais

Uma noite inesquecível no deserto do Marrocos

Ler mais

Desvendando a majestade do Monte Ararat, na Armênia

Ler mais

5 pratos típicos para você experimentar no Egito

Ler mais