26 de dezembro de 2022

tradições gregas que você precisa conhecer

Você conhece alguma das tradições gregas? Localizada no sudoeste europeu, com muitas ilhas espalhadas ao redor dos mares Egeu e Jônio, a Grécia, por toda sua história que começa antes de Cristo, é um país com vasta cultura e tradições.  Os gregos se orgulham muito de suas raízes e falam de sua terra natal com […]

   

Você conhece alguma das tradições gregas?

Localizada no sudoeste europeu, com muitas ilhas espalhadas ao redor dos mares Egeu e Jônio, a Grécia, por toda sua história que começa antes de Cristo, é um país com vasta cultura e tradições


Os gregos se orgulham muito de suas raízes e falam de sua terra natal com muita paixão.

Alguns dos hábitos tradicionais deste povo tiveram origem nos tempos antigos e são praticados até hoje, como é o caso de algumas danças, rituais de casamento e a forma de suas comemorações.

Quer saber mais? Então vem com a gente!

tradições gregas nas danças

Existem mais de 4 mil danças tradicionais que vêm de todas as regiões do país. 

As principais e mais conhecidas são:  Tsamiko, Kalamatianos, Karagouna, Epirou-Sirtos nos três, Sirtos nos dois, Pondou – Kotsaris,  Ikariotikos, Creta Sirtos Chaniotikos, Creta-Pendozalis, Creta-Sousta, Creta Maleviziotis/kastrinos, Trácia Zonaradikos, Trácia- Baintouska, Balos e Tsakônico .

Destas, a mais antiga é  a Kalamatianos. Em escavações realizadas, os arqueólogos encontraram vasos com inscrições, desenhos e pinturas que ilustravam esta dança folclórica.

Sua importância e fama são tão grandes que é tradicional também em Chipre e frequentemente apresentada em reuniões sociais ao redor de todo o mundo.

Nela os dançarinos realizam movimentos rotatórios anti horários e de mãos dadas. É sempre uma manifestação festiva e muito alegre. 

O ato de dançar desempenha um papel muito importante na vida dos gregos e é praticado pelos mais diversos motivos, como para celebrar a cura de uma doença, superação da depressão, em rituais feitos para garantir a fertilidade e também em festas religiosas. 

tradicoes-gregas-que-voce-precisa-conhecer
kalamatianos – dança grega folclórica e tradicional

quebra de pratos nos casamentos

A tradição de quebrar os pratos nas comemorações das bodas de alguém existe há cerca de 4 mil anos. 

Na antiguidade os pratos eram quebrados na porta da futura casa dos noivos porque os gregos acreditavam que o barulho de louça se partindo enganaria e afastaria os maus espíritos. Outra ação de quebrar pratos era realizada quando duas pessoas apaixonadas precisavam ficar distantes uma da outra; nessa ocasião partiam ao meio o prato e cada um ficava com uma metade, para que se reconhecessem quando voltassem a se encontrar. 

Quando há o falecimento de um membro da família, os gregos também jogam seus pratos no chão, com o intuito de quebrar o círculo de morte entre eles. 

Hoje em dia, na celebração de casamentos, é preciso pedir autorização para realizar a tradição em espaços públicos, visando a segurança das pessoas. 

tradicoes-gregas-que-voce-precisa-conhecer
Tradição da quebra de pratos em casamento grego

apokries – carnaval grego

Sim, na Grécia também tem carnaval! 

Assim como no Brasil, o carnaval grego que é conhecido como Apokries, é uma das maiores comemorações do ano.

A festividade tem início 10 semanas antes da Páscoa ortodoxa grega e termina no domingo que antecede o dia conhecido como “segunda-feira da purificação”, que é algo semelhante à quarta-feira de cinzas do calendário cristão. 

Como acontece no carnaval de rua brasileiro, lá as pessoas também usam fantasias, jogam confetes umas nas outras e comemoram nos bares com bastante entusiasmo.

A crença mais comum é de que a origem do Apokries vem de raízes pagãs e das festas regadas à bebidas e muita comida em ato de veneração ao deus do vinho, Dionísio.

tradicoes-gregas-que-voce-precisa-conhecer
Carnaval grego

tradições gregas para a prosperidade – folhas de louro na carteira

É bem possível que na virada do ano novo você já tenha recebido de algum parente ou amigo uma folha de louro para carregar dentro da sua carteira. Bem, esta também é uma tradição grega!

Na Grécia, as folhas de louro simbolizam boa sorte e prosperidade; antigamente a tradição consistia em queimar a folha de louro e lançá-las secas da lareira dos familiares, amigos e vizinhos.

tradicoes-gregas-que-voce-precisa-conhecer
Folhas de louro para colocar na carteira

E aí, curtiu conhecer um pouco mais dos costumes gregos? Que tal aproveitar e conhecer a Grécia com o nosso grupo?

Confira hoje mesmo o nosso roteiro para a Grécia.

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Descubra Setenil de las Bodegas, a joia oculta da Andaluzia

Ler mais

Lugares incríveis para conhecer nos Balcãs

Ler mais

Granada e Alhambra, um mergulho na história e cultura espanhola

Ler mais

Descobrindo os encantos iberianos em Málaga

Ler mais