22 de novembro de 2022

conheça alguns dos destinos mais focados em turismo sustentável no mundo

Quem já ouviu falar em turismo sustentável? Quando se trata de viajar, se divertir e conhecer a cultura local estão entre as melhores coisas e entre os principais objetivos da maioria. Agora imagine poder fazer isso em lugares que prezam pelo meio ambiente? Há alguns anos existe o que é conhecido como turismo sustentável que, […]

   

Quem já ouviu falar em turismo sustentável?

Quando se trata de viajar, se divertir e conhecer a cultura local estão entre as melhores coisas e entre os principais objetivos da maioria. Agora imagine poder fazer isso em lugares que prezam pelo meio ambiente?

Há alguns anos existe o que é conhecido como turismo sustentável que, nada mais é do que ir para lugares em que a cultura, tradições locais, respeito ao meio ambiente e participação de pequenas comunidades são fatores inseparáveis da identidade do país.

Para que um destino seja considerado sustentável ele precisa promover crescimento econômico baseado na sustentabilidade, com empregos inclusivos e produtivos para todos, promover ações de conservação dos oceanos e usar seus recursos de forma a não causar prejuízos e ter consumo e produção sustentáveis. 

Pensando em te ajudar a escolher seu próximo destino, separamos alguns que são classificados dentro destes padrões de acordo com o Índice de Sustentabilidade de destinos globais.

4 destinos com turismo sustentável que valem a pena conhecer

Suíça

Com o objetivo de promover um turismo sustentável não só no país, mas no mundo, a Suíça lançou um guia completo, o Swisstainable, que deixa claro a crença deles sobre sustentabilidade e a necessidade de atitudes responsáveis.

O órgão de turismo da Suíça está comprometido com melhorias nas esferas ambiental, social e econômica e recomenda aos viajantes três ações bem claras:

  1. Consumir produtos regionais;
  2. Experimentar a cultura local de forma autêntica;
  3. Optar por desfrutar de locais próximos que tenham a natureza como foco.
Cidade de Zurich – Suíça

Portugal

Tendo boa parte da sua economia baseada no turismo, é claro que Portugal tem investido bastante em educar a população com conteúdos sobre sustentabilidade e também em ferramentas para que os turistas recebam serviços de alta qualidade com um baixo impacto para o meio ambiente.

Entre tantos destinos maravilhosos que tem para visitar no país, a região dos Açores é a mais sustentável delas.

Cercada por águas cristalinas, paisagens vulcânicas, habitats e vida silvestre, o governo português criou políticas para o uso de energia renovável e administração no uso da água, além de proteção aos animais.

O número limitado de vagas nos hotéis e auxilia muito na proteção do excesso de turistas e a preservar o local.

Turismo sustentável – Região dos Açores, Portugal

Finlândia

Turismo sustentável – Rua de Helsinki com ônibus elétricos – Finlândia

Ecoturismo nem sempre significa turismo sustentável, mas no caso da Finlândia, principalmente na capital Helsinki, os dois conceitos andam de mãos dadas.  

A cidade de Helsinki é considerada um modelo de vida sustentável. 

Há pontos de recarga de carros elétricos, 1200 km de ciclofaixas, investimento constante em melhorias do transporte público e nas vias para a mobilidade dos pedestres.

Além disso, o comitê finlandês de turismo é super comprometido em promovê-lo de maneira responsável, com experiências na natureza e com a população e cultura locais.

conheca-destinos-com-turismo-sustentavel
Turismo sustentável – Suomenlinna Sea Fortress (Fortaleza marítima de Suomenlinna) – Helsinki, Finlândia


Escócia

conheca-destinos-com-turismo-sustentavel
Turismo sustentável – Universidade de Glasgow – Glasgow, Escócia

A primeira coisa que precisamos falar sobre a Escócia é que foi o primeiro país a assinar o termo Tourism Declares a Climate Emergency, que reconhece o estado de emergência climática envolvendo o turismo, se comprometendo assim com a sustentabilidade. 

A dedicação dos escoceses com todas as questões relacionadas ao tema vai desde a preocupação de manter vivas sua cultura e história, até políticas de inclusão para turistas com algum tipo de deficiência. 

Além disso, tem um foco bastante firme em preservar sua biodiversidade. Outro ponto positivo é que o órgão responsável pelo turismo no país trabalha com bastante intensidade na divulgação de outras cidades, mostrando que o país tem muito mais a oferecer do que apenas a capital Edimburgo.

A cidade de Glasgow, por exemplo, é considerada 84% sustentável. 

Há um grande incentivo para que se passe mais tempo em cada destino, visitas na baixa temporada e contato com a comunidade e produtores locais.

Calton Hill – Edimburgo, Escócia

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Destinos espirituais para viver experiências surpreendentes

Ler mais

As maravilhas subterrâneas da caverna de Postojna, na Eslovênia

Ler mais

Sabores da Tailândia: descobertas culinárias inesquecíveis

Ler mais

7 curiosidades do Vietnã que você precisa saber antes de embarcar

Ler mais