30 de dezembro de 2022

saiba como alguns países europeus comemoram o Ano Novo

Todo mundo tem uma tradição de Ano Novo e uma forma de celebrá-lo, não é mesmo?  Diversos países têm seu jeitinho particular de comemorar e as mais diferentes superstições na noite de 31 de dezembro. Separamos alguns países para contar para vocês como são suas festas de réveillon. Confira aqui! Ano Novo na Grécia Uma […]

   

Todo mundo tem uma tradição de Ano Novo e uma forma de celebrá-lo, não é mesmo? 

Diversos países têm seu jeitinho particular de comemorar e as mais diferentes superstições na noite de 31 de dezembro.

Separamos alguns países para contar para vocês como são suas festas de réveillon. Confira aqui!

Ano Novo na Grécia

Uma das maiores tradições para comemoração da passagem do ano na Grécia é feita pelas crianças. 

No dia 31 todas elas saem batendo em todas as portas com triângulos musicais e cantando uma música chamada Kalandra. Ao abrirem a porta para escutá-las, os adultos lhes dão doces e dinheiro.

Outra tradição bastante cumprida pelas famílias gregas é comprar ou fazer uma vasilopita, que é um tipo de bolo amanteigado; ele deve ser cortado exatamente à meia noite. 

É comum colocar uma moeda dentro desta iguaria,  pois há uma superstição de que quem encontrá-la terá sorte e prosperidade no ano que se inicia. 

Há ainda uma tradição bem diferente de vestir branco ou pular sete ondas: o hábito de pendurar cebolas nas portas durante a virada para que seja feita a limpeza do ano que termina e renascimento para o ano que começa. 

Em Atenas, além das tradições populares , o ano novo é marcado  por bastante badalação no bairro de Thissio, local que dá uma vista privilegiada para a queima de fogos que acontece na Acrópole. 

Por ser inverno no hemisfério norte, essa é uma época em que as ilhas gregas ficam mais vazias e com menos agito do que de costume; não é como o réveillon do litoral brasileiro.

como-alguns-paises-comemoram-ano-novo
Queima de fogos na Acrópole

Ano Novo na Irlanda

Na Irlanda as comemorações variam em cada local. Em Dublin, capital do país, é montado um palco no centro da cidade, semelhante ao que é  montado na Avenida Paulista, em São Paulo, ou Copacabana, no Rio de Janeiro.

Ainda no centro são montadas várias barraquinhas para a venda de comidas e bebidas para os irlandeses comemorarem, além de shows de artistas populares no país e uma queima de fogos super organizada. 

No entanto, toda a diversão mesmo acontece geralmente no Festival de Ano Novo de Dublin; na virada para 2023 haverá uma matinê do momento de luzes Liffey.

Essa matinê, que ocorre com as luzes vindas do Rio Liffey, é uma prévia do que será o show de luzes à meia-noite; entre estes dois momentos acontecerá um concerto de Ano Novo. 

Para quem é turista, é uma excelente chance de celebrar em um lugar rico em cultura, músicas animadíssimas e um povo acolhedor. Há também muita celebração nas tavernas, principalmente as localizadas no Temple Bar, bairro boêmio da cidade. 

Uma outra curiosidade sobre uma tradição irlandesa de Ano Novo, hoje em dia pouco habitual, mas ainda praticada por alguns supersticiosos, é a de jogar pedaços de pão na parede. Isso mesmo: acredita-se que ao jogá-los a má sorte é espantada. 

como-alguns-paises-comemoram-ano-novo
Iluminação do Ano Novo em Dublin

Itália

Quando se pensa em ano novo aqui no Brasil, talvez se imagine  reuniões  familiares em torno de uma mesa com diferentes tipos de comidas. Neste quesito, a celebração do Ano Novo na Itália não é muito diferente. 

No entanto, elas variam um pouco de acordo com cada cidade. Em Veneza, por exemplo, existe a tradição do beijo coletivo de todos os casais exatamente à meia-noite, na Praça São Marcos e um concerto na Praça La Fenice. 

É também na Praça São Marcos que ocorre a queima de fogos. 

Já em Milão a festa é dividida entre as praças: Duomo, Castello e Affari. Nelas ocorrem concertos, performances de danças e acrobacias e shows de luzes. 

Em Roma há shows de artistas populares da região e uma grande festa com artistas visuais e atores, com a queima de fogos próxima ao Coliseu. 

Os Italianos possuem algumas tradições um tanto curiosas para a passagem do ano, como jogar objetos velhos pela janela, que é considerado  um símbolo de renovação, usar roupas íntimas  vermelhas para atrair boa sorte, além da superstição de que, se a primeira pessoa que você encontrar na rua no ano que se inicia for um idoso ou corcunda, terá um ano sortudo e próspero.

como-alguns-paises-comemoram-ano-novo
Queima de fogos em Roma
como-alguns-paises-comemoram-ano-novo
Vista da queima de fogos da Praça São Marcos
como-alguns-paises-comemoram-ano-novo
Vista da queima de fogos da Piazza Duomo

E se quiser conhecer estes países em outras épocas do ano, faremos alguns roteiros incríveis com nossos grupos durante 2023. Você pode conferir todos eles clicando aqui

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Descubra Setenil de las Bodegas, a joia oculta da Andaluzia

Ler mais

Lugares incríveis para conhecer nos Balcãs

Ler mais

Granada e Alhambra, um mergulho na história e cultura espanhola

Ler mais

Descobrindo os encantos iberianos em Málaga

Ler mais