14 de novembro de 2022

lindas vilas italianas para você viajar

Com certeza você já se imaginou vivendo ou passeando em vilas com ruas estreitas de pedra, casinhas charmosas e estabelecimentos locais onde todo mundo se encontra, cenário que se enquadraria em um filme de Natal ou até de uma comédia romântica. E se te contarmos que na Itália há várias dessas e que não é […]

   

Com certeza você já se imaginou vivendo ou passeando em vilas com ruas estreitas de pedra, casinhas charmosas e estabelecimentos locais onde todo mundo se encontra, cenário que se enquadraria em um filme de Natal ou até de uma comédia romântica.

E se te contarmos que na Itália há várias dessas e que não é difícil de conhecê-las? Algumas, inclusive, ficam bem próximas de cidades turísticas como Veneza e Florença. 

Continue lendo e saiba mais sobre algumas delas.

vilas fáceis de conhecer na Itália

Alberobello

O que mais impressiona em Alberobello é sua arquitetura, originária da Idade Média. As casas nos bairros Monti e Aia Piccola possuem tetos pontiagudos que chamam a atenção, lembrando o lar de algum ser mítico dos contos de fadas. 

Estes tetos são chamados de trulli e estão presentes até mesmo em algumas igrejas. Você pode encontrar este charme arquitetônico com mais facilidade se for a Rioni Monti, onde se localizam a maior parte dos comércios. 

Alberobello está localizada na região da Puglia, no “salto da bota” da Itália e possui menos de 11 mil habitantes. 

Vila de Alberobello

San Gimignano

Piazza della Cisterna – Vila de San Gimignano

A pequena cidade de San Gimignano delle Belle Torri é uma das várias vilas localizadas na Toscana. 

No entanto, o que ela tem de diferente das outras é que é considerada o melhor lugar para quem gostaria de conhecer um pouco de como era a região nos tempos da Idade Média.

Seu nome e fama tem como origem suas enormes torres. No passado eram um total de 70 torres, o que nos ajuda a imaginar a razão de chamar tanta atenção; hoje restam apenas 14 delas, mas ainda assim vale muito a pena conhecer e ter ideia de sua grandiosidade de séculos atrás. 

Ela fica ao sudoeste de Florença e a cidade velha se concentra principalmente na Piazza della Cisterna. 

Torres da Vila de San Gimignano

Belluno

Para quem ama um clima mais frio, Belluno é uma excelente opção; a cidade está localizada no norte da Itália, região mais fria do país.  

Se destaca principalmente pelo notável contraste entre a região histórica e as altas montanhas e também por apresentar um cenário bastante diferente das outras cidades italianas. 

Por sua grande quantidade de montanhas e neve, os moradores locais e também os turistas aproveitam para esquiar e praticar esportes como snowboard. 

E quer saber o melhor? Fica apenas a uma hora de Veneza

Vila e montanhas de Belluno

Savoca

Vila de Savoca

A vila de Savoca está localizada na região da Sicília; ouvindo falar em Sicília talvez você lembre de histórias da máfia italiana, sobretudo do filme mais famoso sobre o tema: O Poderoso Chefão. 

Embora na história o personagem Michael chegue a Corleone, parte das cenas principais foram gravadas nesta pequena vila e, assim que os fãs pisam ali, reconhecem de imediato o cenário, principalmente a Igreja San Nicolló, onde ocorre o casamento de Michael e o Bar Vitelli.

Sua população é composta por menos de 2 mil habitantes, o que faz com que durante a semana, ou em um domingo de manhã seja bastante tranquilo explorar a graciosidade do lugar.   

Cena do filme “O Poderoso Chefão” em Savoca

Volterra

Catedral de Volterra

Também localizada na região da Toscana, na província de Pisa e fronteira com Siena, possui uma história de mais de 3 mil anos e é considerada um dos lugares mais antigos e bem conservados do mundo. 

Estar em Volterra é poder conhecer um pedaço da história etrusca e também do Império Romano, um centro medieval um tanto pitoresco, participar do Festival medieval Volterra a.d. 1398 e conhecer como se vivia lá em 1800. 

A título de curiosidade, para quem é ou já foi fã da saga Crepúsculo, no segundo livro é lá que vivem os Volturi, considerados os vampiros mais poderosos e as cenas do filme foram gravadas ali.  

Vista da Vila de Volterra

roteiros relacionados

   
10 noites

Itália

Nos passos de São Pio
De 1 a 12 de fevereiro de 2024
VER DETALHES
10 noites

Itália

uma jornada fascinante de beleza e tradição
De 13 a 25 de setembro de 2024
VER DETALHES