16 de janeiro de 2023

confira dicas do que fazer em Milão

Cidade mais cosmopolita da Itália, considerada a capital da moda e importante centro econômico, Milão é uma cidade elegante, cheia de curiosidades e lugares fabulosos para conhecer. Quer saber mais? Então confira aqui alguns pontos turísticos que você não pode deixar de curtir por lá. lugares para conhecer em Milão Duomo de Milão Principal ponto […]

   

Cidade mais cosmopolita da Itália, considerada a capital da moda e importante centro econômico, Milão é uma cidade elegante, cheia de curiosidades e lugares fabulosos para conhecer.

Quer saber mais?

Então confira aqui alguns pontos turísticos que você não pode deixar de curtir por lá.

lugares para conhecer em Milão

Duomo de Milão

Milão, Itália | Shahram Jahansooz | Pexels

Principal ponto turístico da cidade, O Duomo de Milão é uma das mais belas catedrais em estilo gótico que existem no mundo, a segunda maior da Itália e a terceira da Europa. 

Tanto em seu interior, quanto em seus telhados, possui uma gama de maravilhas da era medieval, como é o caso de seus vitrais. 

O aspecto mais marcante de sua arquitetura são suas 135 agulhas (popularmente conhecidas como flechas), em que estão gravadas imagens de plantas e animais e cerca de 3.400 estátuas detalhadas, que retratam diversos personagens, como São Bartolomeu e alguns profetas.

No topo da maior agulha está localizada  a Madonnina, imagem de Nossa Senhora Virgem Maria que da Catedral olha por todo o povo milanês.

Um detalhe que talvez lhe pareça estranho em um primeiro momento é a Meridiana do Duomo, concebida em 1786 por astrônomos da Academia de Brera. 

É uma espécie de relógio solar que fica no chão e é marcado de ponta a ponta por placas de metais com os doze signos do zodíaco.

Nelas estão marcadas as datas em que o Sol entra em cada casa zodiacal; uma entrada no telhado, pensada exatamente para isso, permite que a luz do astro rei ilumine o relógio e, dessa forma, mostre data estimada, além, é claro, do horário.

Detalhes da catedral | Foto Diane Picchiottino | Unsplash

Igreja Santa Maria delle Grazie

Igreja e convento dominicano, ela está na lista dos Patrimônios Mundiais da UNESCO. É considerada um dos prédios mais bonitos de Milão e sua autoria é de dois gênios da arquitetura: Guiniforte Solare e Bramante.

Anexo à igreja encontra-se o refeitório dos dominicanos; é em uma das paredes dele que está a famosa pintura “A Última Ceia”, de Leonardo Da Vinci.

O lugar funciona como o Museu Cenacolo Vinciano e comporta no máximo 30 pessoas, motivo pelo qual é uma atração bastante disputada e com ingressos que se esgotam em poucos minutos.  

Santa Maria delle Grazie,Milão | Foto Satvik | Unsplash

Castello Sforzesco de Milão

Foi construído sobre as ruínas de um castelo que pertenceu ao Império Romano e era frequentado apenas pela corte de Milão, em suas festas e bailes. 

Entre os séculos XV e XVI foi tomado pelos franceses em uma invasão e passou a ser usado como fortaleza pelos militares que participaram da tomada até o dia em que o local foi devolvido ao povo milanês.

Hoje é dedicado às funções públicas e culturais, com museus, bibliotecas e uma excepcional pinacoteca, onde se encontra a última obra de Michelangelo, a escultura Pietà Rondanini, na qual ele trabalhou até o dia de sua morte, no ano de 1564.

Castelo Sforzesco,Milão | Foto Imad Amara Henda | Pexels

Galleria Vittorio Emanuele II

Fachada da Galleria Vittorio Emanuele II, Milão | Foto Francesco Ungaro |Pexels

Também conhecida como O Salão de Milão, o prédio foi construído no século XIX, entre os anos de 1865 e 1877, formado por dois arcos perpendiculares e uma abóbada de vidro e ferro.

A galeria possui um ambiente sofisticado e abriga lojas das maiores grifes do mundo, como Gucci, Prada, Louis Vuitton, além de restaurantes super elegantes e agradáveis, inclusive o histórico Café Biffi, inaugurado em 1867.

Interior da Galleria Vittorio Emanuele II, Milão – Foto Tuur Tisseghem- Pexels

Uma curiosidade bastante interessante e um tanto peculiar praticada por turistas e moradores é a tradição de pisar em cima da imagem de um touro no chão da galeria, com o pé direito e estando de olhos fechados,e dar nele uma volta completa; acredita-se que  traz sorte e garante que aquela pessoa voltará a Milão.

Não custa tentar, não é?

Navigli

Em outros tempos, quando ainda não existiam trens, carros e estradas, tudo era transportado por meio dos canais que ligavam as cidades italianas. 

Hoje, esta área portuária é o bairro Navigli, cheio de barzinhos, lojas alternativas, galerias e restaurantes que atraem muitos turistas.

Todos os sábados acontece uma feira vintage e, na semana do design, é onde acontece a Feira Fuorisalone,  o evento é o mais importante do mundo no que se refere a  novidades em diversos setores, e tem o  objetivo de dar espaço para grandes, médias e pequenas empresas.

Navigli, Milão| Foto Andrea Rapuzzi | Unsplash

Em junho embarcaremos com nossos grupos para este país incrível . Milão faz parte do nosso roteiro, confira embarque com a gente nessa. 

roteiros relacionados

   
8 noites

Itália

jubileu das famílias 2025
De 25 de maio a 4 de junho de 2025
VER DETALHES