Conheça Montalcino, a cidade do Brunello italiano
A Toscana é uma das regiões mais belas da Itália, com cidades e vilas medievais deslumbrantes que atraem milhares de turistas ao longo de todo o ano. Além das paisagens rurais conhecidas dos filmes, o vinho toscano também é uma grande atração local. O Brunello di Montalcino está entre os vinhos mais famosos produzidos na […]
A Toscana é uma das regiões mais belas da Itália, com cidades e vilas medievais deslumbrantes que atraem milhares de turistas ao longo de todo o ano. Além das paisagens rurais conhecidas dos filmes, o vinho toscano também é uma grande atração local.
O Brunello di Montalcino está entre os vinhos mais famosos produzidos na Itália. Elaborado sempre 100% com uvas Sangiovese Grosso, tem espaço garantido nas melhores adegas. Reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2004, Montalcino reúne condições ideais para a produção de rótulos da melhor qualidade e experiências culturais autênticas.
A região situa-se no sul da Toscana, cerca de 40 quilômetros do Mediterrâneo e 100 quilômetros dos Apeninos, e aproximadamente 15% da região é ocupada por vinhedos graças ao clima tipicamente mediterrâneo e solos mais favoráveis para a viticultura. Em meados de setembro, ocorre a colheita (vendemmia) das uvas na região.
O italiano Clemente Santi foi pioneiro na produção do Brunello de Montalcino. Em 1869, um de seus vinhos da safra de 1865, um Brunello (como um dos clones da Sangiovese é chamado na área), recebeu uma medalha de prata pelo Comizio Agrario di Montepulciano. Nos anos seguintes, seu Brunello obteve outros importantes prêmios internacionais, incluindo competições em Paris e Bordeaux.
Mais tarde, Ferruccio Biondi Santi, neto de Clemente, foi um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento do estilo de vinificação na região, com longas fermentações e uso de grandes barris de carvalho para seu envelhecimento. Nascia, assim, o chamado estilo tradicionalista dos Brunellos di Montalcino, que foi aperfeiçoado por nomes como Giulio Gambelli, no século XX.
Um tesouro italiano
O Brunello é o primeiro vinho italiano a obter a Denominação de Origem Controlada e Garantida, DOCG. Para garantir a autenticidade, todas as garrafas são do tipo bordalesa e fechadas com rolha de cortiça, recebendo um selo numerado. Um bom Brunello pode ser guardado por 10 a 30 anos se mantido em condições ideais
Em setembro de 2024 vamos fazer uma viagem incrível pela Itália, e nosso roteiro conta com uma visita a uma vinícola em Montalcino. Viva essa experiência conosco!
Conheça nosso roteiro.