3 de fevereiro de 2023

conheça Copenhague, a capital da Dinamarca

O território da Dinamarca possui mais de 400 ilhas, mas apenas 70 delas são habitadas; entre estas, está a capital, a cidade de Copenhague.  O World Happiness Report, relatório de estudo sobre a felicidade que avalia critérios como educação, segurança, saúde e moradia, classificou o povo dinamarquês como o mais feliz do mundo.  De fato, […]

   

O território da Dinamarca possui mais de 400 ilhas, mas apenas 70 delas são habitadas; entre estas, está a capital, a cidade de Copenhague. 

O World Happiness Report, relatório de estudo sobre a felicidade que avalia critérios como educação, segurança, saúde e moradia, classificou o povo dinamarquês como o mais feliz do mundo. 

De fato, a qualidade de vida do país é bastante impressionante. Você sabia, por exemplo, que lá o número de bicicletas é duas vezes maior que o número de carros?

Por isso, Copenhague é dominada por ciclovias, repleta de bicicletários e sinais de trânsito especiais para ciclistas. Estima-se que 55% dos moradores locomovem-se pedalando na maior parte do tempo, abrindo mão até mesmo do transporte público.

Só por estas informações já dá pra imaginar como deve ser incrível conhecer de perto este lugar que é considerado tão feliz, não é?

Confira aqui curiosidades e atrações fabulosas para curtir por lá.  

curiosidades sobre a Dinamarca e sua capital Copenhague

conheça Copenhague
Vista panorâmica da cidade de Copenhague

A primeira curiosidade é que a Dinamarca é a monarquia mais antiga do mundo, superando em anos até mesmo a monarquia britânica. Atualmente, é governada pela Rainha Margrethe II. 

Por essa razão, ao visitar a capital são encontrados muitos palácios, estátuas de monarcas e edifícios que por meio de sua arquitetura nos transportam a épocas distantes.

Em Copenhague há a rua comercial para pedestres mais longa do mundo, seu nome é Strøget. Já houve tentativas para que passasse a ser uma via também para carros, mas todas foram negadas.

Uma dica valiosa para os turistas é que, embora o país faça parte da União Europeia, não integra a zona do euro e, por isso, ele não é aceito como forma de pagamento; lá a moeda oficial é a coroa dinamarquesa.   

Falando em dinheiro, se quiser poupar o seu, não  tente atravessar fora da faixa de pedestres, ou desrespeitar as sinalizações de trânsito, porque  esta regra de segurança pode  gerar uma multa de 700 coroas dinamarquesas!

conheça Copenhague
Rua Strøget

lugares para visitar em Copenhague

Palácio de Amalienborg

conheça Copenhague
Palácio de Amalienborg

Este é um dos principais pontos turísticos da cidade de Copenhague, pois é a residência oficial da família real da Dinamarca.

A construção é composta por 4 palácios enormes e suntuosos, decorados em estilo rococó e com uma fachada clássica. Parte de suas dependências ficam abertas à visitação, o que torna a atração uma opção ainda mais interessante. 

Os edifícios estão localizados ao redor da Praça Amalienborg Slotsplads; em seu centro há o monumento do Rei Frederik V, monarca que na época de seu governo foi muito querido pelo povo, famoso por manter seu país longe das guerras que ocorreram na Europa no período de seu reinado, por criar um hospital e orfanato para jovens pobres e deixar com que a arte e ciência fossem valorizadas. 

conheça Copenhague
Interior do Palácio

Castelo Rosenborg e King’s Garden

Conheça Copenhague
Castelo Rosenborg e King’s Garden

O Castelo Rosenborg existe há mais de 400 anos e já foi a residência oficial de muitos reis da Dinamarca. 

Foi construído pelo Rei Christian IV, que estava enjoado de palácios em estilo gótico. Posteriormente ao final da construção, o monarca ordenou que fosse construído um jardim na propriedade. Lá ele recebia visitas e passava parte de seu tempo.

Suas árvores forneciam muitas flores e frutos para o reino. Hoje este jardim é conhecido como King ‘s Garden, aberto ao público desde 1770 e uma das atrações mais amadas pelos turistas.  

Hoje o Castelo funciona como um museu dividido em três pisos, onde encontram-se quadros, esculturas e também as valiosas joias da coroa.

conheça Copenhague
King’s garden

Jardins de Tivoli

conheça Copenhague
Entrado do Jardim de Tivoli

Para quem quer dar uma escapada de locais e atrações históricas, existem os Jardins Tivoli, um parque enorme e cheio de atividades. 

É um dos parques mais antigos do mundo que ainda está em funcionamento. Há lagos, teatros, montanha-russa, carrossel, teatros, complexos para apresentações musicais, sala para concertos de orquestra e muito mais. 

Uma curiosidade: a concepção dos parques da Disney teve o Tivoli como inspiração. 

Conheça Copenhague
Montanha-russa dos Jardins Tivoli
Conheça Copenhague
Jardins Tivoli a noite

estátua da Pequena Sereia

Um dos pontos turísticos emblemáticos de Copenhague é a estátua de bronze da Pequena Sereia, construída em 1913 por Edvard Eriksen, para homenagear o famoso autor dinamarquês de contos infantis Hans Christian Andersen, autor da história que inspirou o monumento. 

A encomenda foi feita por Carl Jacobsen, filho do fundador da cerveja Carlsberg; ele queria dar à cidade algo único. 

Hans Christian Andersen foi amigo de autores como Alexandre Dumas, Victor Hugo e Charles Dickens; ele escreveu ao todo 156 contos, entre eles O patinho feio, A roupa nova do Imperador e, o que se tornou mais famoso pela adaptação da Disney, A Pequena Sereia.

Na estátua, a personagem descansa em uma rocha que está localizada no porto da capital, às margens do Mar Báltico. 

Conheça Copenhague
Estátua de bronze da Pequena Sereia.

Copenhague integra nosso roteiro para as cidades escandinavas. Que tal fazer parte do nosso grupo e mergulhar conosco nessa aventura deliciosa?

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Destinos espirituais para viver experiências surpreendentes

Ler mais

As maravilhas subterrâneas da caverna de Postojna, na Eslovênia

Ler mais

Sabores da Tailândia: descobertas culinárias inesquecíveis

Ler mais

7 curiosidades do Vietnã que você precisa saber antes de embarcar

Ler mais