15 de fevereiro de 2023

conheça a cidade histórica de Pompéia

Pompéia é uma antiga cidade italiana que, segundo os historiadores, existe desde a Idade do Bronze (3000 a.C. e 1200 a.C.). Antes de chegar ao domínio definitivo dos romanos, a cidade passou pelo poder dos etruscos, gregos, oscos e samnitas.  Embora nunca tenha sido uma cidade grande, era bastante relevante para o Império por ser […]

   

Pompéia é uma antiga cidade italiana que, segundo os historiadores, existe desde a Idade do Bronze (3000 a.C. e 1200 a.C.). Antes de chegar ao domínio definitivo dos romanos, a cidade passou pelo poder dos etruscos, gregos, oscos e samnitas. 

Embora nunca tenha sido uma cidade grande, era bastante relevante para o Império por ser um ponto estratégico comercialmente. 

No ano de 79 d.C a cidade passou por um dos desastres mais conhecidos e dramáticos da história: a erupção do Monte Vesúvio, que durou 2 dias e matou aproximadamente 16 mil pessoas.

A chuva de pedras vulcânicas provenientes soterraram a cidade e os corpos e assim permaneceu “perdida “por  quase 1600 anos. 

Foi redescoberta em 1599 durante a escavação de um túnel, mas apenas em 1748 é que as escavações para desvendá-la foram de fato levadas a fundo.

Hoje é um importante sítio arqueológico. 

É possível chegar até a cidade facilmente partindo de Nápoles ou de Roma.

lugares para conhecer em Pompéia

Como a única cidade romana congelada no tempo pelas pedras vulcânicas e tendo uma nuvem de fumaça fervente que se espalhou por toda sua extensão, é um dos pontos turísticos mais visitados da Itália e um Patrimônio Mundial da UNESCO  desde 1997. 

Como você já deve imaginar, neste local tão emblemático para a história da humanidade há uma série de pontos de grande importância para serem visitados. 

Confira aqui os principais.

conheca-pompeia
Cidade de Pompéia, Itália

Casa do Fauno

Ocupa cerca de 3 mil quilômetros quadrados e é uma das maiores casas de Pompéia. Antes da destruição, pertencia a uma família muito abastada e, mesmo tendo restado apenas as ruínas, é possível notar sua suntuosidade. 

Alguns detalhes, como os mosaicos feitos em mármore, localizados no chão, permanecem inalterados. Durante as escavações uma estátua do Fauno foi encontrada, daí o nome da atração. 

Na casa há uma réplica bastante fiel para ser admirada e a original pode ser vista no Museu Nacional de Nápoles.

conheca-pompeia
Casa do Fauno

Basílica de Pompéia

Está localizada no centro da cidade, onde costumava ser a praça principal do Fórum e é a Basílica mais antiga que existe no mundo, datando do século II. 

Possuía uma fachada de pilares e, em seus templos de glória, era o monumento mais opulento do lugar, com seus 1.500 metros quadrados. 

Diferente do que o nome sugere, sua utilização não era para fins religiosos, mas para fins políticos e jurídicos. Suas ruínas podem ser visitadas e provocam uma sensação impressionante. 

conheca-pompeia
Basílica de Pompeia

Templo de Júpiter

O que mais chama a atenção no Templo de Júpiter é a forma perfeita com que ele emoldura o Monte Vesúvio. 

Foi construído no século II a.C. e inicialmente dedicado apenas a Júpiter, o Zeus da mitologia romana. 

Tornou-se o templo religioso mais importante de Pompéia com o domínio do Império Romano. 

Em 62 d.C foi parcialmente destruído por um terremoto e, no ano 79, enquanto estava à espera de ser restaurado, a erupção vulcânica enterrou novamente o lugar.

Hoje é possível visitá-lo e ver as partes ocas que seriam consertadas antes do acontecimento. 

conheca-pompeia
Templo de Júpiter

Santuário de Apolo

Lembra que antes de Pompeia ser dominada por romanos, ela esteve sob o poder dos gregos?

Bem, o que se conhece com base nas pesquisas de historiadores e arqueólogos é que o Santuário de Apolo foi construído justamente pelos gregos, em adoração ao deus do sol de sua mitologia. 

O Templo de Júpiter rivalizava com ele.

conheca-pompeia
Santuário de Apolo

Anfiteatro de Pompéia 

Acredita-se que este seja o anfiteatro romano mais antigo do mundo, construído no ano 70 a.C., com capacidade para 20 mil pessoas. 

O famoso show da banda de rock Pink Floyd – Live at Pompeii – foi gravado exatamente neste local. 

conheca-pompeia
Anfiteatro de Pompeia

Vila dos mistérios 

Esta é uma das atrações mais procuradas de Pompéia, embora fique um pouco afastada das demais.

Em suas paredes há afrescos que indicam um ritual misterioso que envolve mulheres, faunos, alguns seres alados e outras figuras um tanto curiosas. 

Ela faz parte de uma antiga mansão, construída no século II a.C., com cerca de 60 quartos. 

Os indícios apontam que este ritual era em homenagem ao deus romano do vinho, Baco.

conheca-pompeia
Afrescos de uma das paredes

Pessoas “petrificadas”

A princípio, o que mais chama a atenção dos turistas e despertam o desejo de conhecer Pompéia são as conhecidas “pessoas petrificadas”.

Com a chuva de pedras lançada pelo Monte Vesúvio sobre Pompéia e uma enorme nuvem de fumaça fervente, os habitantes foram atingidos e morreram na mesma hora.

A junção deste fato com o soterramento da cidade por séculos fez com que os corpos ficassem “petrificados” na mesma posição em que morreram. É possível vê-las em alguns museus.

conheca-pompeia
Estátua de uma pessoa petrificada durante a erupção.
conheca-pompeia
Estátua de pessoa petrificada e ânforas da época da erupção

Uma visita à Pompéia faz parte do nosso roteiro para a Itália, no próximo mês de junho. Que tal? embarcar com a gente nessa viagem e ver tudo isso de pertinho?

roteiros relacionados

   
10 noites

Itália

Nos passos de São Pio
De 1 a 12 de fevereiro de 2024
VER DETALHES
10 noites

Itália

uma jornada fascinante de beleza e tradição
De 13 a 25 de setembro de 2024
VER DETALHES