10 de julho de 2024

Tipos de tomada no mundo: Conheça os formatos e adaptadores para evitar problemas

Se você já viajou para fora do Brasil, sabe que os tipos de tomadas e adaptadores variam pelo mundo, o que pode ser um desafio se não estiver preparado. Desde a adoção da tomada de 3 pinos no Brasil em 2011, os adaptadores são essenciais para conectar aparelhos mais antigos. Atualmente, o Brasil e a […]

   

Se você já viajou para fora do Brasil, sabe que os tipos de tomadas e adaptadores variam pelo mundo, o que pode ser um desafio se não estiver preparado. Desde a adoção da tomada de 3 pinos no Brasil em 2011, os adaptadores são essenciais para conectar aparelhos mais antigos.

Atualmente, o Brasil e a África do Sul são os únicos países que usam esse padrão específico. Cada país possui seu próprio tipo de tomada, o que exige adaptadores diferentes em cada viagem internacional.

Tomada tipo C I Foto Neven Krcmarek Unsplash

Tomadas na europa

Na europa, apesar da variedade, os tipos C (dois pinos redondos como da foto acima) e F (dois pinos redondos com fio terra) são os mais comuns. Em países como Itália e Portugal, podem ser encontrados outros tipos como L e E, cada um com suas especificidades de tensão elétrica.

Tomadas nos Estados Unidos da América

Nos Estados Unidos, os tipos A e B são predominantes, ambos com dois pinos achatados. O tipo B inclui um terceiro pino redondo para aterramento, semelhante a padrões anteriores do Brasil.

Tomadas na América do Sul

Há diversos tipos de tomadas nos países da América do Sul. Na Argentina, por exemplo, o tipo I é padrão, com três pinos planos em formato de V. No Chile, é comum encontrar tomadas do tipo L (três pinos paralelos) e também do tipo C.

Adaptadores universais para usar em viagens I Foto Call me Fred Unsplash

Adaptador universal

Para evitar problemas ao carregar seus dispositivos, recomenda-se sempre viajar com um adaptador universal de tomadas na mala de mão, isto porque esse dispositivo pode ser utilizado em mais de 150 países e é essencial para adaptar diferentes formatos e voltagens.

Além disso, é importante lembrar que além das tomadas e adaptadores também é sempre válido verificar a voltagem local, que varia entre 110V e 240V em diferentes países, pois isto evita danos aos aparelhos elétricos.

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Tipos de tomada no mundo: Conheça os formatos e adaptadores para evitar problemas

Ler mais

Descubra a história e beleza da Basílica de Santa Sofia em Istambul

Ler mais

A beleza cinematográfica dos Lagos de Plitvice na Croácia

Ler mais

Descubra a casa da Virgem Maria, na Turquia

Ler mais