7 de novembro de 2022

cidades egípcias para conhecer, muito além da capital

Ao ouvir falar em cidades egípcias é muito comum que se pense automaticamente no Cairo, capital do país e para onde se vai para conhecer as famosas pirâmides. No entanto, quando paramos para pensar que o Egito tem uma história milenar que ajudou a construir, descobrir e desenvolver muito do que compõe a civilização atual, […]

   

Ao ouvir falar em cidades egípcias é muito comum que se pense automaticamente no Cairo, capital do país e para onde se vai para conhecer as famosas pirâmides.

No entanto, quando paramos para pensar que o Egito tem uma história milenar que ajudou a construir, descobrir e desenvolver muito do que compõe a civilização atual, é de se esperar que o Cairo não seja o único lugar interessante para visitar, certo?

Nós amamos mostrar para quem nos acompanha novidades e lugares que fogem um pouco do óbvio para aproveitarem em sua viagem, afinal, se é pra viajar o mundo, vamos tentar ir ao máximo de lugares possíveis, né?

Vem com a gente e veja dicas de outras cidades egípcias para conhecer.

cidade egípcia de Luxor

A cidade de Luxor fica na margem oriental do Rio Nilo, a 700 km ao sul da cidade do Cairo. Antigamente, nos tempos em que os faróis estavam no auge do poder, era conhecida como Tebas, uma das capitais que o Egito já teve.

Hoje é considerada um museu a céu aberto por seus templos, obeliscos, santuários e câmaras mortuárias que existem há milhares de anos e contam através de suas estruturas a rica história da civilização egípcia.

Interior do Templo de Luxor

É claro que você já entendeu que não dá para deixar de conhecê-la (risos)! Então vamos aos pontos dela que são imperdíveis:

Templo de Luxor

É um dos monumentos antigos mais preservados da história, formando uma grande estrutura com um santuário e esculturas em relevos que permanecem intactas mesmo existindo há tantos séculos.

Caminhos do Templo de Luxor

Templo de Karnak

É um dos templos mais incríveis de todo o Egito, com gravuras em suas colunas e paredes que deixam evidente a genialidade dos artesãos da época e nos trazem um pedaço vivo da história. 

Gravuras em coluna do Templo de Karnack

Vale dos Reis

O vale é considerado o grande cemitério dos faraós e tumbas escondidas. Na visita você tem a oportunidade de conhecer a última morada de Ramsés II, Amenhotep III e Tutankhamon, faraó que morreu aos 19 anos.

Câmara mortuária do Vale dos Reis
Hieróglifos preservados na tumba de Seti I no Vale dos Reis

cidade egípcia de Alexandria

Palácio Al-Montazah

É uma cidade portuária que é considerada a pérola do mediterrâneo e foi fundada por Alexandre, o grande. 

Já abrigou uma das 7 maravilhas do mundo antigo, o Farol de Alexandria e por suas ruas é possível perceber as marcas das civilizações antigas através de seus castelos, museus e monumentos que foram testemunhas dos encontros e desencontros de diversas épocas ao longo de sua antiga história. 

Você já ouviu falar da Biblioteca de Alexandria? 

Ela foi uma das maiores e mais cobiçadas bibliotecas da antiguidade. Foi destruída em um incêndio por, segundo a lenda, um erro do Imperador Júlio César (sim, o crush da Cleópatra). Em 2002 uma nova biblioteca foi construída, remontando a estrutura original, sendo hoje a maior do mundo.

Ao visitar a cidade, você não pode deixar de conhecer o Museu Greco-romano, o Palácio Al-Montazah e o Forte Qaitbey, construído com pedras reaproveitadas das ruínas do Farol de Alexandria.

Forte Qaitbey de Alexandria

cidade egípcia de Hurghada

Praia de Hugharda

Nem só de museus e templos antigos vive o turista, não é mesmo? 

Hurghada é um belíssimo balneário, fantástico para quem ama uma boa praia. Ela fica na costa egípcia do Mar Vermelho e se estende por aproximadamente 40km. É bastante famosa entre os mergulhadores e tem várias lojas e escolas dedicadas a essa atividade.

Para quem gosta de aproveitar o mar durante a manhã e fazer outros passeios ao longo do dia, a cidade egípcia conta com bares, casas noturnas, restaurantes, cafés tradicionais e muitos resorts. 

Recomendamos muito que visite as Ilhas Giftun e Mahmya, o Submarino Sindbad, que leva passageiros para ver a vida marinha do Mar Vermelho e as praias de Orange Beach e Zeytuna Beach. 

Vida marinha no Mar Vermelho – região de Hugharda

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Destinos espirituais para viver experiências surpreendentes

Ler mais

As maravilhas subterrâneas da caverna de Postojna, na Eslovênia

Ler mais

Sabores da Tailândia: descobertas culinárias inesquecíveis

Ler mais

7 curiosidades do Vietnã que você precisa saber antes de embarcar

Ler mais