1 de dezembro de 2022

como são as ceias de Natal ao redor do mundo?

O Natal é a época do ano favorita de muitas pessoas, afinal, quem não adora ver as cidades iluminadas com luzes coloridas, enfeitada com figuras folclóricas como o papai noel e seus elfos, corais de música natalina e o nascimento do menino Jesus sendo celebrado com muita festa e harmonia? Falando em coisas boas, que […]

   

O Natal é a época do ano favorita de muitas pessoas, afinal, quem não adora ver as cidades iluminadas com luzes coloridas, enfeitada com figuras folclóricas como o papai noel e seus elfos, corais de música natalina e o nascimento do menino Jesus sendo celebrado com muita festa e harmonia?

Falando em coisas boas, que tal focar naquelas que dão água na boca? Sim, isso mesmo, as ceias natalinas. 

Aqui no Brasil sabemos que cada família tem sua própria miscelânia de pratos, que vão de peru a bacalhau, mas como serão as ceias natalinas ao redor do mundo? Será que colocam uva passa no arroz e maçã na maionese?

Continue lendo e descubra essas curiosidades. 

Ceias de Natal pelo mundo

ceias de natal alemãs

Na Alemanha o Papai Noel é chamado de Weihnachtsmann, mas diferente da tradição de boa parte dos lugares, não é ele que faz a entrega de presentes e sim o menino Jesus. 

Como no Brasil, é uma festa bastante aguardada e as pessoas enfeitam as casas, as crianças escrevem cartinhas e as famílias ensaiam músicas natalinas para cantar na celebração. 

Na ceia alemã o prato mais tradicional costuma ser ganso assado com batatas, repolho, salsão, cenoura e picles. 

Para sobremesa, há biscoitos natalinos tradicionais e uma iguaria chamada stollen, que é um bolo de massa bem densa, frutas secas e cobertura de açúcar. 

ceias-de-natal-ao-redor-do-mundo
Stollen – bolo de natal alemão

ceias de Natal suecas

A celebração natalina dos suecos é feita ao redor de uma grande mesa onde é servido o smorgasbord, algo semelhante ao que seriam os buffets de restaurantes brasileiros.

No smorgasbord há uma variedade de frutos do mar, queijos, pães e frutas, além de leitão assado, caviar e feijão manteiga. Tem comida para todos os gostos e para parente nenhum botar defeito. 

ceias-de-natal-ao-redor-do-mundo
Smogarsbord – buffet de Natal sueco

ceias de natal francesas

ceias-de-natal-ao-redor-do-mundo
La Bûche de Noël – sobremesa natalina da França

Em francês, o termo réveillon não tem relação apenas com o Ano Novo, mas também com o Natal. A essência do termo significa acordar e faz referência às noites que os franceses esperam acordados pela chegada do Natal e do Ano Novo.

Entre as principais tradições da ceia natalina francesa estão pratos com ostras, salmão defumado, ganso assado e recheado (algumas famílias optam pelo peru) e o famoso foie gras, que é um patê de fígado de ganso. 

Para sobremesa, o prato mais tradicional é o La Bûche de Noël, algo semelhante ao nosso rocambole, com diferentes tipos de recheios e sabores. 

ceias-de-natal-ao-redor-do-mundo
Foie Grass – Patê francês de fígado de ganso

ceias de natal italianas

ceias-de-natal-ao-redor-do-mundo
Minestra Mariata – sopa tradicional italiana

Quando se fala em Itália já dá para suspeitar que a festa é grande e com muita fartura, certo?

E as suspeitas estão corretíssimas. Os banquetes das ceias italianas costumam ter sete pratos diferentes, sempre com a entrada, pelo menos uma massa, um peixe, duas saladas, dois pudins, além de queijos como aperitivos, chocolate e panetone. 

Nas regiões de Campânia e da Calábria é comum servir como entrada uma sopa chamada Minestra Mariata, um casamento entre carnes e vegetais.

Para seu preparo é comum utilizarem carne de frango, peru, vitelo, chicória, repolho e brócolis.

Parece um tanto esquisito, né? Bom, aparentemente os italianos adoram. 

Entre as sobremesas principais está o Pandoro, um bolo doce e bem fofinha que requer muita dedicação para ser preparado, pois demora dois dias para ficar pronto. 

ceias-de-natal-ao-redor-do-mundo
Pandoro – bolo natalino da Itália

ceias de natal inglesas

ceias-de-natal-ao-redor-do-mundo
Peru natalino

Na Inglaterra o prato mais tradicional de todos é o peru recheado, podendo ser acompanhado por ameixas ou batatas assadas. 

Entre as tradições mais interessantes da ceia natalina dos ingleses é a da moeda de chocolate. Ela é colocada dentro do pudim de natal, feito com nozes, passas, gengibre, noz-moscada, amêndoas, cerejas e alguns outros ingredientes.

Antes de comê-lo, todas as pessoas que estão participando da festividade devem fazer um desejo e aquele que encontrar a moeda em seu pedaço de pudim terá seu pedido realizado, segundo a crença. 

ceias-de-natal-ao-redor-do-mundo
Pudim de Natal inglês

Apostamos que agora você está com fome e ansioso para o Natal. Conta pra gente: sua família tem alguma tradição culinária para esta época do ano?

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Uma jornada inspiradora na viagem ao Marrocos

Ler mais

Uma noite inesquecível no deserto do Marrocos

Ler mais

Desvendando a majestade do Monte Ararat, na Armênia

Ler mais

5 pratos típicos para você experimentar no Egito

Ler mais