conheça a cidade norueguesa de Stavanger
Localizada no sudoeste da Noruega, Stavanger, embora seja uma cidade pequena, é repleta de atrações e locais interessantes a serem desvendados e uma ótima opção para enriquecer o roteiro de quem está viajando por este país tão abundante em cultura, história e infraestrutura. É possível acessá-la de carro a partir das cidades de Kristiansand ou […]
Localizada no sudoeste da Noruega, Stavanger, embora seja uma cidade pequena, é repleta de atrações e locais interessantes a serem desvendados e uma ótima opção para enriquecer o roteiro de quem está viajando por este país tão abundante em cultura, história e infraestrutura.
É possível acessá-la de carro a partir das cidades de Kristiansand ou Bergen, de trem, partindo de Oslo, capital norueguesa, ou de ônibus saindo de Haugesund.
É também em Stavanger que existe o maior número de casas de madeira de toda a Europa, variando entre casinhas brancas localizadas em Gamle Stavanger e casinhas coloridas nas regiões portuárias e em uma de suas ruas mais famosas, a Ovre Holmegate.
Não apenas a cidade, o país como um todo, é repleto de enormes vales rochosos inundados pelo mar, os famosos Fiordes; estas formações existem desde as eras glaciais, há pelo menos 3 milhões de anos.
Já dá pra imaginar o quão impressionante é poder conhecer algo assim?
Confira atrações e locais que não podem ficar de fora da sua visita!
o que fazer em Stavanger?
Catedral de Stavanger
Localizada no centro da cidade, esta catedral é a mais antiga da Noruega. Sua construção teve início no ano 1100 d.C. e foi finalizada em 1150.
Inicialmente, sua arquitetura era por inteira pertencente ao estilo romântico; após um incêndio ocorrido em 1272, foi reconstruída em estilo gótico e ganhou uma ampliação de sua estrutura.
Sua fachada é adornada com esculturas de pedras e vitrais e seu prédio, distintamente medieval, é ladeado por duas torres, impondo-se sobre um lindo jardim de canteiros floridos.
Na entrada da Catedral encontra-se a estátua de um grande peixe de aparência monstruosa que, na crença norueguesa, protege o local contra ataques e influências de demônios.
Impressionante, não é?
Lysefjorden
Fiorde situado em Forsand, seu nome significa “fiorde de luz” e foi dado em referência ao granito que confere cor à suas paredes.
É uma atração turística bastante popular na Noruega, com excursões diárias feitas em navios ou barcos que tem Stavanger como ponto de partida. O passeio oferece vista de toda sua extensão, correspondendo a exatos 42 km.
Para quem estiver disposto, existem trilhas que levam ao topo desta formação rochosa e oferecem lindas paisagens.
Ovre Homegate
Embora seja pequena em extensão, esta rua localizada na área de compras de Stavanger causa o mesmo encanto de uma grande Avenida.
Isso porque é repleta de casinhas coloridas, cada uma com uma opção comercial diferente funcionando, como cafés, lojinhas de artesanato e bistrôs.
Os paralelepípedos que a compõem, somados às mesas e cadeiras na calçada e ao percurso que pode ser feito livremente de bicicleta, dão a impressão de estarmos em um cenário de contos de fadas.
Com certeza é uma visita que vale a pena!
Preikestolen
Uma das mais famosas formações rochosas do país e muito conhecida em toda a Europa, essa falésia tem uma queda vertical de 604 metros.
Sua imponência é tão arrebatadora que nos faz chegar a pensar que se trata de um cenário inventado de um filme medieval.
Também conhecida como Pulpit Rock ou Pedra do Púlpito, devido ao seu formato quadrado e plano, o local já serviu como cenário para uma das cenas do filme Missão Impossível.
Ter a oportunidade de estar no topo e observar a vista impactante dos fiordes noruegueses é, com toda a certeza, uma das experiências mais incríveis que você terá na vida.
Em breve nós estaremos por lá. Confira nosso roteiro e embarque conosco nessa aventura.