lugares encantadores para conhecer em Siena
Localizada na região italiana da Toscana, a pequena e charmosa cidade de Siena é muito famosa por suas construções medievais, feitas predominantemente apenas por tijolos, e fica bem pertinho de Florença. Com paisagens encantadoras e uma gastronomia maravilhosa, ao visitá-la você encontra praças antigas, catedrais, fortalezas e torres da Era Medieval que têm preservadas as […]
Localizada na região italiana da Toscana, a pequena e charmosa cidade de Siena é muito famosa por suas construções medievais, feitas predominantemente apenas por tijolos, e fica bem pertinho de Florença.
Com paisagens encantadoras e uma gastronomia maravilhosa, ao visitá-la você encontra praças antigas, catedrais, fortalezas e torres da Era Medieval que têm preservadas as características arquitetônicas da época.
Confira aqui algumas curiosidades do lugar e pontos turísticos encantadores
Siena: história e beleza em um só lugar
De acordo com a mitologia romana, seus fundadores teriam sido Senio e Aschio, filhos de Remo e por isso seu emblema, espalhado em diversos pontos da cidade, tem retratado a loba que, conforme contam as histórias mitológicas, amamentou Rômulo e Remo.
A cidade tem uma história de mais de 800 anos e, até 1557, foi um território independente; posteriormente foi anexada às formações administrativas e políticas da Toscana.
Considerada como um destino romântico, por ser cercada por vinhedos e paisagens exuberantes, atrai muitos turistas que estão hospedados em Florença e tiram alguns dias para se dedicarem às suas maravilhas.
Algo bastante interessante e que chama atenção de muitos é que a cidade foi devastada pela Peste Bubônica no ano de 1348, mas hoje suas paisagens mostram a resiliência de ter se reerguido e sobrevivido.
Cheia de fatos históricos, é também a cidade natal dos papas: Alexandre III, Pio II, Pio III e Alexandre VII e também de Santa Catarina de Siena e São Bernardino.
top 5 lugares encantadores para conhecer em Siena
Catedral de Siena
Catedral Medieval da cidade, é também conhecida como Duomo de Siena ou Catedral Santa Maria Assunta.
Foi originalmente projetada e construída entre os anos de 1215 e 1263, e sua fachada, toda feita em mármore branco e preto, foi realizada em duas etapas por artistas diferentes.
A primeira, em 1284, por Giovanni Pisano e a segunda, em 1376, por Giovanni di Secco; em seu interior há obras de grandes artistas, incluindo Michelangelo.
Ao adentrá-la os visitantes encontram bustos de 172 papas e 36 imperadores, além de um piso impressionante feito em opus sctile – estilo de arte feito com pedras cortadas – que demorou 200 anos para ficar pronto.
Torre del Mangia
Com 103 metros de altura e localizada no coração da cidade, a Piazza del Campo, esta é uma das torres mais altas da cidade e uma construção medieval.
Foi edificada entre os anos de 1338 e 1348 e é a única sobrevivente dos diversos combates que ocorreram ao longo da história de Siena.
Ela pode ser vista de quase todos os lugares da cidade e é um dos principais cartões postais. Se tiver fôlego, é possível subir até seu topo e tirar excelentes fotos.
Museu Cívico
Entre as diversas atrações de Siena, o Museu Cívico se destaca por ocupar por inteiro o primeiro andar de um dos prédios mais importantes da cidade: o Palazzo Comunale, também situado na Piazza del Campo.
Lá, além de uma arquitetura cheia de detalhes impressionantes, você encontra objetos e documentos que contam a história do nascimento da República de Siena e obras de importantes artistas italianos, como Taddeo di Bartolo, Simone Martini e Amborgio Lorenzetti.
Biblioteca Piccolomini
Este é um tesouro guardado na Catedral de Siena . A biblioteca foi encomendada para homenagear o Papa Pio II e guarda livros e manuscritos de sua autoria, além de partituras de músicas que eram cantadas por corais durante a Idade Média.
Seus afrescos foram pintados por Pinturicchio, famoso artista da época e despertam nos visitantes o desejo de admirá-los por horas, tamanha é sua beleza.
Museo dell’Opera del Duomo
O principal objetivo deste museu é abrigar e conservar pinturas, esculturas e manufaturas de artistas renomados, além de guardar artigos religiosos importantes que são utilizados nas missas da Catedral de Siena.
Ao passear pelo espaço, você encontrará a obra renascentista Bambino detta Madonna dell Perdono, de Donatello e um belíssimo vitral feito por Duccio, artista mais influente de Siena em sua época e o primeiro mestre das artes da Escola de Siena.
Siena faz parte do roteiro da viagem que faremos em junho de 2023 para a Itália, e passaremos por muitas outras cidades encantadoras. Que tal ser parte do nosso grupo nessa imersão cultural, artística e inesquecível?